Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,
    Preciso da vossa ajuda sff.
    O meu marido e eu encontramos uma casa à venda de que gostamos, fizemos uma oferta que foi aceite e já temos toda a papelada do Banco tratada e aprovada.
    Sucede que a casa está afecta a “ serviços” na Caderneta Predial e esse pequeno pormenor inviabiliza a compra:
    1. O Banco só empresta crédito para habitação ( não me interessa nada pedir crédito com outra finalidade)
    2. Não posso pedir isenção de IMI
    3. O IMT é pago como serviços a uma taxa muito mais alta
    4. A avaliação da casa por parte do Banco como habitação tem um valor, como escritório tem outro completamente diferente

    Do que já lemos e pesquisamos ( inclusive falei para a CML) todo o processo tem de começar com uma deliberação do condomínio em como aprovam por unanimidade a passagem da fracção de novo de serviços para habitação ( nunca houve alteração de plantas nem obras nem nada).
    Alguém me sabe dizer se com essa assembleia extraordinária e pedido junto da câmara já é possível fazer o CPCV e Escritura? As finanças e instituição bancária aceitam apenas a declaração da câmara ?

    Obrigada desde já pela vossa ajuda
    • size
    • 15 outubro 2018 editado

     # 2

    Colocado por: Mcarmosp
    Alguém me sabe dizer se com essa assembleia extraordinária e pedido junto da câmara já é possível fazer o CPCV e Escritura? As finanças e instituição bancária aceitam apenas a declaração da câmara ?

    Obrigada desde já pela vossa ajuda


    Será muito dificil que aceitem. Principalmente, o Notário só aceitará formalizar a escritura depois de tudo estar devidamente registado nas Finanças e na Conservatória.
    Todo esse expediente, junto do condomínio, com autoriações, projetos, obras, alteração do TCPH, será muito complicado.
    Concordam com este comentário: FJDMC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mcarmosp
  2.  # 3

    O notário para fazer a escritura necessita do número da licença de utilização, penso que não vão fazer a escritura sem o processo estar pronto na câmara.
    Aqui há uns anos pediu-se a licença de utilização para uma casa de porteira e o processo não foi muito demorado.
    Claro que teve de ser aprovado por unanimidade na assembleia de condóminos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mcarmosp
  3.  # 4

    Pede autorização ao condomínio, contrata um gabinete de projectos, para fazer os projectos necessários, podem ser várias especialidades, depois de aprovados os projectos poderá eventualmente ter que fazer obras, altera a propriedade horizontal, e pede a autorização de utilização....coisa para demorar muitos meses ou até mais de um ano. Mas quem tem que fazer isso é o actual proprietário.
    Ele não sabia que a licença do imóvel era para serviços? ou sabia e estava a ver se passava?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Mcarmosp
  4.  # 5

    Obrigada pelas vossas respostas.
    A proprietária sabia , penso que estava a ver se passava. Sinceramente não percebo como é que estava à espera disso, porque ninguém lhe vai comprar a casa assim ( com ou sem empréstimo). Só os impostos que se pagam por ser uma casa de serviços já está o negócio desfeito 😕.

    Obrigada pela ajuda!
 
0.0109 seg. NEW