Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,a minha questão enquanto arrendatária é se a oposição à renovação automática do contrato de arrendamento por parte do proprietário pode ser feito sem uma fundamentação?O contrato de arrendamento é de 2 anos com renovação automática. Desde já agradeço a resposta possivel
  2.  # 2

    Colocado por: LudovinaBoa noite,a minha questão enquanto arrendatária é se a oposição à renovação automática do contrato de arrendamento por parte do proprietário pode ser feito sem uma fundamentação?O contrato de arrendamento é de 2 anos com renovação automática. Desde já agradeço a resposta possivel
    Pode
  3.  # 3

    Bons dias a todos

    com estas mudanças todas feitas nas leis do arrendamento pela geringonça confesso que ando baralhado.

    o problema é o seguinte

    tenho um inquilino com mais de 65 com contrato de 5 anos que começou em 1/06/2014,renovável por períodos de 1 ano,portanto termina em 1/6/2019

    a questão é:posso o opor-me á renovação do contrato ou como o inquilino tem mais de 65 não posso?

    o objectivo nem é despejar o inquilino mas actualizar a renda (aumento de 30€).Nestes aos que passaram nunca aumentei a renda e neste momento a renda está muito aquém dos preços que se praticam
  4.  # 4

    Colocado por: acaciosa questão é:posso o opor-me á renovação do contrato ou como o inquilino tem mais de 65 não posso?

    Com a legislação actual, PODE.


    Colocado por: acacioso objectivo nem é despejar o inquilino mas actualizar a renda (aumento de 30€)

    Talvez seja adequado falar com ele e assinar novo contrato (ou aditamento ao contrato existente) onde fica acordada a nova renda.

    Se ele não quiser, terá de lhe enviar a carta de oposição à renovação com mais de 120 dias de antecedência.
    Concordam com este comentário: acacios, sognim, Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: acacios, Sr.io
  5.  # 5

    Colocado por: JOCORTalvez seja adequado falar com ele e assinar novo contrato (ou aditamento ao contrato existente) onde fica acordada a nova renda.

    Se ele não quiser, terá de lhe enviar a carta de oposição à renovação com mais de 120 dias de antecedência


    estou indeciso em falar com ele primeiro ou mandar logo a carta de rescisão com a informação à parte que se quiser continuar tem que pagar o aumento ou então andamento.

    este é daqueles artistas que pensa que a casa é dele,o ano passado informei-o que iria um técnico lá a casa para verificar a possibilidade de passar de gás butano para gás natural e o artista disse-me que não queria gás natural nenhum e que ali ninguém entrava que a casa era dele.

    Agora vou-lhe mostrar de quem é a casa

    ps e mesmo assim 30€ de aumento é barato.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  6.  # 6

    Colocado por: JOCORCom a legislação actual, PODE.


    mas acho que já foi apresentada no parlamento alteração a essa lei,ou seja deve estar na calha a impossibilidade de o senhorio se opor à renovação se o inquilino tiver mais de 65 e viver lá há mais de 3..acho eu
  7.  # 7

    Colocado por: acaciosdeve estar na calha a impossibilidade de o senhorio se opor à renovação se o inquilino tiver mais de 65 e viver lá há mais de 3..acho eu

    Na imprensa de ontem e hoje não li nada disso (3 anos), mas já não digo nada ...

    Se isso viesse a ser legislado, daqui para a frente, nenhum futuro inquilino próximo dos 65 arranjaria casa arrendada.
    Não acredito que venha a ser imposta uma norma dessas (3 anos).
    Concordam com este comentário: Sr.io
  8.  # 8

    Colocado por: JOCORNa imprensa de ontem e hoje não li nada disso (3 anos), mas já não digo nada ...

    Se isso viesse a ser legislado, daqui para a frente, nenhum futuro inquilino próximo dos 65 arranjaria casa arrendada.
    Não acredito que venha a ser imposta uma norma dessas (3 anos).


    vou ver se encontro onde li isso,acho que é uma das propostas da Helena Roseta
  9.  # 9

    Colocado por: JOCORNa imprensa de ontem e hoje não li nada disso (3 anos), mas já não digo nada ...

    Se isso viesse a ser legislado, daqui para a frente, nenhum futuro inquilino próximo dos 65 arranjaria casa arrendada.
    Não acredito que venha a ser imposta uma norma dessas (3 anos).


    pois,fiz confusão,são os 15 anos.
  10.  # 10

    Bom dia, recebi recentemente a oposição a renovação do meu contrato, sendo que a mesma não indica o motivo da oposição. Essa informação é de caracter obrigatório ou facultativo por parte do senhorio? Obrigada
  11.  # 11

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Não precisa de indicar.
    A oposição à renovação é um direito do senhorio.
    Concordam com este comentário:Sr.io


    Até porque o senhorio é o dono da casa.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  12.  # 12

    Colocado por: Anonimo18072022A
    E não deixará enquanto senhorio de ter também as suas obrigações


    E direitos, normalmente esquecidos pelos inquilinos e seus defensores.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  13.  # 13

    Viva,

    Na qualidade de senhorio pretendo opor-me à renovação automática de um contrato de arrendamento feito com um prazo de 1 ano, e automaticamente renovavel por iguais períodos. E também me surgiu a mesma dúvida, será que preciso de um motivo para a não renovação do contrato ?

    Vejo que já responderam a esta dúvida nesta discussão. No entanto vejo também vários artigos na internet que afirmam que o senhorio precisa de justificar a oposição à renovação, como é o caso do artigo seguinte:

    http://portal.uniplaces.com/pt-pt/rescindir-um-contrato-arrendamento/

    Será que poderiam citar qual o artigo do CC em que se basearam para afirmar que o senhorio não precisa de fornecer uma justificação ?

    Obrigado
  14.  # 14

    Colocado por: caldeira90
    Será que poderiam citar qual o artigo do CC em que se basearam para afirmar que o senhorio não precisa de fornecer uma justificação ?

    Se fosse obrigatorio, o proprio cc teria tal descricao. Acho que deveria pedir a quem escreveu tal na internet para elucidar em q art do cc vem tal obrigatoriedade. Eu pessoalmente nao conheco tal obrigatoriedade mas...
    Concordam com este comentário: Sr.io
    • size
    • 18 novembro 2018

     # 15

    Colocado por: caldeira90 No entanto vejo também vários artigos na internet que afirmam que o senhorio precisa de justificar a oposição à renovação, como é o caso do artigo seguinte:

    http://portal.uniplaces.com/pt-pt/rescindir-um-contrato-arrendamento/



    Não retiro essa interpretação.

    Fazem essa referência, no caso de DENUNCIA, não no caso de OPOSIÇÂO À RENOVAÇÂO, que são situações diferentes.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  15.  # 16

    Colocado por: size

    Não retiro essa interpretação.

    Fazem essa referência, no caso de DENUNCIA, não no caso de OPOSIÇÂO À RENOVAÇÂO, que são situações diferentes.


    Será que poderias elucidar a diferença entre os dois ?
    • size
    • 18 novembro 2018

     # 17

    Colocado por: caldeira90

    Será que poderias elucidar a diferença entre os dois ?


    Denuncia, é fazer com que o contrato termine antes de atingir o seu termo estipulado no contrato.
    Oposição à Renovação, é fazer com que o contrato cumpra o prazo estipulado no contrato, mas não é renovado.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Sr.io
  16.  # 18

    O imóvel é seu pelo que poderá se opor à renovação pelo motivo que quiser sem ser necessário justificação. Bastará informar e apenas isso.
    Concordam com este comentário: Sr.io
 
0.0178 seg. NEW