Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    No pré certificado está mencionada uma renovação de ar Taxa nominal de renovação de ar (h-1) 0.41

    Infelizmente cheguei ao final da obra e o empreiteiro não executou nada relativo a renovação de ar

    A perita do certificado quer que sejam cumpridas as renovações.

    Como ultrapasso este problema, sem ter de andar a abrir buracos?
    Alguém já passou por isso? qual foi a solução que adotaram?
    Concordam com este comentário: pedromlopes
  2.  # 2

    Boa tarde,

    Antes de mais é importante analisar o projeto de térmica, para entender a forma como se obteve as 0,41 h-1 (possivelmente implementação de um sistema de exaustão natural ou pontual das instalações sanitárias e um sistema de admissão na fachada por recurso a grelhas autorreguláveis na caixilharia do tipo Sonoslot ou aberturas na fachada).

    Se o projeto de térmica foi corretamente feito, com alguma das medidas acima referidas, então o pré-certificado está correto e o empreiteiro é responsável pela falha em obra.

    De qualquer forma, para a emissão do certificado final necessita destes elementos, porque é obrigatorio cumprir a renovação de ar da habitação e importante ao nivel da prevenção de eventuais patologias futuras, tais como a húmida.

    Espero ter ajudado a esclarecer a sua questão.

    Atenciosamente,
    Eng.º João Gomes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  3.  # 3

    Tem várias possibilidades, mas todas envolvem obras:

    1 - Ventilação totalmente Natural: admissão de ar nas zonas secas (quartos e sala) e extracção nas zonas humidas (casas de banho e cozinha).
    2 - Ventilação Mecanica com VMC de fluxo simples (extracção), com aplicação de bocas de extracção nas zonas humidas, ligação à VMC e colocação de tubagem de exaustão para a rua
    3 - Ventilação Mecânica de Fluxos Cruzados (a mais dispendiosa).

    peça ajuda ao técnico que lhe está a Tratar do Certificado.
  4.  # 4

    Colocado por: fernandoFerreira1 - Ventilação totalmente Natural: admissão de ar nas zonas secas (quartos e sala) e extracção nas zonas humidas (casas de banho e cozinha).

    Isso significa o quê? Uns buracos com grelha nas paredes dos quartos para a admissão? E para a extração?
    Concordam com este comentário: Lubar
  5.  # 5

    Colocado por: mhpintoIsso significa o quê? Uns buracos com grelha nas paredes dos quartos para a admissão? E para a extração?


    nos quartos e sala leva grelhas de admissão de ar. tenho proposto na CX de estore.

    a extracção é feita nas Casas de Banho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
      DSC05978_com_isolamento_acustico.JPG
  6.  # 6

    Colocado por: fernandoFerreiraa extracção é feita nas Casas de Banho.

    Como? Com aqueles extratores banais, tipo os que se vêem muitas vezes embutidos nos vidros das janelas?
  7.  # 7

    Colocado por: mhpintoComo? Com aqueles extratores banais, tipo os que se vêem muitas vezes embutidos nos vidros das janelas?


    Se a ventilação for apenas natural, basta colocar uma boca de extracção no tecto e prolongar a tubagem para a cobertura.

    ou pode meter um extractor electrico.

    ou pode ligar as várias bocas de extracção (das várias casas de banho) numa VMC de fluxo simples.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mhpinto
  8.  # 8

    Estou elucidado. Obrigadíssimo!
  9.  # 9

    a minha ideia é colocar um módulo da fibaro e programar os 3 extractores dos wc's para ligarem x horas pode dia.
    Penso que isso também é aceitável correto?
  10.  # 10

    Colocado por: triviala minha ideia é colocar um módulo da fibaro e programar os 3 extractores dos wc's para ligarem x horas pode dia.
    Penso que isso também é aceitável correto?


    se ainda não comprou os extractores, acho que mais vale investir numa vmc de fluxo simples (extracção) e liga a a um programador horário.
    fica uma solução muito mais silenciosa.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  11.  # 11

    Colocado por: fernandoFerreira

    se ainda não comprou os extractores, acho que mais vale investir numa vmc de fluxo simples (extracção) e liga a a um programador horário.
    fica uma solução muito mais silenciosa.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    não esquecer as grelhas de admissão de ar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  12.  # 12

    Colocado por: jorgealvesnão esquecer as grelhas de admissão de ar.


    Não há nada mais estético que o exemplo do post #5?
  13.  # 13

    Colocado por: triviala minha ideia é colocar um módulo da fibaro e programar os 3 extractores dos wc's para ligarem x horas pode dia.
    Penso que isso também é aceitável correto?

    Veja este:
    https://shelly.cloud/shelly1-open-source/
    Muito mais em conta, e creio que faz tudo que precisa
  14.  # 14

    Aqui há uns 6-8 anos no Algarve num apartamento que fiquei, três adultos tomaram banhos seguidos e não ficou ponta de vapor no espelho ou paredes. Não tinha extrator elétrico mas tinha duas grelhas nas paredes opstas, uma à altura da sanita e outra quase junto ao teto.
    Era por estar calor e tempo seco ou tratava-se um "sistema" de ventilação?
      08-59-08-book_xzqcmr1jvoqyyz4srzc1k9y6gllu.jpg
  15.  # 15

    Colocado por: mandrongoEra por estar calor e tempo seco ou tratava-se um "sistema" de ventilação?
    ambos mas principalmente por estar quente e se calhar muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  16.  # 16

    No meu antigo apartamento era assim e nunca tive problemas com humidades na casa de banho.
  17.  # 17

    Colocado por: Pedro Azevedo78
    Veja este:
    https://shelly.cloud/shelly1-open-source/
    Muito mais em conta, e creio que faz tudo que precisa


    E compatível com smartthings?
  18.  # 18

    Colocado por: trivialE compatível com smartthings?

    Veja se se entende com isto:
    https://community.smartthings.com/t/shelly-wifi-device-integration/137404
    Estas pessoas agradeceram este comentário: trivial
  19.  # 19

    Conheces outro que seja de associação mais direta com o smartthings, e que seja pequeno, pois o espaço na caixa de aparelhagem é pouco
  20.  # 20

    Eu também passei pelo mesmo, e resolvi a situação instalando uns renovadores de ar descentralizados, nos quartos, sala e cozinha.

    Fazem ciclos alternados de extracção de ar, e depois de "insuflação" de ar novo, e ainda têm um permutador de calor e comunicam entre eles.

    Chamão-se VAR60 e são da marca vaillant, renovam 60 m3 de ar por hora.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FJDMC, Hugo_G
 
0.0224 seg. NEW