Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Meus senhores, vou mostrar um projecto de arquitectura para uma moradia térrea e deixo-a à vossa apreciação e crítica.
    Gostava de saber a Vossa opinião sobre tudo pois isto é a casa da "vida" e não deixem de dizer mesmo nada por favor. Aproveitam para fazer "sangue" como tanto gostam caros membros deste fórum...
  2.  # 2

    Podia tirar os dados que estão no canto...
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  3.  # 3

    tem o problema das casas em L, muitas areas de circulação, não é propriamente defeito, mas feitio.

    quer partilhar o plafond? tem aí uma casa com areas que indicam que o dinheiro não será entrave à construção.
  4.  # 4

    Onde está o projecto?
  5.  # 5

    Foi limpar os dados pessoais...
  6.  # 6

    Cá está o projecto, agora sem dados pessoais...
      Screenshot_20181014-212947_Drive.jpg
  7.  # 7

    Projecto é fraquito, mal resolvido/ pensado...
    Por exemplo
    Porque razão não tem a zona de alpendre frente a cozinha e Sala, e deixa o restante em pergola.
    As portas de sacada no corredor dos quartos não parecem fazer sentido.
    Em termos de alçados isso vai resultar numa "salganhada"... não existe hierarquia, nem está centrado , nem deixa de estar... A assimetria tem tam´bem as suas regras, o que tem aí do meu ponto de vista é coisas jogadas..
    Em termos de proporções/ soluções de relação dos espaços, poderia ter outra resolução / eficiencia e que se tire partido disso.
    Qual a orientação solar disso, planta de implantação ou indique o norte.
  8.  # 8

    Colocado por: Pedro BarradasQual a orientação solar disso, planta de implantação ou indique o norte.


    estava no pdf inicial, pareceu-me que ficava do lado dos quartos. todas as janelas dos quartos ficavam viradas a norte.
  9.  # 9

    Colocado por: pauloagsantostodas as janelas dos quartos ficavam viradas a norte.

    UAU!!!
  10.  # 10

    Não quero crer que um arquitecto coloque as janelas dos quartos para norte!
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
  11.  # 11

    Colocado por: pauloagsantos

    estava no pdf inicial, pareceu-me que ficava do lado dos quartos. todas as janelas dos quartos ficavam viradas a norte.


    fui procurar o pdf na cache do browser.
      Sem Título3.png
  12.  # 12

    Eu que não percebo nada acho que o projeto é um misto de labirinto e hostel. Aquela casa de banho lá no fundo do corredor para servir de apoio aos apartamentos (quartos) e depois a mega suite do patrão que fica ao lado do que parece um pequeno escritório onde os hospedes fazem check-in quando chegam. É apenas uma opinião.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 13

    sim, o programa dá a ideia de AL... mas não esotu a ver isso com IS partilhada... em especial a IS com comunicção p/ dois quartos.
    Mas esta tudo muito mau... resolvido. com as janelas dos quartos para Norte e fechadas apra a zona de estar (piscina) fora outros pormaiores...
  14.  # 14

    Colocado por: ratodecasaNão quero crer que um arquitecto coloque as janelas dos quartos para norte!
    Concordam com este comentário:pauloagsantos


    em principio não, mas não sabemos que liberdade o arquitecto teve.

    para mim isto parece-me um daqueles projecto tirado da gaveta e adaptado ao cliente. vê-se isso na distribuição da casa e na exposição solar.

    porque uma casa em L? uma casa em L já tem algum desperdicio de espaço, fazer um T4 em L é levar esse desperdicio de espaço um passo mais em frente. a casa tem 52 m2 em circulações hall e corredores. Nada contra se o dinheiro não for problema.

    mas depois virar os quartos a norte é que fica muito estranho.

    ou o arquitecto foi limitado na implantação da casa no terreno ou então foi um projecto modelo que foi adaptado rapidamente.
  15.  # 15

    Eu que até sou apreciador de casas em L, acho que tem aí muita coisa errada. Os corredores dos quartos é que devem ficar a norte e não os quartos. Demasiadas portas nesses corredores. Parece uma prisão.

    Esse WC partilhado, vou fazer parecido na minha, mas não gosto nada da solução como está nesta planta, faz-me confusão ir á sanita, ou tomar um duche e ter que abrir uma porta para aceder ao lavatório.

    Áreas não comento, é sempre muito relativo.
  16.  # 16

    A disposição dos quartos a norte foi uma imposição minha ao arquitecto por dois motivos, estamos a falar do Alentejo onde 8 meses por ano as temperaturas são superiores a 30° e acreditem que há muitas noites onde é quase impossível dormir com o calor e também não queria que as janelas do quarto ficassem para a área social (piscina, alpendre e jardim).
    A ideia não é um AL mas quem sabe um dia...lol. O escritório à entrada não é para fazer o check in mas para que terceiros que tenham que ir escritório não entrem em "casa" tal como eu quando estou no escritório possa estar quase "sem estar em casa". O último quarto do corredor é o quarto de hóspedes daí a casa de banho ao fundo para que possam ter a sua privacidade, não optamos por suite para não limitar o uso dessa casa de banho.
    Espero que também me ajudem com sugestões para que a casa não fique assim tão mal resolvida.
  17.  # 17

    tito...
    A suas imposições (quartos a Norte), não fazem sentido e ... Eu trabalho e vivo no Alentejo há já 20 anos... ( Baixo alentejo interior), e ter os quartos a Norte, meu amigo está completamente enganado. os ganhos solares fazem falta. e os ganhos solares em excesso controlam-se ( por se estudam a localização , proporção dos alpednres, as pergolas e mais um série de elemementos que possam controlar o tema.

    sugestões, já indiquei, era uma volta grande a esse projecto. Mas não me cabe a mim, muito menos no forum resolver isso.
    Os quatos deveriam estar onde se encontra o corpo social/ serviços (E-O), e a zona social/ serviços, no corpo N-S.

    À partida está a fazer o projecto com as premissas erradas... Não ter os vãos dos quartos para a zona social ainda posso perceber, mas se fosse realmente um AL, agora numa habitação !!?
    Não sei igualmente qual o sistema de vistas.
    O acesso ao escritóiro, sendo um "monte", talvez beneficiasse se ao invés de ter um hall generoso que não serve para nada, as visitas/ assuntos do mesmo, entrassem directamente do exterior, sem invadir a zona social da casa e sem sujar a casa...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: titobento
  18.  # 18

    A localização da piscina tambem me parece demasiado fora da area de influencia do patio da casa, não faz sentido?
  19.  # 19

    Pergunto,
    As perdas solares com os quartos a norte são superiores aos ganhos em eficiência térmica pela baixa exposição solar dos vãos dos quartos durante os meses de calor (Alentejo interior)?
    No meu caso actualmente gasto mais energia a arrefecer a casa do que a aquecer. Peço desculpa a insistência mas este para mim é o ponto crítico da construção.
      20181015_075846.jpg
      20181015_075907.jpg
      20181015_080109.jpg
  20.  # 20

    Outro ponto a ter em atenção é que a casa foi totalmente pensada para uma comunicação forte com a área social, não queremos os miúdos fechados nos quartos, queremos que eles aproveitem ao máximo toda a capacidade social da casa e combater essa tendência (infelizmente) urbana de os miúdos se fecharem nos quaartos sobre si próprios.
 
0.0226 seg. NEW