Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    tenho andado a pesquisar acerca deste assunto e fiquei com algumas dúvidas...
    Ora então, na altura da escritura do terreno e tendo em conta que a aquisição do mesmo e consequente construção de habitação própria serão com base num crédito terreno e construção, o IMT a pagar é do valor patrimonial do terreno + valor patrimonial baseado no projecto de arquitectura da futura casa, ou numa primeira fase paga-se IMT só do terreno??
    Fico desde já grata por qq esclarecimento
  2.  # 2

    O crédito não tem relação com o imt.

    Paga imt pela aquisição onerosa de terreno/imovel. Pelo que se compra o terreno, paga imt pela aquisição do terreno. A casa se manda construir, é uma prestação de serviços, não estando sujeita a imt.

    Se compra a casa feita, com terreno incluido, paga imt sobre a totalidade.

    As taxas são diferentes em ambas situações.
  3.  # 3

    Obrigada, assim já faz sentido.
    Portanto serão 6,5% sobre o maior valor, que neste caso é o patrimonial de 80 000?
  4.  # 4

    Upss.. não me expliquei bem, sendo o IMT a pagar apenas pela aquisição onerosa de terreno, uma vez que a casa é uma prestação de serviço, o valor de IMT são os tais 6.5% sobre o valor patrimonial que é superior ao de aquisição, certo?
    • Tp
    • 17 outubro 2018

     # 5

    Bom dia,

    escriturei terreno em Dezembro passado, vou iniciar construção no mês que vem. Os impostos na aquisição do terreno apenas têm que ver com o valor escriturado pela compra do terreno. Aponte a aproximadamente 10% do valor escriturado. O meu exemplo em concreto, terreno 37K, entre IMT e imposto de selo paguei 3600 e qualquer coisa.
  5.  # 6

    Colocado por: Tpponte a aproximadamente 10% do valor escriturado. O meu exemplo em concreto, terreno 37K, entre IMT e imposto de selo paguei 3600 e qualquer coisa.


    estranho. o IMT de um terreno urbano é 6,5% o imposto de selo é 0.8%. se o calculo fosse feito pelos 37k isso daria apenas 2.700€. o seu terreno devia era estar avaliado nas finanças por bem mais. já que o calculo é sempre pelo maior valor entre a avaliação e a escritura.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tp
  6.  # 7

    Colocado por: pauloagsantosestranho. o IMT de um terreno urbano é 6,5% o imposto de selo é 0.8%. se o calculo fosse feito pelos 37k isso daria apenas 2.700€. o seu terreno devia era estar avaliado nas finanças por bem mais. já que o calculo é sempre pelo maior valor entre a avaliação e a escritura.

    Ou os 3600€ também já incluíam os custos com a escritura e registos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tp
    • Tp
    • 17 outubro 2018

     # 8

    Peço desculpa a todos, já fui confirmar valores, e sim já mete o valor da escritura, ao cêntimo (IMT/SELO/ESCRITURA) = 3473.60 €.

    Dá para simular o valor a pagar

    http://apemip.info/info/IMT.cfm
  7.  # 9

    Colocado por: TpPeço desculpa a todos, já fui confirmar valores, e sim já mete o valor da escritura, ao cêntimo (IMT/SELO/ESCRITURA) = 3473.60 €.


    mesmo assim 670€ para a escritura é puxado.

    no meu, alem do IMT e imposto de selo, só paguei mais 390€ para a escritura
    • Tp
    • 17 outubro 2018

     # 10

    Colocado por: pauloagsantos

    mesmo assim 670€ para a escritura é puxado.

    no meu, alem do IMT e imposto de selo, só paguei mais 390€ para a escritura



    Nessa parte já não posso acrescentar nada, foi o que me cobraram, sei que parte do valor era opcional caso quisesse ou não ser eu a fazer os registos, optei por pagar para serem eles a fazer. Foi numa conservatória sita em Odivelas. Mas ao cêntimo foi exactamente o que paguei.
  8.  # 11

    Obrigada a todos pela ajuda
  9.  # 12

    já agora qual o banco usado?
    • Tp
    • 18 outubro 2018

     # 13

    Colocado por: silencejá agora qual o banco usado?



    Bom dia,

    eu optei pelo Bankinter, de todas as propostas que tive de longe a melhor. Inclusive a nível de seguros, com o acréscimo de não terem custos de manutenção de conta, para construção apenas emprestam a 35 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: silence
  10.  # 14

    Colocado por: Tp


    Bom dia,

    eu optei pelo Bankinter, de todas as propostas que tive de longe a melhor. Inclusive a nível de seguros, com o acréscimo de não terem custos de manutenção de conta, para construção apenas emprestam a 35 anos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:silence


    bankinter nao empresta para terreno, certo?
    • Tp
    • 18 outubro 2018

     # 15

    Colocado por: silence

    bankinter nao empresta para terreno, certo?



    Não lhe consigo responder a isso, não sondei nesse sentido.
    Na altura que foi para adquirir o terreno, e após consultadas várias entidades bancárias, apenas a UCI fazia crédito para obtenção do terreno, e apenas em 60 % do valor. Não sei como estão as coisas actualmente. Mas pode sempre tentar adquirir terrenos dos bancos, não há muitos, mas existem alguns.
 
0.0180 seg. NEW