Iniciar sessão ou registar-se
    • Tp
    • 17 outubro 2018

     # 141

    Colocado por: JotaP

    Se não me falha a memória, famões tem dois bairros sociais, sendo um deles uma dúzia de mini vivendas e os problemas destes bairros, devem ser, no máximo a fuga ao fisco da venda de roupa... Por acaso não sei com base em quê mas o bairro de prédios sociais de Famões, foi alvo de uma limpeza daqueles que não cumpriam regras básicas e com isso cresceu disciplinado.

    Os bairros sociais da Pontinha, são já na sua maioria casas adquiridas pelas pessoas que as receberam e alguns até já venderam. População portuguesa, essencialmente e envelhecida (talvez Urmeira ainda seja um resticio do que foi, mas só fere à vista, não incomoda nada nem ninguém).


    Bom dia,

    certo, famões tem apenas o Bairro da Quinta das Pretas, que actualemente está super calmo (não deixando de ser um barril de pólvora) e o Bairro Social do Trigache, que são essas moradias pequenas, são 26, mas efectivamente não são problema, incomodativo em dias de festas quanto muito. Apenas o indiquei porque fiquei com a ideia que se apontava a Odivelas enquanto centro e à Amadora enquanto um todo. Nunca existiu na Amadora uma onda de residências assaltadas como a que houve em Famões, salvo erro em 2014/2015.
    Quanto à Urmeira e seus vizinhos B.º Menino de Deus, Dr. Mário Madeira e Serra da Luz, trabalhei lá durante 10 anos, até Junho de 2017, aí já não concordo que seja uma zona tão simpática. Mas apenas a minha opinião. Gosto de ambos os concelhos, nasci no de Odivelas, comprei apartamento no da Amadora, e vou iniciar construção no de Odivelas, isto com distâncias entre residências de no máximo 500 metros. Apenas quis trazer à "discussão" que a Amadora a nível de serviços está bem melhor. Mas se tivesse dinheiro para tal sem dúvida que a minha vivenda seria no Bairro de São Sebastião ou no Trigache.

    Cumprimentos.
  1.  # 142

    Eu nasci em Famões, ali vivi e estudei (em Odivelas), vivo na Amadora e também construirei ou viverei em moradia em Famões.

    Há ondas de assaltos a residências todos os verões. Deslocalizam-se ou não, conforme diversos factores. Na Amadora também, desengane-se.

    No caso do Trigache, a casa dos meus pais também já foi vitima e penso que tenham sido mesmo miudos do Bairro Social do Trigache...mas também o fizeram fora de Odivelas... Não é por aí.
    Concordam com este comentário: Tp
  2.  # 143

    Obrigado a todos pelas respostas. Resolvi não avançar naquela zona. Agora em vista ali na zona de Varge Mondar - Sintra. Mas ainda não percebi muito bem, segundo o que encontrei na net, é uma zona de AUGIs, não sei se já está devidamente legalizada.
  3.  # 144

    Fez muito bem, pelos valores que tinha disponivel para o buraco da Falagueira encontra sitios mais interessantes no Concelho de Sintra, onde se insere Varge Mondar, que desconheço e que não tenho qualquer opinião formada.
  4.  # 145

    Varge Mondar fica perto de Cabra Figa, Tabaqueira..
    É uma zona com campo, bastantes moradias e tal.. Creio que até seja calmo
    Mas a nível de transportes e de acessos, não vai ter a vida facilitada.
    • AMVP
    • 28 outubro 2018

     # 146

    Colocado por: Tp

    Boa tarde, sinceramente não acho que a criminalidade seja diferente. Em todos os sentidos, nos últimos anos até acredito que por exemplo homicídios tenham sido mais no concelho de Odivelas.
    Não podemos é olhar para a Amadora enquanto um todo, e definir Odivelas enquanto centro. Isto por causa do número de bairros sociais, só pontinha e famões têm bastantes e são concelho de Odivelas.
    As próprias colinas do cruzeiro têm como vizinha a arroja. Certo será que todos ouviram falar na vaga de carros incendiados nas colinas no ano passado, que foram ben mais de 10O.
    bairros clandestinos não sendo sociais, sabemos os problemas que têm. É também existem muitos em Odivelas, Serra da Luz, santo eloy, barruncho.
    Ambos os concelhos têm pós e contras. Sendo que vi Odivelas a virar cidade à pressa porque os autarcas assim o quiseram. E simplesmente os serviços não funcionam. Um dos requisitos era por exemplo ter canil, que esteve encerrado após construção durante anos. Gabinete veterinário é uma ilusão, águas e saneamentos continuam a ser assegurados pela CM de loures a quem Odivelas paga uma fortuna para ficar refém da disponibilidade. A minha mãe mora a 300 metros de mim e já pertence a Odivelas. Para infelicidade dela. No meu bairro tudo o que é jardim é limpo e relva cortada pelo menos uma vez por mês. Aquela máquina que lava as estradas pelo menos também uma vez por mês, Odivelas nem as tem!
    Actualmente Odivelas quer única e exclusivamente saber das colinas do cruzeiro. Que curiosamente é exemplo nas universidades de um péssimo planeamento urbanístico. Mas como o disse, ambos têm pós e contras. Mas olhe que quanto à criminalidade acho que está enganado.



    Boa noite.

    Famões tem muito bairros sociais? Essa e uma novidade. Eu só sabia da existência de um, pelos vistos há um outro Tem noção da dimensão de Famões e da dimensão dos bairros que se fala (conheço o dos prédios e o índice de construção é baixo). O que Famões tem é muitos bairros de génese ilegal. Nasci e cresci num deles, por acaso relativamente próximo do bairro social de prédios e digo-lhe atualmente esta zona é um sossego.
    Quanto a arroja, dou-lhe razão, tem uma concentração elevada de pessoas que não se querem integrar. Mesmo viver no jardim do Sol é mais ou menos uma lotaria, depende do prédio e está de facto mais difícil. Nesta zona, julgo que os problemas de criminalidade não são graves o problema e viver em alguns prédios.
    As colinas acabam por sofrer um pouco com a vizinhança mas, penso que também muito pelas vias de acesso que a urbanização tem.
    De qualquer modo, comparando com a Amadora e mesmo Lisboa as coisas ainda são relativamente calmas, embora não sejam todas as zonas nem ruas.
    Quanto à câmara apenas querem saber das colinas, até tendo a concordar mas não se esqueça que existem juntas de freguesia que por vezes não deixam as Câmaras fazerem tudo o que pretendem.
    Concluindo, eu diria que um bom barómetro são as escolas, mas cada um sabe de si.
  5.  # 147

    Colocado por: AMVP

    Concluindo, eu diria que um bom barómetro são as escolas, mas cada um sabe de si.


    Neste link no mapa interativo é possivel ver nos concelhos da grande Lisboa, e não só, os resultados dos exames nacionais de 2017, só alguém mt ingenuo é que ia achar que seria diferente,

    https://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-02-03-Mapa-interativo-o-retrato-das-medias-nos-exames-em-cada-concelho-do-pais#gs.dzbPFCY
  6.  # 148

    Colocado por: De SousaVarge Mondar fica perto de Cabra Figa, Tabaqueira..
    É uma zona com campo, bastantes moradias e tal.. Creio que até seja calmo
    Mas a nível de transportes e de acessos, não vai ter a vida facilitada.

    É uma realidade. Autocarro até à linha de Sintra à partida. Mas parece ser uma zona sossegada. Ando a ver lá terrenos, não discarto a opção de comprar um terrenozito e construir uma coisa pequena.
    • AMVP
    • 28 outubro 2018

     # 149

    Colocado por: Diogo999

    Neste link no mapa interativo é possivel ver nos concelhos da grande Lisboa, e não só, os resultados dos exames nacionais de 2017, só alguém mt ingenuo é que ia achar que seria diferente,

    https://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-02-03-Mapa-interativo-o-retrato-das-medias-nos-exames-em-cada-concelho-do-pais#gs.dzbPFCY



    Para além dos resultados, é igualmente importante, ou mais, ir a porta e ver a frequência.
  7.  # 150

    Colocado por: AMVP


    Para além dos resultados, é igualmente importante, ou mais, ir a porta e ver a frequência.

    ???
    • Tp
    • 29 outubro 2018

     # 151

    Colocado por: AMVP


    Boa noite.

    Famões tem muito bairros sociais? Essa e uma novidade. Eu só sabia da existência de um, pelos vistos há um outro Tem noção da dimensão de Famões e da dimensão dos bairros que se fala (conheço o dos prédios e o índice de construção é baixo). O que Famões tem é muitos bairros de génese ilegal. Nasci e cresci num deles, por acaso relativamente próximo do bairro social de prédios e digo-lhe atualmente esta zona é um sossego.
    Quanto a arroja, dou-lhe razão, tem uma concentração elevada de pessoas que não se querem integrar. Mesmo viver no jardim do Sol é mais ou menos uma lotaria, depende do prédio e está de facto mais difícil. Nesta zona, julgo que os problemas de criminalidade não são graves o problema e viver em alguns prédios.
    As colinas acabam por sofrer um pouco com a vizinhança mas, penso que também muito pelas vias de acesso que a urbanização tem.
    De qualquer modo, comparando com a Amadora e mesmo Lisboa as coisas ainda são relativamente calmas, embora não sejam todas as zonas nem ruas.
    Quanto à câmara apenas querem saber das colinas, até tendo a concordar mas não se esqueça que existem juntas de freguesia que por vezes não deixam as Câmaras fazerem tudo o que pretendem.
    Concluindo, eu diria que um bom barómetro são as escolas, mas cada um sabe de si.


    Bom dia,

    falei de Famões e Pontinha enquanto freguesia, Famões como disse tem 2 bairros sociais, mais meia dúzia de blocos isolados e não problemáticos.
    Quanto a escolas não opino, a minha filhota ainda não tem idade para frequentar. Mas falando em concelhos e escolas, a António Gedião nas Colinas, no mínimo problemática. Mas aí já entrava na esfera de falar mal do director do agrupamento escolar e das coisas com o qual o mesmo é conivente, e não vale a pena.
    Relembro que só comebtei o tópico porque se estava a avaliar Amadora no todo e Odivelas enquanto centro. Como disse, se tivesse dinheiro para tal, não hesitava em vivier no Casal de São Sebastião.
  8.  # 152

    Colocado por: Tp

    Bom dia,

    falei de Famões e Pontinha enquanto freguesia, Famões como disse tem 2 bairros sociais, mais meia dúzia de blocos isolados e não problemáticos.
    Quanto a escolas não opino, a minha filhota ainda não tem idade para frequentar. Mas falando em concelhos e escolas, a António Gedião nas Colinas, no mínimo problemática. Mas aí já entrava na esfera de falar mal do director do agrupamento escolar e das coisas com o qual o mesmo é conivente, e não vale a pena.
    Relembro que só comebtei o tópico porque se estava a avaliar Amadora no todo e Odivelas enquanto centro. Como disse, se tivesse dinheiro para tal, não hesitava em vivier no Casal de São Sebastião.


    E no Trigache, que é 300 metros ao lado, dá menos 15mil € por um terreno idêntico :D
  9.  # 153

    Os terrenos no Trigache já não são assim tão baratos... Pessoalmente Famões não seduz devido aos acessos, aquilo está mal ordenado...
  10.  # 154

    Volto a repetir - 300 metros ao lado os terrenos custam menos. Não disse que são baratos.

    Essa dos acessos está curiosa. Que a ideia se mantenha assim, errada, mas assim :D
    Concordam com este comentário: Tp
    • Lupan
    • 30 outubro 2018 editado

     # 155

    Conheço Famões já há uns anos largos... O que não me agrada é o sobe desce e esquerda direita, mal comparado é tipo casal de cambra. Aliás basta ver no maps para concluir o que digo...
    Até foi por esse motivo que nem vi lá nenhum terreno, mas isto são considerações de quem mora no concelho há 31 anos...
  11.  # 156

    Eu sou de famões há 37 anos. Estou (espero) temporariamente na Amadora.

    Sim, sobe ou desce e faz esquerda e direita...para fazer 500 a 1000 metros para aceder a CREL, CRIL, A8, IC 16, a um Continente, Lidl, Pingo Doce.

    Para mim está perfeito e agora com o boom o Trigache está a ficar ainda mais composto. Só gostava que por ali se conseguisse fazer algo impossível no mundo de hoje - formar uma comunidade e garantir que a zona permanece segura.
  12.  # 157

    Colocado por: JotaPEu sou de famões há 37 anos. Estou (espero) temporariamente na Amadora.

    Sim, sobe ou desce e faz esquerda e direita...para fazer 500 a 1000 metros para aceder a CREL, CRIL, A8, IC 16, a um Continente, Lidl, Pingo Doce.

    Para mim está perfeito e agora com o boom o Trigache está a ficar ainda mais composto. Só gostava que por ali se conseguisse fazer algo impossível no mundo de hoje - formar uma comunidade e garantir que a zona permanece segura.

    Esse sobe desce esquerda e direita representa ai pelo - uns 5 minutos sendo generoso até 1 desses acessos... Mas ok não é mau... Eu tenho 1 lote ao lado do trigache norte... E num minuto tenho 3 saídas para o IC22. Mas isso são mariquices dado a que nesta altura resido a 1 minuto do ic22 e não queria perder 10 de manhã a sair para o trabalho, às vezes faz diferença...
  13.  # 158

    :D Estamos conversados :D :D
 
0.0331 seg. NEW