Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá boa tarde, precisava de saber a como anda o preço por m2 do capoto. mão de obra e colocação. Alguem sabe?
      capoto.jpg
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 2

.. pelo que tenho lido por aqui... dos 25 aos 50€/ m2
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, Dos Santos
    • 123
    • 19 Agosto 2009

# 3

Coloco o de 40mm 30€ 50m 35€ m2 produtos viero ou weber
    • NMGV
    • 20 Agosto 2009

# 4

Bons preços , montagem de acessos , aplicação qualificada e fornecimento de produtos da VIERO não consigo orçamentar em menos de 45€ /m2 (isto na área de Lisboa e não inclui deslocações).

Por existirem estes preços é que o sistema está vulgarizado , digam-me como é que é possível fazer o trabalho , pagar todos os encargos inerentes aos colaboradores da empresa , tais como segurança social, subsídios Natal e Férias , seguros de acidentes de trabalhos e responsabilidade civil pagar os produtos a tempo e horas montar andaimes certificados ( não daqueles a cair de podres como se vê todos os dias por ai) pagar IVA , IRC e etc. a trabalhar com preços de 30 € e 40 € o m2 é por isso que andam a levar barretes e banhadas e quando as coisas dão para o torto os senhores dos 30 € e 40 € nem arcaboiço têm para assumir uma garantia ou uma eventual reparação.

Meus senhores o barato sai caro e é injusto (impossível combater com PÁRA-QUEDISTAS) quando se cumprem todos os requisitos necessários e obrigatórios.
  4.  # 5

quem faz capoto com qualidade independente do preço?
  5.  # 6

Boas. A todos aqueles que fazem parte deste forum.
    Eu estou atento a varios dias a tudo que diz respeito ao sistema EPS tipo (capoto em italiano) em português capote, o verdadeiro nome do sistema julgo eu que é isolamento termico ecústico para falarmos em português!
    Eu venho aqui para esclarecer algumas dúvidas, não quero com isto dizer que sou mais inteligente que algum arquitectos ou engenheiros ou mesmo vendedores do sistema EPS.
    Não é isso que me tras aqui, mas sim por uma unica razão. O sistema EPS é um sistema com isolamento termico acústico de boa isolacao termica, tanto no inverno como no verão.
    Eu antes de mais queria começar por dizer que cada qual é como cada um, ha quem diga que os materiais de "Viero" são os melhores outros dizem que é a "Weeber".
    Eu ja trabalhei com estes materiais incluso com mapei, grupo puma, knauf maxit e muitos mais...
    Todos eles são de boa qualidade partindo do principio da aplicação!
    Eu comecei a aplicar este sistema de isolamento em 1978, já la vão alguns anitos, foi na Alemanha e ate hoje nunca tive nenhum problema com este sistema de isolamento... quero eu com isto dizer que nunca houve reclamações a nivel de trabalhos que realizei porquê sempre cumpri com os requisitos que mandem as leis dos sistemas de materiais de este tipo.
    Eu não estou aqui a querer dizer que em Portugal não haja aplicadores que não saibam aplicar este tipo de sistema de isolamento termico, acredito que sim que deve haver, mas que na maioria não...porquê há por aí que dizem que sabem mas não o sabem.
    Quando eu me reparo nos preços que aqui praticam como por exemplo: 25€ por metro quadrado... isto é impossivel deixar um trabalho perfeito como manda a lei do sistema EPS.
    Eu já vi obras aonde estavam aplicar as placas com cola de azulejos e tambem já vi a dar a ultima de mão sem a malha de fibra de vidro, o por exemplo, a terminação sem o fundo de primario...enfim.
    Um bom sistema de isolamento termico para ser eficaz não se pode aplicar por 25€, tem que se falhar nos materiais.
    Eu estou a aplicar sistema cá em Portugal desde há 7 anos, e nunca pratiquei este preço porquê sei que tenho o dever a cumprir, um sistema desses para ser bem executado não se pode fazer por este preço...é impossivel... se formos ver, tudo que é necessario para um sistema de este tipo por exemplo: prefil de arranque, placa de 6cm, aplicação de cola em volta de toda a placa de dois a três pontos do meio da mesma para melhor aderéncia as buchas.
    Cantoneiras de esquinas, pingadeira para peitorís e padieíras, rede fibra de vidro, buchas de 5 a 6 por metro quadrado, duas de mão de barramento, fundo primário, acabamento acílico, rodapé de painel rígido polisteriano estruido, perfil para os laterais das janelas.
    Para isto já não chega os 25€ de material!
    Das duas uma, ou tenho que fugir aos materiais, ou tenho que fugir com o dinheiro e não pagar ao fornecedor.
    Em relação os passaros que devoram o sistema do EPS tambem queria deixar aqui uma nota.
    É verdade que os Picapaus devoram as fachadas de esferovite, eu próprio vi uma fachada na Alemanha toda destruida pelos picapaus em Schwarzwald (Bosque Negro), e tinha placa de 30cm, e tinha malha com duas de mão de barramento e 2cm de monocapa raspada, e fizeram buracos que chegou ao tijolos!
    Mas isto é caso raro... não penso que em Portugal aconteça o mesmo e que os Picapaus destroíam as fachadas de EPS.
    Para terminar queria dizer que o sistema EPS que não será mais caro que um reboco tradicional, se formos a fazer as contas bem feitas com uma parede dupla e refumeite na caixa de ar, que para mim isto é mais para Inglês ver, porquê não isola nada... ou quase nada.
    Mais reboco e pintura para que preço irá...
    Façam as contas e depois digam, e não tem isolação termica que tem o sistema EPS.

Ultima nota:
    Um sistema EPS para ser eficaz, as placas não devem de ser aplicadas com 6 a 4 pontos de cola por placa como muitos fazem, mas sim 1 fio de cola em toda a volta da própria placa, e três pontos no meio e nunca encher as juntas das placas com cola como muitos fazem por aí, porquê assim la teremos as pontes termicas e com o tempo irá infiltrar-se a humidade por aí... e depois dizem que o sistema é fraco... para ser um bom sistema e eficaz há que cumprir com estes requesitos, senão é deitar dinheiro a rua. E nunca baixar as placas ate ao chão, sempre aí os 40 a 50cm de rodapé com placa de painel rígido poliesterano estruido, quem tem mais resistencia.

Sem mais detalhes... um abraço e uma boa noite.
    E que tenham um bom final de ano!
    Concordam com este comentário: C.CASTRO, ricat, leandro_m, nini
  6.  # 7

Colocado por: Dias BorgesBoas. A todos aqueles que fazem parte deste forum.
    Eu estou atento a varios dias a tudo que diz respeito ao sistema EPS tipo (capoto em italiano) em português capote, o verdadeiro nome do sistema julgo eu que é isolamento termico ecústico para falarmos em português!
    Eu venho aqui para esclarecer algumas dúvidas, não quero com isto dizer que sou mais inteligente que algum arquitectos ou engenheiros ou mesmo vendedores do sistema EPS.
    Não é isso que me tras aqui, mas sim por uma unica razão. O sistema EPS é um sistema com isolamento termico acústico de boa isolação termica, tanto no inverno como no verão.
    Eu antes de mais queria começar por dizer que cada qual é como cada um, ha quem diga que os materiais de "Viero" são os melhores outros dizem que é a "Weeber".
    Eu ja trabalhei com estes materiais incluso com mapei, grupo puma, knauf maxit e muitos mais...
    Todos eles são de boa qualidade partindo do principio da aplicação!
    Eu comecei a aplicar este sistema de isolamento em 1978, já la vão alguns anitos, foi na Alemanha e ate hoje nunca tive nenhum problema com este sistema de isolamento... quero eu com isto dizer que nunca houve reclamações a nivel de trabalhos que realizei porquê sempre cumpri com os requisitos que mandem as leis dos sistemas de materiais de este tipo.
    Eu não estou aqui a querer dizer que em Portugal não haja aplicadores que não saibam aplicar este tipo de sistema de isolamento termico, acredito que sim que deve haver, mas que na maioria não...porquê há por aí que dizem que sabem mas não o sabem.
    Quando eu me reparo nos preços que aqui praticam como por exemplo: 25€ por metro quadrado... isto é impossivel deixar um trabalho perfeito como manda a lei do sistema EPS.
    Eu já vi obras aonde estavam aplicar as placas com cola de azulejos e tambem já vi a dar a ultima de mão sem a malha de fibra de vidro, o por exemplo, a terminação sem o fundo de primario...enfim.
    Um bom sistema de isolamento termico para ser eficaz não se pode aplicar por 25€, tem que se falhar nos materiais.
    Eu estou a aplicar sistema cá em Portugal desde há 7 anos, e nunca pratiquei este preço porquê sei que tenho o dever a cumprir, um sistema desses para ser bem executado não se pode fazer por este preço...é impossivel... se formos ver, tudo que é necessario para um sistema de este tipo por exemplo: prefil de arranque, placa de 6cm, aplicação de cola em volta de toda a placa de dois a três pontos do meio da mesma para melhor aderéncia as buchas.
    Cantoneiras de esquinas, pingadeira para peitorís e padieíras, rede fibra de vidro, buchas de 5 a 6 por metro quadrado, duas de mão de barramento, fundo primário, acabamento acílico, rodapé de painel rígido polisteriano estruido, perfil para os laterais das janelas.
    Das duas uma, ou tenho que fugir aos materiais, ou tenho que fugir com o dinheiro e não pagar ao fornecedor.
    Em relação os passaros que devoram o sistema do EPS tambem queria deixar aqui uma nota.
    É verdade que os Picapaus devoram as fachadas de esferovite, eu próprio vi uma fachada na Alemanha toda destruida pelos picapaus em Schwarzwald (Bosque Negro), e tinha placa de 30cm, e tinha malha com duas de mão de barramento e 2cm de monocapa raspada, e fizeram buracos que chegou ao tijolos!
    Mas isto é caso raro... não penso que em Portugal aconteça o mesmo e que os Picapaus destroíam as fachadas de EPS.
    Para terminar queria dizer que o sistema EPS que não será mais caro que um reboco tradicional, se formos a fazer as contas bem feitas com uma parede dupla e refumeite na caixa de ar, que para mim isto é mais para Inglês ver, porquê não isola nada... ou quase nada.
    Façam as contas e depois digam, e não tem isolação termica que tem o sistema EPS.

Ultima nota:
    Um sistema EPS para ser eficaz, as placas não devem de ser aplicadas com 6 a 4 pontos de cola por placa como muitos fazem, mas sim 1 fio de cola em toda a volta da própria placa, e três pontos no meio e nunca encher as juntas das placas com cola como muitos fazem por aí, porquê assim la teremos as pontes termicas e com o tempo irá infiltrar-se a humidade por aí... e depois dizem que o sistema é fraco... para ser um bom sistema e eficaz há que cumprir com estes requesitos, senão é deitar dinheiro a rua. E nunca baixar as placas ate ao chão, sempre aí os 40 a 50cm de rodapé com placa de painel rígido poliesterano estruido, quem tem mais resistencia.

Sem mais detalhes... um abraço e uma boa noite.
    E que tenham um bom final de ano!

Estas pessoas agradeceram este comentário:duartemgomes5

Estas pessoas agradeceram este comentário: vmetric
  7.  # 8

Boa tarde,
    Alguém, com conhecimento na matéria, me pode dizer se é possível aplicar este sistema térmico, numa casa já construída. Coloco a questão, pois preciso de resolver o problema de falta de isolamento térmico que tenho na minha habitação. A casa é fria e húmida no Inverno e quente no piso de cima, no Verão.
    Será que tenho outra hipótese para além deste sistema?
    Cumprimentos
  8.  # 9

Colocado por: Dias BorgesEu estou atento a varios dias a tudo que diz respeito ao sistema EPS tipo (capoto em italiano) em português capote, o verdadeiro nome do sistema julgo eu que é isolamento termico ecústico para falarmos em português!

Sistema EPS não me parece uma designação correcta.
    Está a falar de ETICS (External Thermal Insulation Composite System), vulgarmente conhecido por Cappotto (em italiano, e marca registada da Viero), mas que creio que em bom portugues se deve chamar de Sistema de Isolamento Térmico pelo Exterior
  9.  # 10

Colocado por: Dias BorgesPara terminar queria dizer que o sistema EPS que não será mais caro que um reboco tradicional, se formos a fazer as contas bem feitas com uma parede dupla e refumeite na caixa de ar, que para mim isto é mais para Inglês ver, porquê não isola nada... ou quase nada.

Quer me explicar porque o XPS (o seu "refumeite"...) numa parede dupla não isola nada?? Que eu saiba o XPS até isola ligeiramente melhor que o EPS normalmente usado no ETICS... Quer partilhar com o fórum esta sua brilhante conclusão??
  10.  # 11

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Colocado por: Dias BorgesPara terminar queria dizer que o sistema EPS que não será mais caro que um reboco tradicional, se formos a fazer as contas bem feitas com uma parede dupla e refumeite na caixa de ar, que para mim isto é mais para Inglês ver, porquê não isola nada... ou quase nada.

Quer me explicar porque o XPS (o seu "refumeite"...) numa parede dupla não isola nada?? Que eu saiba o XPS até isola ligeiramente melhor que o EPS normalmente usado no ETICS... Quer partilhar com o fórum esta sua brilhante conclusão??

Eu sei perfeitamente que o XPS isola tão bem ou melhor que o EPS, só me queri referir da maneira de muitas das vezes é aplicado na caixa na caixa de ar (parede dupla), e tambem sei o nome do sistema EPS não é o nome aprópriado para o mesmo mas como cá em Portugal lhe dão tanto nome ao ETICS por vezes há certas pessoas que não sabem ao que estamos a referir, como por exemplo tambem lhe podiam chamar WDVS - Wärmerdämmungs verbundsystem.
    • eu
    • 16 Fevereiro 2010

# 12

Colocado por: Dias Borgestudo que é necessario para um sistema de este tipo por exemplo: prefil de arranque, placa de 6cm, aplicação de cola em volta de toda a placa de dois a três pontos do meio da mesma para melhor aderéncia as buchas.

Isto não é verdade!

Na minha vivenda, vou aplicar 250 m2 de ETICS, com todos esses componentes, EPS de 80 mm, tudo da Weber e o preço por m2 dos materiais é de cerca de 14 euros, já com IVA! Acho ridículo que tentem justificar os preços elevados com os custos dos materiais, porque é falso!

Claro que existem outras justificações para o preço: a mão de obra qualificada, a qualidade da aplicação, a montagem/desmontagem de andaimes, os impostos, os encargos com segurança social, os seguros e o lucro, pois ninguém deve trabalhar para aquecer. Isto, sim, são justificações. Agora, não me venham com o custo dos materiais...
  11.  # 13

Bom dia,

Na minha vivenda, vou aplicar 250 m2 de ETICS, com todos esses componentes, EPS de 80 mm, tudo da Weber e o preço por m2 dos materiais é de cerca de 14 euros, já com IVA!
    O preço indicado já inclui o EPS de 80mm?

Cumprimentos
    Concordam com este comentário: C.CASTRO
    • eu
    • 17 Fevereiro 2010

# 14

Colocado por: Piso RadianteO preço indicado já inclui o EPS de 80mm?

Sim, o preço inclui todos os componentes, incluindo perfis, buchas, cantoneiras, EPS, cola, acabamento, primário, etc..!

Mas volto a referir, apesar do custo dos materiais ser de 14 euros por m2, não me escandaliza que o preço final seja 35 ou 40 euros por m2, pois percebo perfeitamente que o custo de uma boa aplicação seja entre 20 a 25 euros por m2.

Mas não gosto que me atirem areia para os olhos: o preço dos materiais é baixo. E aposto que os instaladores ainda conseguem preços inferiores...
  12.  # 15

Boa tarde,

Tendo em linha de conta que 8cm de EPS custarão, digamos, 3,50 Euros + IVA, o restante material terá custo de 10,50 Euros + IVA.
    É de facto um preço muito interessante mas penso que estarão a propor como argamassa de colagem/barramento o Weber Pro ( não certificado para sistemas Etics). Se utilizassem a Weber Flex (certificado e em conformidade para sistemas Etics) os preços subirião um pouco.
    Repare ainda que qualquer marca para lhe dar garantia deveria cumprir o que têm atestado no certificado de conformidade para sistemas etics (ETA), desde a rede fibra de vidro, ás buchas, etc...acha que tal é cumprido? Claro que não e o mais grave na minha opinião é que o cliente nem sabe...deveria ser dada informação que lhe desse oportunidade de escolha.

É evidente que para o Senhor esta questão será menos importante já que o aplicador (digo eu!) lhe terá dito que teria garantia...
    Não poderemos falar em preços quando comparamos abordagens diferentes e produtos com certificações diferentes. Um produto foi desenvolvido para o fim que se destina, sistemas Etics, e outro produto "também dá e já o utilizamos há imensos anos...."
    É como alguns clientes dizem "o mercado não está sensível a esses argumentos" mas sim ao preço mas no final nunca poderemos comparar.
    Será um pouco como comparar um carro que tenha obtido 3 estrelas nos testes de segurança e outro 5 estrelas. Um será mais barato do que outro...e ambos terão os seus clientes...agora nunca terão as mesmas características.

Na minha, modesta opinião, optamos por propor sistemas e produtos totalmente em conformidade com a certificação do fabricante, no final, e perante eventuais problemas ( todos estamos sujeitos a imprevistos) não existem desculpas. Foi cumprido o que está estabelecido e a responsabilidade facilmente é apurada.

Deixo-lhe apenas um pequeno texto de um cliente que nos consultou...omiti a marca a que o cliente se refere:
    "Presado amigo

Verifico que é um fã do revestimento Etics (exemplo: Capoto).

Como tinha a minha casa com mais rachadelas que o número de neurónios que o animal que me construiu a casa, optei vai para 3 anos em colocar esta solução (foi feito por outro "artista" que utilizou material XXXXXX).

Passados três anos, e sendo uma casa numa aldeia sujeita a bastantes ventos e poeiras, tenho grande parte das paredes sujas e com um aspecto esverdeado.

Vinha-lhe pedir sugestões de como melhorar o aspecto da "coisa". Apenas lavar/pintar?
    Devido a enorme rugosidade acumula muito lixo. Não haverá hipótese de aplicar de novo algum "produto" exterior de forma a "alisar" a superficie?

Agradeço-lhe imenso todas as sugestões que me possa dar, pois começo a não saber o que fazer para dar um melhor aspecto à casa.

Os meus cumprimentos"

De qualquer forma desejo-lhe boa sorte na sua obra.

Cumprimentos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ricardo.mrd
  13. Ícone informação Anunciar aqui?

• gugas
    • 18 Fevereiro 2010

# 16

Colocado por: eu
    Colocado por: Piso RadianteO preço indicado já inclui o EPS de 80mm?

Sim, o preço inclui todos os componentes, incluindo perfis, buchas, cantoneiras, EPS, cola, acabamento, primário, etc..!

Mas volto a referir, apesar do custo dos materiais ser de 14 euros por m2, não me escandaliza que o preço final seja 35 ou 40 euros por m2, pois percebo perfeitamente que o custo de umaboaaplicação seja entre 20 a 25 euros por m2.

Mas não gosto que me atirem areia para os olhos: o preço dos materiais é baixo. E aposto que os instaladores ainda conseguem preços inferiores...

Bom dia,

e já arranjou aplicador para esta operação?
    • eu
    • 18 Fevereiro 2010 editado

# 17

Colocado por: Piso Radiantepenso que estarão a propor como argamassa de colagem/barramento o Weber Pro ( não certificado para sistemas Etics). Se utilizassem a Weber Flex (certificado e em conformidade para sistemas Etics) os preços subirião um pouco.

Sim, aqueles preços incluem o Weber Therm Pro. Mas repare que não se trata de uma invenção do aplicador, a própria Weber recomenda este produto para ETICS, como pode ser visto aqui: http://www.weber.com.pt/revestimento-e-renovacao-de-fachadas/o-guia-weber/produtos/isolamento-termico-pelo-exterior-etics/webertherm-pro.html

Não poderemos falar em preços quando comparamos abordagens diferentes e produtos com certificações diferentes. Um produto foi desenvolvido para o fim que se destina, sistemas Etics, e outro produto "também dá e já o utilizamos há imensos anos...."

Claro que sim, mas se é o próprio fabricante a recomendar o produto para aquela utilização...

Ou tu defendes que a Weber, ao recomendar aquele produto para aquela utilização, está a enganar os clientes ?
  14.  # 18

Boa Tarde.
    Após esta leitura fiquei confuso...
    Estou a construir uma vivenda e estou em fase de decidir se opto pelo reboco normal ou pelo capoto.
    Alguem me consegue dizer onde posso "arranjar" orçamentos para o capoto?

Obrigado
  15.  # 19

Boa tarde,

Sr. Eu
    Sim, aqueles preços incluem o Weber Therm Pro. Mas repare que não se trata de uma invenção do aplicador, a própria Weber recomenda este produto para ETICS, como pode ser visto aqui: http://www.weber.com.pt/revestimento-e-renovacao-de-fachadas/o-guia-weber/produtos/isolamento-termico-pelo-exterior-etics/webertherm-pro.html

Nunca disse que era invenção do aplicador. Apenas disse que não era um produto homologado para sistemas Etics.
    Ou tu defendes que a Weber, ao recomendar aquele produto para aquela utilização, está a enganar os clientes ?

Não de maneira nenhuma mas muito provavelmente o Senhor nem sabia desse facto. Defendo apenas que o cliente deve ser informado de todos os detalhes de forma que possa avaliar as propostas na mesma igualdade ou de outra forma acaba a decisão por se basear no preço apenas. Se reparar com atenção verá na descrição dos produtos Weber a referência ao certificado ETA na Weber Flex e não encontra qualquer referência na Weber Pro. Com certeza são produtos diferentes, com preços diferentes, etc, etc.
    A Weber não só aconselha esse produto como (tenho ouvido) lhe dá uma garantia de 10 anos para os trabalhos que incluam esse componente...componente esse que não está em conformidade com os testes que a Weber realizou e certificou para sistemas Etics.

Cumprimentos
    • eu
    • 18 Fevereiro 2010

# 20

Colocado por: Piso RadianteNão de maneira nenhuma mas muito provavelmente o Senhor nem sabia desse facto.

Tem razão, não sabia. Sempre pensei que fosse certificado, pois a marca sugere o produto para aquela utilização.

Defendo apenas que o cliente deve ser informado de todos os detalhes de forma que possa avaliar as propostas na mesma igualdade ou de outra forma acaba a decisão por se basear no preço apenas.

Tem toda a razão, concordo consigo.

Até porque muitas das aplicações de 50 euros por m2, apesar de serem caras, também não usam produtos certificados. Eu também sou favorável à transparência!
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">