Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite. Sou novo por aqui, não sei se será este o post certo.😀

    Estou em construção de uma moradia e vou aplicar chão radiante hidráulico. Tenho neste momento 12cm para as placas, betonilha e cerâmica. A minha dúvida é, que altura de betonilha devo colocar por cima dos tubos. Estava a pensar 4cm para as placas, 7cm de betonilha e 1 de cerâmica.

    Já me disseram que 4 de betonilha chega, mas não tenho rendimento apesar de aquecer mais rápido, se for mais altura demora mais a aquecer mas tiro mais rendimento.
    Estou confuso 😕
  2.  # 2

    Depende da marca, desde a altura das placas á altura da betonilha, leia as indicacoes do sistema aplicado
  3.  # 3

    4cm chega ta bom
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pinto
  4.  # 4

    Colocado por: Marco Pintonão tenho rendimento
    pode desenvolver o que chama de rendimento.
  5.  # 5

    Riscos. A marca será da BAXI. Das placas a altura da betonilha 7cm.
  6.  # 6

    Rendimento no sentido de consumo. Consumir pouco e manter a casa quente por mais tempo. Foi me dito pelo instalador do prh
  7.  # 7

    Sérgio Rodrigues.
    Com 4cm o vou saber onde passam os tubos, quente e frio, quente e frio, não? Se for mais deve aquecer o chão por igual?
  8.  # 8

    Colocado por: Marco PintoRendimento no sentido de consumo. Consumir pouco e manter a casa quente por mais tempo. Foi me dito pelo instalador do prh
    engraçado que habitualmente quer-se aquecer o ambiente o mais rápido possível para consumir menos, servindo a betonilha com elemento dissipador necessário (existem outro sistemas que nem usam betonilhas), o aplicador que contratou defende o oposto, ele baseou essa afirmação nalgum documento ou estudo?
  9.  # 9

    Sérgio Rodrigues.
    Com 4cm o vou saber onde passam os tubos, quente e frio, quente e frio, não? Se for mais deve aquecer o chão por igual?
  10.  # 10

    Colocado por: Marco PintoCom 4cm o vou saber onde passam os tubos, quente e frio, quente e frio, não? Se for mais deve aquecer o chão por igual?
    qual é o sistema que vai aplicar?
    o que refere o manual de aplicação do mesmo?
    o que vai usar para ligar ao PRH?
  11.  # 11

    Colocado por: Marco PintoConsumir pouco e manter a casa quente por mais tempo.

    ... depois de desligado
  12.  # 12

    Jorgealves.

    Não faço ideia. Ele disse que meter pouca betonilha, não seria a melhor solução deveria colocar mais. A minha ideia era colocar roofmate antes das placas do prh para fazer altura. Mas talvez não ponha. Aconselhou mais altura. Não me importo que demore mais a aquecer. Desde que se mantenha mais tempo quente. Bomba de calor BAXI para aquecer 130m2.
  13.  # 13

    Baxi é giacomini
  14.  # 14

    mas no arranque vai consumir muito mais, se for com uma caldeira a lenha até nem é mau de todo desde que se tenha cuidado com a retracção da betonilha,

    se for usada uma bomba de calor já vai dar asneirada da grossa.
  15.  # 15

    Colocado por: Marco PintoSérgio Rodrigues.
    Com 4cm o vou saber onde passam os tubos, quente e frio, quente e frio, não? Se for mais deve aquecer o chão por igual?
    eu estou a falar em pelo menos 4cm acima do tubo do radiante o k por por baixo das placas é o k quiser
  16.  # 16

    Então que altura de betonilha me aconselham sendo bomba de calor.
  17.  # 17

    Colocado por: Marco PintoNão faço ideia
    não conheço nenhum fabricante que use mais que 45mm de betonilha estando normalizada esta espessura.

    Colocado por: Marco PintoBomba de calor BAXI para aquecer 130m2.
    qual é a bomba de calor proposta?
  18.  # 18

    É a altura reconendada pela marca do radiante
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pinto
  19.  # 19

    Colocado por: Marco PintoEntão que altura de betonilha me aconselham sendo bomba de calor.
    é a altura reconendada pela marca do radiante
  20.  # 20

    Colocado por: Marco PintoEntão que altura de betonilha me aconselham sendo bomba de calor.


    Como já disseram, deverá respeitar o manual do sistema, e este falará em 45mm, com juntas de fraccionamento em secções máximas de 4*4.
 
0.0191 seg. NEW