Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    A minha moradia tem a fachada a 10 metros do muro e tem muito espaço de jardim que gostaria de complementar com uma árvore.

    Embora seja uma questão mais de jardinagem do que construção, pergunto-vos se sugerem alguma espécie em particular.
    • eu
    • 20 outubro 2018

     # 2

    O que é que você pretende com a árvore?

    Embelezamento, sombra, frutos ?

    Grande porte ou pequeno porte?
    Concordam com este comentário: antonylemos
  2.  # 3

    Caduca ou perene?
  3.  # 4

    Eu optei por amendoeira, uma vez que pretendia uma arvore que desse mais do que apenas sombra, neste caso aproveitam-se os frutos e não me lixa o deck uma vez que o fruto em si não vai apodrecer no chão. No inverno, a mesma permite a passagem de luz, uma vez que é de folha caduca, sendo muito agradavel à vista na primavera com as suas flores. Tudo depende do que pretende da mesma e do local onde a vai colocar.
  4.  # 5

    Não sei se o treker sabe mas a amêndoa tem uma casca verde antes da casca rija castanha.
    A amendoeira é uma bonita árvore, pena que a flor dure pouco na mesma. uma árvore que dizem que requer poucos cuidados é o medronheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  5.  # 6

    alfarrobeira
    • neco
    • 20 outubro 2018

     # 7

    👍
      Screenshot_20181007-141132.png
  6.  # 8

    Um o varios Magnolios,son preciosos.
  7.  # 9

    carvalho negral - quercus pyrenaica
    nogueira
    carvalho
    Cerejeira...

    eu opto sempre por arvores autoctones... hoje em dia está na moda, até nas cidades (coisa que deveria ser propibido) mimosas de flor roxa por exemplo.. enfim. havia de ser proibida a venda de especies invasoras
    Concordam com este comentário: MrVetable, vcd
  8.  # 10

    Colocado por: callinasNão sei se o treker sabe mas a amêndoa tem uma casca verde antes da casca rija castanha.
    A amendoeira é uma bonita árvore, pena que a flor dure pouco na mesma. uma árvore que dizem que requer poucos cuidados é o medronheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:treker666

    Sim, sei, mas nao afecta o deck que era o que eu pretendia. Ja imaginou o que seria com uma laranjeira, pereira e afins, e eu fora do país :D
  9.  # 11

    Colocado por: Anonimo06082021

    no seu caso fora da Pátria.

    Nope, fora do país mesmo, pois ha 5 anos que ja larguei o estado. Em tempos idos sim, fora da Pátria. Neste momento a Pátria só envia alguns do seu interesse para fora.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021
  10.  # 12

    a questão fundamental é, também, em que zona do pais?
    Concordam com este comentário: treker666
  11.  # 13

    Para mim das mais bonitas é a betula branca... Então quando em grupos de 3...
    Concordam com este comentário: antonylemos
    • box
    • 21 outubro 2018

     # 14

    Quercus suber (vulgo sobreiro ou sobro)
    crescimento lento, copa larga, boa sombra, fruto não suja (mancha) o chão ou atrai mosca e maior resistência à combustão (penso)
    depois, poderá sempre dizer ao pessoal para esperar por si debaixo do chaparro...
  12.  # 15

    Agradeço antes de mais por todas as sugestões que todos vocês já adiantaram.

    Quando a ser perene ou de folha caduca, a haver alguma árvore interessante (esteticamente) perene, era preferível pela manutenção menos trabalhosa. Mas isso não é fator determinante.
    Em todo o caso, o local onde ficará colocada é em frente a uma parede das fachada que não tem vidro, pelo que se for perene o facto de tapar a luz não é grave. E já agora, a fachada está virada a sul.

    Perguntaram a zona do país: é no norte, zona de Braga.

    O objetivo é essencialmente embelezamento (nas traseiras da casa teremos algumas árvores de fruto).
    A fachada tem uns 4m de altura, pelo que o porte da árvore terá de ser o adequado para essa altura.
  13.  # 16

    Braga é umas azinheiras
    • void
    • 21 outubro 2018

     # 17

    Para embelezamento sugiro uma faia pêndula,há de folhas verdes ou vermelhas,fagus sylvatica pendula.

    Mas há muita coisa bonita.......
    • void
    • 21 outubro 2018

     # 18

    Colocado por: antonylemoshoje em dia está na moda, até nas cidades (coisa que deveria ser propibido) mimosas de flor roxa por exemplo.. enfim. havia de ser proibida a venda de especies invasoras


    Que mimosas são essas de flor roxa?não estará a confundir jacarandás?
  14.  # 19

    Colocado por: Sergio RodriguesBraga é umas azinheiras
    esganeime queria dizer azevinheira
    • eu
    • 21 outubro 2018

     # 20

    Colocado por: Sergio Rodriguesesganeime queria dizer azevinheira

    São muito bonitas, mas essas gostam mais de sombra, e como a fachada é virada a sul...
 
0.0179 seg. NEW