Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas!
    Vou vender uma casa e ter mais valias. valor da compra 130 mil e venda 160 mil aprox,. com crédito habitação neste momento de 100mil.
    Se o valor é 50% de mais valias quer dizer que tenho de investir 30 mil?

    Não vou investir em nova HPP mas sim fazer obras numa casa de familia onde vou morar e será a minha HPP e não pretendia fazer já a escritura.

    Posso apenas mudar a morada fiscal ou sou obrigada a tratar já da escritura para poder aplicar nas obras?
    As faturas são pedidas em meu nome e contribuinte e entra de forma automatica no IRS? Ou preciso tratar de algum documento para o efeito?
    posso por desde materias de construção ,tintas, azulejos, madeira, areia, cimento ou tambem por exempo os moveis de cozinha fornos, frigorificos e essas coisas? A casa tem 90 anos e precisa de um pouco de tudo neste momento.


    Há alguma forma de ficar isenta de pagar mais valias?
  2.  # 2

    Em que ano comprou a casa?
  3.  # 3

    2011
  4.  # 4

    crédito habitação neste momento de 100mil


    Deve ou estão pagos?
  5.  # 5

    Relativamente à questão das obras que vai fazer numa outra casa e "descontar" aí as mais valias, não lhe sei responder.

    Em condições "normais", isto é, não comprando nenhuma outra casa de HPP por valor semelhante ao valor da venda, irá pagar mais-valias sobre cerca de 12.000 euros.
    Qual o valor a pagar, depende dos seus outros rendimentos no ano em que vende a casa.
  6.  # 6

    e não pretendia fazer já a escritura.

    Qual escritura?
  7.  # 7

    O reinvestimento da mais-valia tem que ser todo na aquisição da nova HPP.

    Se quer desconto nas mais valias teria de investir na casa antiga(a que vai vender) e não na nova.
  8.  # 8

    Colocado por: PalhavaO reinvestimento da mais-valia


    Já repeti isto umas dezenaa de vezes, não existe reinvestimento de mais valias! Isso é para empresas em IRC.

    Aqui para não pagar imposto tem de investir em HPP, todo o valor da realização, excluindo apenas o que falta pagar ao banco.
  9.  # 9

    Eu não vou comprar uma nova casa nem pedir mais créditos ao banco é para não ter esse encargo que a vou vender.

    Vou sim fazer obras numa casa antiga de família e viver lá HPP. Mas não vou fazer escritura para já, basta mudar a morada nas finanças para começar as obras?

    Por isso pergunto tenho de fazer a escritura antes de iniciar as obras?

    Como posso apresentar essas obras ao fisco?
    As obras serão feitas por mim, familiares e alguns amigos que não se importam de ajudar ao fim de semana. Mas terei de comprar todos os materiais para as obras. Basta pedir fatura? E como sei se entra?

    O valor das mais valias não é o total da casa mas sim.da diferença entre a compra e a venda, não ti ha lógica se me estou a te dar livrar deste encargo ter de comprar uma casa ainda mais cara.

    Também vi que se fala de uma nova lei de casas compradas até 2014/2015 que podemos vender até 2020, mas não entendo bem...
  10.  # 10

    As mais valias são sobre o imóvel que comprou e agora vendeu.
    As mais valias tributadas estão entre o valor da compra se for mais baixo e o da venda se for mais alto.
    Nesse valor, exclui-se o valor ainda em divida pelo banco à data da venda.
    Tem de reinvestir a todalidade do valor da venda, senão as mais valias serão tributadas na mesma relação.

    Por exemplo. Comprou por 100 vendeu por 150, e devia ao banco 25.
    Portanto as mais valias tributáveis são de 25 mil.
    Se dos 125 mil só reinvestir 50%, 62,5 mil, então é tributado em sobre 50% das mais valias.
    A taxa de tributação é que não sei
  11.  # 11

    Colocado por: callinas

    A taxa de tributação é que não sei

    As mais valias são somadas aos outros rendimentos para efeitos de IRS.
    A taxa tanto pode ser 23% como 45%.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MFreitas
    • Lupan
    • 27 outubro 2018 editado

     # 12

    Neste caso acresce 12500€ ao irs,anual tirando comissões imobiliárias se existirem, imt de compra i.s. E etc...
  12.  # 13

    Tem de reinvestir a todalidade do valor da venda, senão as mais valias serão tributadas na mesma relação.


    Aqui acho que não faz sentido? Então se a pessoa compra por 50 e vende por 60. Tem de investir 60? Pensei que as mais valias era sobre o valor de lucro não sobre o valor total da venda.
    De qualquer forma a minha dúvida é outra...
    Vai ser em obras o investimento como o devo fazer para evitar surpresas?
  13.  # 14

    No exemplo que deu tem de reinvestir 60.000 ( valor da realização- dívida ao banco).

    Caso não reinvista os 60.000, apura as mais valias, no seu exemplo 30.000 (mas devem faltar ai umas despesas com a aquisição/alienação que.podem fazer baixar esse valor), e faz uma regra 3 simples, por exemplo se só reinvestir 20000 (dos 60000), 20000/60000=33,3% (parte isenta), e é tributado por 66,66%*30000, e depois ainda aplica um coeficiente de 50% ao resultado, deve dar 10.000
  14.  # 15

    como o devo fazer para evitar surpresas?


    É ir a um contabilista tirar as dúvidas e vir aqui dizer o que ele lhe disse.
    Eu já fiz uma consulta e levou-me 20 euros por 1 hora de dúvidas...
  15.  # 16

    Já falei com um contabilista. Na realidade mandou me às finanças pois também ele não me pode assegurar que será como eu estou a pensar que é.

    Relativamente às mais valias não é como tenho visto por aqui.

    Se compras por 200k mas investes de poupanças 50k e vendes por 250k não pagas nada de mais valias.

    Se compras por 200k investes 50k de poupanças e vendes por 300k vais pagar 50% de 50k que sera6 taxado juntamente aos rendimentos do agregado em IRS.
  16.  # 17

    Agora relativamente às minhas dúvidas sobre o poder aplicar as mais valias para não as pagar em IRS tenho de falar mesmo nas finanças.
    Sei que tenho 36 meses, mas não sei é se posso já começar as obras antes da escritura e depois apresentar em irs. Ou se sou obrigafa a fazer a escritura. (Por exemplo podia fazer um contrato de promessa compra e venda por exemplo.
  17.  # 18

    Agora relativamente às minhas dúvidas sobre o poder aplicar as mais valias para não as pagar em IRS tenho de falar mesmo nas finanças.
    Sei que tenho 36 meses, mas não sei é se posso já começar as obras antes da escritura e depois apresentar em irs. Ou se sou obrigafa a fazer a escritura. (Por exemplo podia fazer um contrato de promessa compra e venda por exemplo.
  18.  # 19

    Colocado por: kaka_tiaSe compras por 200k mas investes de poupanças 50k e vendes por 250k não pagas nada de mais valias.


    Você prefere ir a um contabilista que o manda ir às Finanças, do que se dar ao trabalho de ler o que foi escrito.

    Nesse bocadinho do seu comentário falta acrescentar, "se reinvestir 250k"...

    Boa sorte!
  19.  # 20

    O mais engraçado agora das mais valias é a introdução do capital em divida ao banco. Antes não contava para nada, seria apenas a diferença entre o valor de escritura de compra e valor de escritura de venda, francamente não entendo o porque da divida ao banco.
    Quer dizer, o comum cidadão andou a abater no crédito habitação com fartura, ainda assim a pagar 0.5 % de cada vez que o faz e no casa de já dever pouco ou nada da casa conta como mais valia o que deve? Não dá para entender visto que a casa foi paga pelo próprio duma maneira ou de outra...
 
0.0199 seg. NEW