Iniciar sessão ou registar-se
    • JoaoF
    • 13 agosto 2009 editado

     # 1

    Bom dia a todos. Sou novo por aqui e gostaria de saber as vossas opiniões sobre alguns temas em relação a construir uma vivenda.

    A minha ideia é uma vivenda térrea com cerca de 110m2 área útil (não pretendemos divisão para garagem nem cave), basicamente terá uma área de entrada rectangular que divide a casa (para a esquerda e direita) em quartos e sala mais cozinha, sendo que a sala engloba, em formato loft, sala de estar, escritório e área de refeições, apesar de ser em conceito de loft pretendo dar um efeito "separado" às divisões fazendo com que a parede externa tenha uma reentrância(em forma de quadrado) para o interior (nesta zona parte das paredes seriam em vidro). Esta é a ideia básica em termos arquitectónicos.

    Nós pretendemos que a casa tenha um bom isolamento acústico e térmico, e que tenha uma boa construção anti-sismica. Para esta última questão não faço a minima ideia se o que já é feito é de boa qualidade (presumo que teria que ser pois as leis assim obrigam mas como sabemos isso não quer dizer nada).
    Em relação às paredes do que andei a ver a minha opção recaíria no seguinte:
    - pano tijolo 15cm + caixa ar 6cm preenchida com compósito de lá rocha e com aquilo da humidade (não me estou a lembrar do nome) + pano tijolo de 9cm + (sem reboco pelo interior) + 2 placas de pladur separadas por M.A.D. 4, para o chão presumo que não haja necessidade de bom isolamento acústico pois é uma vivenda térrea. A nossa maior dúvida é o telhado pois se o plano é mais bonito o de telha é mais barato, a questão será quanto custará a mais um telhado plano (com os devidos isolamentos acústicos e térmicos e a impermiabilização), atenção que também pretendemos colocar pladur no tecto.

    A vivenda será construída na zona de aires em palmela, ou em azeitão (aqui há terrenos mais baratos), e pretendemos que o custo de construção não ultrapasse os 1000€/m2, aliás estamos a contar num intervalo entre os 850€/m2 e os 1000€/m2. É possível para as especificações dadas?. Isto é apenas uma ideia inicial e como tal não quer dizer que sejam estes os materiais (por ex em vez de la de rocha há o PU ou o aglomerado negro de cortiça (este deve ser mais caro), ou então fazer o revestimento por fora). Digam de vossa justiça sobre o que acham.

    Obrigado
    Cumprimentos
    •  
      FD
    • 13 agosto 2009

     # 2

    Colocado por: JoaoFpretendemos que o custo de construção não ultrapasse os 1000€/m2, aliás estamos a contar num intervalo entre os 850€/m2 e os 1000€/m2. É possível para as especificações dadas?

    Pelo que tenho lido por aqui, sim.

    Mais informações (algumas discussões com palha pelo meio):
    https://forumdacasa.com/discussion/4299/construir-moradia-com-100000-e-possivel/
    https://forumdacasa.com/discussion/2856/orcamento-moradia-unifamiliar-c-mapa-de-quantidades/
  1.  # 3

    obrigado pela resposta. já tive a ver assim por alto e atendendo que por fora só vou pretendo pintar (outras situação são mais bonitas, especialmente forrar com madeira, mas o orçamento não dá para tudo) parece-me que já com iva deverá rondar no máximo uns 110mil€ ora como para o terreno pretendo gastar no máximo uns 75mil, tudo ficará a rondar 180mil€. Em relação ao projecto em principio não gasto dinheiro pois vou contar com a ajuda do meu primo (arquitecto), cunhado (eng. civil) e tio (eng. civil). Atendendo as especificações que dei e esquecendo o preço é uma boa solução térmica e acústica?

    Obrigado
    Cumprimentos
  2.  # 4

    Pode fazer a construção por 750€ a 850€ por metro quadrado, dependendo da qualidade...

    Não esquecer que existem outras despesas como licenças, ramais, etc que devem ser calculadas.
  3.  # 5

    o preço por m2 é da área útil ou da bruta?
  4.  # 6

    Colocado por: JoaoFo preço por m2 é da área útil ou da bruta?

    Área de construção

    veja o final de tópico https://forumdacasa.com/discussion/5687/4/a-minha-casa-opinem-mas-nao-descambem-/#Item_23
  5.  # 7

    paulo correia uma dúvida caso me consiga esclarecer.

    - No seu excel (aproveito desde já para dizer que é uma grande ajuda) o betão usado é betão leve ou o normal? pelo que li o betão leve têm algumas vantagens.
    - em alvenaria tradiocional de parede dupla com caixa ar pode-se usar tijolo duplex? o preço é muito diferente do tijolo tradicional?

    Obrigado
    Cumprimentos
  6.  # 8

    só mais uma dúvida a quem me puder esclarecer.

    a casa que pretendo fazer será um quadrado em que no centro não haverá construção de modo a termos um jardim. A minha dúvida é se a área bruta de construção engloba esta área central de 16m2? pouco sei disto mas como não se constroi ali nada não deveria entrar no preço da construção.

    obrigado
  7.  # 9

    Em termos administrativos, só conta se for coberta. Para o empreiteiro, suponho que é indiferente, ele vai dar-lhe o preço para a obra e não por m² de construção.
  8.  # 10

    Colocado por: JoaoFo betão usado é betão leve ou o normal? pelo que li o betão leve têm algumas vantagens.

    Onde? nas coberturas planas?

    Colocado por: JoaoFem alvenaria tradicional de parede dupla com caixa ar pode-se usar tijolo duplex? o preço é muito diferente do tijolo tradicional?

    Têrá de perguntar ao projectista da térmica, porque actualmente julgo que nãopode substituir, só porque quer

    Colocado por: JoaoFa casa que pretendo fazer será um quadrado em que no centro não haverá construção de modo a termos um jardim. A minha dúvida é se a área bruta de construção engloba esta área central de 16m2? pouco sei disto mas como não se constroi ali nada não deveria entrar no preço da construção.

    Não entra na área de construção,mas vai fazer subir opreço porque vai ter uma maior área de paredes exteriores com mais caixilharia
  9.  # 11

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: JoaoFa casa que pretendo fazer será um quadrado em que no centro não haverá construção de modo a termos um jardim. A minha dúvida é se a área bruta de construção engloba esta área central de 16m2? pouco sei disto mas como não se constroi ali nada não deveria entrar no preço da construção.

    Não entra na área de construção,mas vai fazer subir opreço porque vai ter uma maior área de paredes exteriores com mais caixilharia
    Exactamente.
    Imagine uma casa com 15x15 com um "buraco" de 5x5 no centro. Tem uma área de (225-25) 200m2.
    Uma outra casa de 14,14x14,14 também terá uma área de 200m2.

    Mas enquanto a primeira (suponhamos um piso térreo com 3m de altura) tem ((15+15)*2+(5+5)*2)*3=240m2 de paredes exteriores, a segunda terá apenas ((14,14+14,14)*2*3)=170m2.

    Isto é, a primeira tem mais 41% de paredes exteriores (tijolo, reboco, pintura, caixilharia, etc.) que a segunda, pelo que ficará com um preço/m2 mais elevado.
  10.  # 12

    Colocado por: JoaoFo betão usado é betão leve ou o normal? pelo que li o betão leve têm algumas vantagens.


    Onde? nas coberturas planas?


    Isso já não sei responder pois o que andei a ver apenas referia as vantagens e desvantagens. Então o betão leve usa-se exactamente em que situações?


    Colocado por: JoaoFa casa que pretendo fazer será um quadrado em que no centro não haverá construção de modo a termos um jardim. A minha dúvida é se a área bruta de construção engloba esta área central de 16m2? pouco sei disto mas como não se constroi ali nada não deveria entrar no preço da construção.


    Não entra na área de construção,mas vai fazer subir opreço porque vai ter uma maior área de paredes exteriores com mais caixilharia



    Sim quantos mais vidros mais cara poderá ficar a obra. Mas como de vidros e caixilhirias sem bem sobre os preços sobre o resto só sei o que o paulo criou no seu excel e que não se pode pegar e fazer uma simples regra para ajustar ao meu projecto, é apenas um indicativo de quanto poderá custar. Como o orçamento não estica até ao infinito estudei a melhor forma de se aproveitar todo o espaço possível que uma casa em quadrado poderá dar, e posso dizer que já baixei a área útil em cerca de 15m2 e isso representa dinheiro até porque, na minha opinião, vale a pena investir na qualidade da casa em vez do tamanho. A nossa ideia até é fazer 11x11 com o dito "buraco" no meio de 4x4.
 
0.0156 seg. NEW