Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 601

Sim, mas eu estou a concordar com isso. Se o desvão está fechado a evaporação da água do solo que acontecerá nas estações mais quentes será a responsável pelo aumento da humidade relativa do ar.
  2. Ícone informação Anunciar aqui?

3.  # 602

Colocado por: ghost12Em relação a desvãos ventilados, nunca tive problemas de a condensação subir até ao piso ou às paredes interiores.

Mas uma coisa já constatei: quando é aplicado piso radiante e este está ligado em aquecimento, existe muito mais condensação no desvão, que mesmo com ventilação mecânica não resolve. Na minha opinião este problema deve-se às "pontes térmicas" criadas pelas paredes que transmitem o calor para o desvão, já que o piso tem 6cm XPS + as placas EPS do próprio piso.

Havia uma obra exposta aqui no forum em que colocaram XPS por baixo das paredes interiores, seria interessante perceber se apareceu alguma fissuração devido a isso.

Qual a vossa opinião?

Para não se perder a questão, mais ninguém verificou a relação piso radiante-condensação?
  4.  # 603

J.Fernandes

ok então o zedasilva acaba por ter alguma logica quando propõe uma manga plástica neste tipo de desvão ( mal ou nada ventilado) na base do mesmo a cobrir o solo ou o que for na base desse desvão, ou não ?

ghost

na minha opinião se o piso radiante tem de ter isolamento por baixo, logo se este é interrompido nas paredes interiores, temos ai uma ponte térmica

acho que xps ou outra coisa no arranque do pano de tijolo se for bem feito não é isso que poderá causar fissurações.

5.  # 604

Colocado por: J.FernandesNo inverno é que vai haver o problema das condensações, com ar frio e húmido exterior a entrar no desvão e a condensar em superfícies mais quentes. Não é por haver água no solo que o ar ficará muito mais húmido, que evaporação da água no solo é que haverá em dias frios? Qualquer coisa residual com toda a certeza.

No meu caso é o oposto, o problema da condensação ocorre a sul, onde incide mais o sol na casa.
  6.  # 605

Colocado por: NTORIONo problema da condensação ocorre a sul, onde incide mais o sol na casa.

Provavelmente o ar do desvão nessa zona está mais quente, mas não o suficiente para aquecer a estrutura.
  7.  # 606

Esta problemática dos desvão dava uma boa tese de mestrado.
    Concordam com este comentário: marco1, J.Fernandes, O.Martins, zinna, ghost12, Mjdias
  8.  # 607

Colocado por: marco1ok então o zedasilva acaba por ter alguma logica quando propõe uma manga plástica neste tipo de desvão ( mal ou nada ventilado) na base do mesmo a cobrir o solo ou o que for na base desse desvão, ou não ?

Para mim não tem grande lógica porque o problema das condensações acontecerá na estação fria, precisamente quando a evaporação do solo ou não existirá ou será residual. E depois criámos outro problema que é de acumular a água dos condensados sobre a manga plástica e não deixar que o solo a absorba.

Acho que a chave para esta questão é a ventilação. Garantir uma boa ventilação reduzirá a ocorrência de condensações e secará mais rapidamente as que surgirem.
    Concordam com este comentário: marco1
  9.  # 608

Colocado por: J.FernandesPara mim não tem grande lógica porque o problema das condensações acontecerá na estação fria,

Agora em pleno Verão tenho que por aqui uma foto do meu desvão. Vai ver que a condensação existe na mesma
    • hsi
    • 22 Março 2019

# 609

O meu vai levar ventilação forçada.
    Vamos ver como vai correr... e como a vou programar.

Espero com isso melhorar a ventilação e reduzir eventuais condensações.
  10.  # 610

Qual o problema das condensações na laje do desvão sanitário se aquela estiver devidamente impermeabilizada à ascensão da humidade?

A água ficará sempre confinada ao próprio desvão. Certo?
    Concordam com este comentário: JotaP
  11.  # 611

Montagem de laje de teto
    V.N. Gaia
      exatus_laje.JPG
  12.  # 612

Esse tipo de lage não pode ser tão problemático como sandwich, em termos de condensações?
  13.  # 613

Colocado por: JotaPEsse tipo de lage não pode ser tão problemático como sandwich, em termos de condensações?

Esta é só a laje de teto, em cima disto leva uma cobertura tradicional com telha cerâmica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JotaP
  14.  # 614

Good point.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zedasilva
  15.  # 615

Colocado por: zedasilva
    Esta é só a laje de teto, em cima disto leva uma cobertura tradicional com telha cerâmica.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JotaP

A laje é para rebocar ou levar tecto falso?

O isolamento térmico da laje, é esse ou tem mais alguma coisa?

Vou ser chato porque já perdi bastante tempo em volta destas abobadilhas e não encontrei resposta a todos os problemas que (me) coloquei. Ou seja, vou ser chato, mas com intuito construtivo.
  16. Ícone informação Anunciar aqui?

17.  # 616

Acho que já li algures por aqui que a vantagem das abobadilhas em eps é o baixo peso e não tanto o isolamento...
  18.  # 617

Colocado por: SkinkxO isolamento térmico da laje

Essas abobadilhas funcionam minimamente como isolamento térmico?! Os contornos das abobadilhas são uma rede enorme de pontes térmicas, não?

Eu já usei disso uma vez num prédio de 6 andares, mas para reduzir o peso das lajes.
  19.  # 618

O objectivo principal foi reduzir o peso da laje. Sim vai ter teto falso com isolamento
  20.  # 619

Colocado por: zedasilvaO objectivo principal foi reduzir o peso da laje. Sim vai ter teto falso com isolamento

E por cima?
  21.  # 620

Colocado por: Schlüter-PortugalE por cima?

Já não me lembra, tenho que ver no projeto
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">