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  1.  # 1

    Viva,

    tenho um portão exterior de 2 folhas, salvo erro em ferro.

    Cada folha tem 1 motor BFT ORO. Desde o verão, com o valor, uma das folhas ao fechar ficava lenta e quando parava de trabalhar o motor a folha ficava a meio.

    Lubrifiquei os veios com massa consistente, e as dobradiças dos portões de ferro com WD40 e curiosamente a coisa melhorou imenso.

    Mas agora tenho outro problema.

    A outra folha do portão (a que funcionava bem) é que está com dificuldade em fechar, e nem está calor.
    Lubrifiquei de novo e nada.
    O que acontece é que ao fechar, as folhas encontram-se ali a 80% do curso, chocam uma com a outra, e o portão fica semi-fechado.

    Já tentei inclusive com uma serra do ferro desbastar um pouco entre a dobradiça do portão e o pino que a une, para tentar lubrificar melhor, mas sem sucesso.

    Posso fazer mais alguma coisa por minha conta, sem riscos?

    Obrigado!
      images.jpg
  2.  # 2

    Não será necessário uma regulação/afinação nos motores?
  3.  # 3

    Tire uma foto da central de comando dos portões e coloque aqui sff. Veja se é uma alcor N
  4.  # 4

    Não será essa a razão mas, alerto que, o WD40 não é um lubrificante ideal para essas situações. Aliás nem o considero lubrificante. É bastante seco. Eu uso, para isso, vaselina liquida, por ex.
  5.  # 5

    O WD40, é um repelente de agua e ajuda a desbloquear zonas com oxidação. Apos aplicar o WD40, tem de voltar a aplicar um lubrificante!!! massa consistente, massa de litio, de silicone, o que entender, mas tem de meter um lubrificante.
    Concordam com este comentário: Belhinho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    •  
      sousal
    • 10 outubro 2018 editado

     # 6

    Se a memoria não me falha, esses motores são hidrólicos pelo que devem ter falta de óleo.
    Enquanto não repõe, pode aumentar a força nos operadores através dos parafusos que se encontram junto ao desencravador. Um é para variar a força no fecho e o outro na abertura. Não desaperte demasiado pois danifica o vedante.
      p935059-00002_bft-oro-hydraulic-swing-gate-operator-arm_key.jpg
  6.  # 7

    Obrigado desde já sinceramente toda a vossa ajuda.

    Eu apliquei WD40 às dobradiças dos portões, não aos braços dos motores.
    Nos braços dos motores apliquei massa consistente apenas, vou tentar aplicar mais um pouco.

    Por acaso já tinha visto estes parafusos, vou experimentar.
    Mas não livra de repor algum tipo de óleo é isso?

    Relativamente a foto da central, reparei agora que afinal tinha aqui uma foto do meu portão (o que pus em cima era um exemplo), não sei se dá para perceber o tipo de central:
      Capture3.PNG
  7.  # 8

    Para perceber qual a central tem de abrir a tampa e fotografar a placa. Se for uma alcor N, tem lá uns reostatos para regular o tempo de trabalho das folhas e o tempo de desfasamento entre cada folha.

    Indentificados por tw ( time working) e o do delay não me lembro quais as letras só vendo
  8.  # 9

    Experimentei lubrificar as dobradiças com massa consistente, e reparei que curiosamente o braço da folha que fecha mal estava mais seco que o outro, então lubrifiquei com massa consistenete também.

    Experimentei rodar um pouco os parafusos que regulam a abertura/fecho, e curiosamente consegui melhorar a abertura, mas o fecho piorou.

    Até aqui, ambas folhas colidiam quase no fecho, agora a folha mais "fraca" fica mais atrasada e a outra acaba por fechar primeiro (mas a que fecha mal é a que tem o batente).

    Seguem abaixo fotos da central e dos parafusos do braço, posso fazer mais alguma coisa?
      braco.jpg
      central2.jpg
      central.jpg
  9.  # 10

    Isso há-de precisar de afinação.. Já começou agora é ir afinando até ficar certo lol
  10.  # 11

    Os parafusos do braço não regulam fecho nem abertura, são válvulas para deixar passar mais ou menos óleo ficando o motor com mais força ou menos ( género se apanhar um obstáculo a frente do portão e tiver muita força ele empurra e não para.

    Ora bem a central tirou uma foto com má qualidade, mas no canto superior direito vê 3 reostatos e cada um deles tem uma função, tem de me dizer as letras que lá estão porque não as sei de cor. Mas um quase de certeza é o TW, que é o tempo de trabalho ( quanto maior mais os motores vão trabalhar até atingir o batente) outro deles é o tempo de desfasamento das folhas, e o terceiro não me lembro só vendo uma foto com qualidade dessa zona da placa. Se reparar o centro deles faz um género de setinha, com uma chave de fendas pequenina, rode os mesmos e vá testando o curso dos portões
  11.  # 12

    experimente os condensadores
  12.  # 13

    Aproveito para atualizar o topico, entretanto chamei uma pessoa mais entendida na matéria, pois os portões começaram a abrir e fechar sozinhos...

    Esta situação foi resolvida com afinação do curso dos motores ao nível da central, e a folha com o batente nem estava a ser a 1ª a fechar, fechavam as duas em simultÂneo o que fazia com que fosse difícil fechar como deve ser.
  13.  # 14

    ola obrigado por me aceitarem no grupo. eu tenho um portao com dois braços iguais a estes do comentario e gostaria de saber se for possivel como faço para mudar o oleo dos braços e que tipo de olçeo é agradeço ajuda obrigado

    josemachado
 
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