Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

    Colocado por: jorgealvesé substancial.

    E em relação á térmica?
    (Por cá vê-se bastante estas placas, provavelmente tem mesmo a ver com a Sanitop)
  2.  # 302

    Colocado por: Marcopom
    E em relação á térmica?
    (Por cá vê-se bastante estas placas, provavelmente tem mesmo a ver com a Sanitop)


    São placas em poliestireno expandido, como todas as outras, e têm pitons como todas as outras. A condutibilidade térmica (0.034) está em linha com o mercado.

    Se tiverem a mesma espessura que as outras, têm o mesmo desempenho e funcionalidade. Pode dizer Sanitop em vez de Giacomini ou Baxi, mas é a mesma coisa.

    Lá fora até se usa cada vez menos as placas pitonadas, fazem a fixação com recurso a outros métodos.
    Concordam com este comentário: Anonimo06082021, MrVetable
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
  3.  # 303

    Colocado por: Anonimo16062021
    Como todas as outras como quem diz,não esquecer que existe XPS com densidades diferentes.


    No sentido da pergunta feita pelo user não me parece um factor relevante a densidade, na medida em que a função primordial da placa é fixar os tubos. Aliás, para isolar devidamente/adequadamente até tem que complementar com placas inferiores de isolamento térmico especifico/dedicado, como se viu em fotos recentes colocadas aqui no fórum, porque as placas do piso radiante não chegam por si só como isolamento de piso (exterior ou sobre locais interiores "frios"). Daí que a minha resposta tenha ido no sentido de comparar naquilo que eram as funconalidades principais da placa.

    Há mais diferenças no XPS, que tem diversas potencialidades, do que no EPS, onde chega ao fim e as potencilidades e limitações do material não variam muito com a densidade (em termos de placas de PRH).

    Em termos de placas para ETICS já não digo a mesma coisa, mas aqui não vejo grande problema em usar as placas que se entender em termos de PRH, desde que sejam tecnicamente similares. E na minha opinião, a densidade não é assim tão importante neste caso específico.

    No fundo eu não disse que o EPS é todo igual, mas para aquele propósito não vejo vantagens nem desvantagens em escolher as placas do fabricante A ou B, se forem na mesma espessura.
  4.  # 304

    Colocado por: Anonimo16062021
    Peço desculpa pela má interpretação da minha parte..

    E no caso do EPS,também não esquecer que existe EPS com densidades diferentes.


    Correcto, também não pretendi dizer o contrário. Acho é que no caso prático traz pouca diferença. E o EPS colocado pelo user já é de 0.034, está em linha com o mercado.
  5.  # 305

    Colocado por: Anonimo16062021Até aqui era tudo igual,fosse a marca fosse, agora já não é..


    E a marca interessa-me para quê? Diz lá a condutibilidade e refere a espessura e a resistência térmica. Arranje uma placa de características similares, no mesmo material (EPS), com a mesma espessura e condutibilidade e tem produtos equivalentes, sejam eles de que cor forem ou de que marca forem.

    É claro que há placas mais caras e placas mais baratas, como em tudo as marcas pagam-se. Mas ao fim do dia são produtos de EPS, qualquer "genérico" assegura a mesma função com a prescrição adequada.
  6.  # 306

    Colocado por: Anonimo06082021

    sim isso é comum em muitas marcas...de pisos.

    algumas só tem um tipo de placas e densidade.


    Se querem placas mais incompressíveis metam em XPS!
  7.  # 307

    Colocado por: Anonimo16062021
    Disse sim senhor.


    Colocado por: Skinkx

    Se tiverem a mesma espessura que as outras, têm o mesmo desempenho e funcionalidade.


    Ter o mesmo desempenho e funcionalidade não quer dizer que sejam iguais.

    Eu posso ter uns pneus Michelin e outros Continental e são ambos bons, podem ter ambos o mesmo desempenho e funcionalidade e ao fim do dia são materiais diferentes.

    Dizer que 2 produtos são equivalentes não quer dizer que sejam iguais.

    E no meu último post clarifiquei isso, considerando a condutibilidade térmica. No resto, 2 materiais diferentes nunca podem ser verdadeiramente iguais, podem é ser equivalentes atendendo ao desempenho que se pretende deles e era essa a ideia do meu post.
  8.  # 308

    Colocado por: MarcopomE em relação á térmica?
    para a mesma espessura são iguais pois em ambos os fabricantes existem com diferentes espessuras.
  9.  # 309

    quase todos os fabricantes têm diferentes tipos de placas em diferentes materiais para diferentes usos e alguns até têm relevos específicos para determinadas funções, existindo soluções no mercado que nem usam placas, (este ano já fiz 5 obras com estes sistemas)

    internacionalmente o sistema de agrafes\auto-fixante para não estar limitado aos nódulos e para aproveitamento\rendimento de material e mão de obra, no entanto é uma solução seguida por poucos,

    como esta discussão é sobre esta obra fico por aqui, peço desculpa pelo offtopic.
    • tmmc
    • 21 novembro 2018

     # 310

    Marco, vista o fato de mergulho!
  10.  # 311

    Nesta obra está limitado o sistema pelo pé direito disponível, (já sei que existem sistemas que precisam de menos altura) porque eu gostaria de aplicar mais isolamento, ainda ponderei aplicar 1 cm de cortiça por baixo das placas, mas por motivos digamos, "logísticos" não foi possível...
    Estou a ponderar isolamento por baixo da lage no entanto o calor que passar para a lage é desperdício e até pode ser um problema para as formações de condensados...
    Porra!
  11.  # 312

    Colocado por: tmmcMarco, vista o fato de mergulho!

    Vamos afundar? 😁😁
    Concordam com este comentário: tmmc
  12.  # 313

    Colocado por: MarcopomNesta obra está limitado o sistema pelo pé direito disponível, (já sei que existem sistemas que precisam de menos altura) porque eu gostaria de aplicar mais isolamento, ainda ponderei aplicar 1 cm de cortiça por baixo das placas, mas por motivos digamos, "logísticos" não foi possível...
    Estou a ponderar isolamento por baixo da lage no entanto o calor que passar para a lage é desperdício e até pode ser um problema para as formações de condensados...
    Porra!

    Isole por baixo da lage. O calor sobe, não desce. O calor acumulado na lage vai ser libertado lentamente, teoricamente não se perde...
    Concordam com este comentário: Skinkx
    • eu
    • 21 novembro 2018

     # 314

    Mas o que interessa a cor das placas?
    Concordam com este comentário: Skinkx, jorgealves, two-rok
  13.  # 315

    Colocado por: MarcopomNesta obra está limitado o sistema pelo pé direito disponível, (já sei que existem sistemas que precisam de menos altura) porque eu gostaria de aplicar mais isolamento, ainda ponderei aplicar 1 cm de cortiça por baixo das placas, mas por motivos digamos, "logísticos" não foi possível...
    Estou a ponderar isolamento por baixo da lage no entanto o calor que passar para a lage é desperdício e até pode ser um problema para as formações de condensados...
    Porra!


    O que passar para a laje não é desperdício se tiver mais isolamento na face inferior da laje, assim vai fazer com que a laje funcione como acumulador de calor, desde que na face inferior tenha sempre mais isolamento que na face superior.

    Se tivesse um tecto falso na face inferior não colocava ou deixava de colocar lã mineral no tecto em função de ter PRH no piso superior, certo?

    Não se incomode com isso, se acha que deve colocar, pode colocar, não prejudica nada o PRH.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
  14.  # 316

    Colocado por: euMas o que interessa a cor das placas?
    Concordam com este comentário:Skinkx

    Claro sim, as azuis e brancas são mais bonitas! 😀😀😀
  15.  # 317

    Colocado por: euEstou a ponderar isolamento por baixo da lage no entanto o calor que passar para a lage é desperdício e até pode ser um problema para as formações de condensados...
    Porra!
    eu comentei por estranhei a giacomini nao ter placas para entrega!
  16.  # 318

    Digam o que disserem nem verde nem laranja nem preto...
    O azul é munta lindo, carago... 😀😀😀

    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgealves
  17.  # 319

    Colocado por: MarcopomDigam o que disserem nem verde nem laranja nem preto...
    O azul é munta lindo, carago... 😀😀😀

    nao e lindo e o seguinte ,tem uma casa com muito bom gosto ...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marcopom
    • eu
    • 21 novembro 2018

     # 320

    Colocado por: MarcopomO azul é munta lindo, carago

    Como é para enterrar e depois pisar, a cor é mesmo adequada !

    Agora vou fugir ;)
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
 
0.1000 seg. NEW