Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos. Será que me podem ajudar numa "pulga atrás da orelha" que tenho há algum tempo?

    Estou a renovar uma casa que comprei e comecei a alterar as janelas de madeira para alumínio (de forma faseada). Optei por alumínio com ruptura térmica e as especificações que me foram dadas no orçamento foram:

    - Alumínio Lacado com Rotura Térmica 45AT
    - Vidro duplo com caixa de ar de 24
    - Aro de chapar
    - Oscilobatente
    - Vidro atérmico de 6mm e laminado
    - Acessórios stac

    As questões são:
    - Há forma de saber se o alumínio foi mesmo lacado ou se foi pintado à pistola? Conseguem ver nas fotos se as borrachas são as adequadas? Tive um instalador em minha casa que me fez um fixo para uma porta que me disse que o alumínio era pintado (baseou-se no facto da melanina estar pintada e com bolhas na pintura) e que as borrachas não eram as adequadas para ruptura térmica.
    - Há alguma forma de eu saber se os vidros são mesmo atérmicos?
    - Há alguma forma de eu saber se os vidros são mesmo laminados (sem o óbvio que é partir um)?

    Toda a ajuda é bem vinda.
      20180404_075644.jpg
      20180404_075637.jpg
      20180404_075625.jpg
  2.  # 2

    Mais algumas fotos.
      20180404_075745.jpg
      20180404_075727.jpg
      20180404_075706.jpg
  3.  # 3

    Do pouco que percebo, parecem lacadas e o vidro é bom da saint goban, a caixilharia também não parece assim tão má. Mas não bota grandes melhorias? Isso até parece PVC...
  4.  # 4

    Viva Lupan, sim noto, mas as janelas que lá estavam antes também eram de madeira e o antigo dono não lhes dava qualquer manutenção por isso era quase como não estarem lá. :)

    O meu objectivo era mesmo tirar a teima se o que me disseram era mesmo verdade ou se era falar mal do trabalho dos outros por falar mal.
  5.  # 5

    Mas afinal qual é a sua queixa!?
  6.  # 6

    Não é propriamente uma queixa. O que queria saber é se o que me disseram era verdade e se havia motivo para reclamar.

    Basicamente disseram-me que se for alumínio pintado à pistola em vez de lacagem com pó como estava orçamentado, vais descascar com o tempo. Queria também saber se o vidro é mesmo atérmico e laminado... não vá eu ter pago uma coisa e daqui a uns tempos haver uma acidente em casa e ter uma surpresa. Outra dúvida era sobre as borrachas, se eram as mais adequadas, mas reparei agora que não coloquei nenhuma foto sobre as borrachas. Tenho de tirar para colocar.

    Não é que esteja de todo descontente, mas queria saber se efectivamente me tinham enganado para reclamar o que paguei.
  7.  # 7

    Colocado por: nunosimoesfor alumínio pintado à pistola em vez de lacagem com pó como estava orçamentado,

    Duvido que não seja termolacado.... ainda por cima em cor branco.
    Peça o certificado da Janela ao fabricante.

    Colocado por: nunosimoesQueria também saber se o vidro é mesmo atérmico e laminado...

    quando lhe instalaram o caixilho, o vidro vinha concerteza com uma etiqueta do fabricante, lá tinha a descrição do vidro montado.
    Agora só com um maquina especial que normalmente os peritos da termica terão é que pode´ra aferi isso mais ou menos.


    Colocado por: nunosimoesnão vá eu ter pago uma coisa e daqui a uns tempos haver uma acidente em casa e ter uma surpresa.

    qual surpresa!? não entendo a sua preocupação...
  8.  # 8

    A cor não é branca, é creme.
    Quanto à descrição do vidro montado, não vinha. Já vinha o vidro limpo encaixado na folha da janela.
    Quanto à surpresa, visto eu ter pedido laminado, o meu filho que é pequeno pode partir um vidro e o vidro cair-lhe em cima. Ou seja eu estava convencido que o vidro não caía e tinha-lhe caído em cima.

    Como não entendo o porquê da sua intervenção com alguma hostilidade, eu coloco as coisas assim... sou leigo na matéria e tendo sido alertado para estes problemas por outro técnico que me fez outro trabalho, pensei que aqui pudesse encontrar ajuda. Entendo perfeitamente que para quem está por dentro possam parecer perguntas parvas... mas para mim não eram. Dou-lhe um exemplo: tenho um cliente que é seu colega de profissão e que me pediu para lhe dar uma vista de olhos num portátil que tinha comprado para lhe dizer se as especificações eram como lhe tinham dito quando lhe o venderam. Não eram, eu disse-lhe porquê e ele foi calmamente pedir a resolução. Como ele tinha razão restabeleceram-lhe a regularidade.

    Só pedi ajuda. Lamento se não fui claro.
  9.  # 9

    Pois, entendo... mas assim à distancia, é impossível alguém dizer exactamente o que tem...
    Num computador, rapidamente se consegue ver quais as especificações que são constantes do mesmo ( não é preciso grande ciência, basta procurar na NET e ter o mínimo de interesse em tecnologias)... Agora nas obras, amigo, depois de feito, sem os devidos papeis comprovativos... só com peritagens técnicas ( algumas destrutivas)... Não queira comparar... ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunosimoes
  10.  # 10

    Já que fez esse favor ao meu colega. Porque não pede a este para o elucidar deste problema... Ao viivo as respostas apesar de não serm absolutamente conclusivas, poderão aproximar-se mais do que pretende ver esclarecido.
    Concordam com este comentário: nunosimoes
  11.  # 11

    o facto de dizer climalit (Saint Gobain) e “automaticamente” dizer que é bom, não será muito acertado, mas pronto...

    com uma caixa dessa espessura, ou os vidros não são aquilo que pensa ou tem aí um vidro duplo mais grosso, que o habitual.

    para exemplo, normalmente os vidros que aqui aparecem, andam nos 28 a 30 mm de espessura, com caixas de 14, 16 ou 18. Se a sua é de 24, e pela foto, parece bem larga, se tiver um laminado de 33.1 e um 4, serão uns 34 mm de vidro.

    e por vezes, nem os papéis casam com o que lá está... ;)

    se tiver algum jeito e imaginação, pode por exemplo, tentar medir a espessura do vidro (com ele instalado) - duas “bolachas” de espessura conhecida, duas réguas para transferir a distância, e uma terceira para achar a distância entre as réguas, depois é deduzir a espessura das bolachas. - e assumindo que alia é mesmo de 24, ver quando sobre para vidro.

    as questões térmicas: o vidro aquece do lado de dentro, quando esta ao sol? quando está atrás do vidro nota o aquecimento do sol, como não tivesse vidro? nas noites mais frias, nota condensação no vidro ou no alumínio?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunosimoes
  12.  # 12

    Colocado por: Pedro BarradasJá que fez esse favor ao meu colega. Porque não pede a este para o elucidar deste problema... Ao viivo as respostas apesar de não serm absolutamente conclusivas, poderão aproximar-se mais do que pretende ver esclarecido.
    Concordam com este comentário:nunosimoes


    Sim tem razão, não o queria estar a incomodar a fazê-lo ir lá, mas também já o ajudei tanta vez que uma mão lava a outra.


    Colocado por: nmex2se tiver algum jeito e imaginação, pode por exemplo, tentar medir a espessura do vidro (com ele instalado) - duas “bolachas” de espessura conhecida, duas réguas para transferir a distância, e uma terceira para achar a distância entre as réguas, depois é deduzir a espessura das bolachas. - e assumindo que alia é mesmo de 24, ver quando sobre para vidro.


    Eles falaram-me em vidro de 6mm... não sei se isso faz algum sentido.


    Colocado por: nmex2as questões térmicas: o vidro aquece do lado de dentro, quando esta ao sol? quando está atrás do vidro nota o aquecimento do sol, como não tivesse vidro? nas noites mais frias, nota condensação no vidro ou no alumínio?


    Quando está muito sol noto o calor no vidro, mas estou a falar de temperaturas exteriores de 40º e o sol a incidir directo no vidro pelo que pensei normal que isso acontecesse. Quanto a condensações no vidro ou alumínio é zero. Nunca aconteceu.


    Obrigado a todos pela ajuda.
  13.  # 13

    Quanto ao aluminio:
    sendo uma série de 45 mm, é uma série Inicio de Gama.
    o facto de ter a Poliamida de cor Beje não quer dizer que não foi lacado. significa que a lacagem foi feita à posteriori, ou seja lacaram o conjunto (perfil exterior + Poliamida (corte Térmico)+perfil interior). algumas marcas fazem a lacagem só dos perfis, sendo que o corte termico não sendo lacado aparece na cor preto que é a sua cor original. não significa que isso seja um problema.
    quanto aos vidros, só indo ao local confirmar o laminado e a capa de baixa emissividade.
    se puder dizer onde é, mais facilmente alguem o pode ajudar.
    também pode pedir a documentação ao instalador...
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, nunosimoes, Skinkx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunosimoes
  14.  # 14

    Obrigado Fernando. Sou de Coimbra.
    O instalador vai agora fazer uma nova remessa e como tal vou pedir a documentação de tudo visto que ele não entregou quando pedi.
  15.  # 15

    Colocado por: fernandoFerreiraQuanto ao aluminio:
    sendo uma série de 45 mm, é uma série Inicio de Gama.
    o facto de ter a Poliamida de cor Beje não quer dizer que não foi lacado. significa que a lacagem foi feita à posteriori, ou seja lacaram o conjunto (perfil exterior + Poliamida (corte Térmico)+perfil interior). algumas marcas fazem a lacagem só dos perfis, sendo que o corte termico não sendo lacado aparece na cor preto que é a sua cor original. não significa que isso seja um problema.
    quanto aos vidros, só indo ao local confirmar o laminado e a capa de baixa emissividade.
    se puder dizer onde é, mais facilmente alguem o pode ajudar.
    também pode pedir a documentação ao instalador...
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,nunosimoes
    Estas pessoas agradeceram este comentário:nunosimoes


    A poliamida lacada não tem o mesmo brilho que o resto do perfil. Tente raspar nessa zona com uma faca pontiaguga, na zona inferior do perfil e veja se sai com facilidade. Se sair, é a poliamida que foi lacada junto com o perfil.

    Também já me apareceu uma situação destas e basicamente é como foi dito atrás pelo Fernando Ferreira, ela está lá, ainda que não se perceba logo para quem não anda nisto todos os dias.
 
0.0206 seg. NEW