Iniciar sessão ou registar-se
    • ml21
    • 12 novembro 2018

     # 1

    Viva

    Depois de muita procura e após perceber que na sua generalidade as imobiliárias e os vendedores particulares vivem numa bolha de realidade paralela em relação ao valores que pedem pelas casas, acabei por falar diretamente com um construtor e já fiz o contrato promessa de compra e venda por uma casa que ainda não está totalmente construída. Ficou-me cerca de 30% mais barata que as casas da mesma área, na mesma zona e com a vantagem de ser nova e poder escolher os acabamentos interiores a meu gosto. O construtor tem uma empresa que compra terrenos, faz projetos e constrói as casas, mais de 30 anos de experiência, com feedback excelente e já me mostrou casas dele finalizadas que são exatamente o que eu procurava.
    O que eu gostaria de saber antes mais é se acham este tipo de compra uma boa ideia e o que preciso para fazer o crédito (imagino que o projeto e o contrato) se existe algum banco a que deva dar preferência neste caso e os cuidados que devo ter ao longo do processo. A casa já está em fase de construção com previsão de entrega no próximo ano, ficou acordado o pagamento em tranches de metade do valor à medida que a construção avançar e a outra metade na escritura. No contrato ficou detalhado tudo o que vai ser colocado na casa e os valores limite do material e acabamentos incluídos no orçamento, assim como prazos de construção e pagamentos.

    Desde já obrigado
    • Lupan
    • 12 novembro 2018 editado

     # 2

    Já agora em que zona do país é? Na minha modesta opinião, dependendo do custo da aquisição talvez fosse preferível ter comprado 1 lote e ter iniciado a construção. Mas depende do valor de aquisição pode justificar não ter a trabalheira de se por a construír uma casa...
    No caso do banco não sei se é aplicado crédito à construção, deve ser 1 crédito habitação normal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml21
  1.  # 3

    Quamdo andei à procura de casa, cheguei a pensar e falar com um construtor sobre uma situação igual (casa em construção). No entanto, quando fui aos bancos, o que me disseram foi que teria de ser um crédito habitação comum, pois apesar de estar em processo de construção você só vai comprar a casa depois de estar feita e só pode fazer o empréstimo nessa altura.

    No meu caso, resolvi não avançar, pois como a casa só estaria pronta no final do verão 2019, não sei como vão estar os empréstimos nessa altura (tendo em conta que os bancos já começaram a cortar novamente na atribuição de créditos).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml21
    • ml21
    • 12 novembro 2018

     # 4

    Colocado por: LupanJá agora em que zona do país é? Na minha modesta opinião, dependendo do custo da aquisição talvez fosse preferível ter comprado 1 lote e ter iniciado a construção. Mas depende do valor de aquisição pode justificar não ter a trabalheira de se por a construír uma casa...
    No caso do banco não sei se é aplicado crédito à construção, deve ser 1 crédito habitação normal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ml21


    Vila real. Não encontrei lotes com projetos aprovados na zona que procurava e dentro dos valores que queria. Terrenos ou sem projeto estava fora de questão, tenho dois colegas nessa situação com projetos pendentes há mais de um ano, não ter que me preocupar com nada disso e saber que existem prazos concretos dá me alguma tranquilidade que não teria dessa forma. Pois, eu já tinha feito simulação para crédito habitação mas neste caso não sei se será bem a mesma coisa.
    • ml21
    • 12 novembro 2018

     # 5

    Colocado por: NunoCruzQuamdo andei à procura de casa, cheguei a pensar e falar com um construtor sobre uma situação igual (casa em construção). No entanto, quando fui aos bancos, o que me disseram foi que teria de ser um crédito habitação comum, pois apesar de estar em processo de construção você só vai comprar a casa depois de estar feita e só pode fazer o empréstimo nessa altura.

    No meu caso, resolvi não avançar, pois como a casa só estaria pronta no final do verão 2019, não sei como vão estar os empréstimos nessa altura (tendo em conta que os bancos já começaram a cortar novamente na atribuição de créditos).
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ml21


    Eu já fiz alguma pesquisa e já vi que pelo menos o bpi faz crédito para casas em planta na parte do crédito habitação, os outros não sei, daí ter perguntado. E custa me a acreditar que daqui a um ano os créditos mudem assim tanto.
  2.  # 6

    Colocado por: ml21

    Eu já fiz alguma pesquisa e já vi que pelo menos o bpi faz crédito para casas em planta na parte do crédito habitação, os outros não sei, daí ter perguntado. E custa me a acreditar que daqui a um ano os créditos mudem assim tanto.

    Esses créditos para casas em planta não será a planta/projeto em nome titutal do crédito? Normalmente crédito à construção é já com projeto aprovado na CM em nome do dono de obra... O que deve suceder é você pede crédito habitação normal e começa já a pagar a casa antes dela estar construída, aqui na minha zona tem sido assim, há muita gente a fazer moradias para vender e antes de estarem acabadas já estão à venda...
  3.  # 7

    Diz que comprou 30% mais barato que as casas equivalentes? A um empreiteiro? Grande negócio....
    Quando avançar com a avaliação do banco venha cá dizer o resultado...
    • ml21
    • 12 novembro 2018

     # 8

    Colocado por: BelhinhoDiz que comprou 30% mais barato que as casas equivalentes? A um empreiteiro? Grande negócio....
    Quando avançar com a avaliação do banco venha cá dizer o resultado...


    Não disse que comprei mais barata que a avaliação, comprei foi mais barata que as casas já construídas que estão à venda nas imobiliárias, comparando a zona e as áreas da casa e terreno, isso é um facto, se vale o que pedem ou não, isso já é outra história. Mesmo a casa que comprei estava numa imobiliária, com mais uma comissão bem jeitosa obviamente. Eu sei que é chato para quem trabalha nesse ramo mas não precisei deles para nada e quando pedi ajuda só me souberem dizer que o mercado está mau, não há oferta, subiu tudo de preço e já não há bons negócios como antigamente, enfim, só me mostraram lixo e as casas que estavam em construção nem a localização exata me disseram, com medo que fosse falar diretamente com o empreiteiro, correu-lhes mal, para além de inflacionarem os preços de forma absurda e das comissões, ainda me fizeram perder tempo, com casas que já estavam vendidas.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Lupan
  4.  # 9

    tem capital proprio? ja falou com o empreteiro na possibilidade de só pagar a casa no fim? qual foi a postura e reação do mesmo?

    os bancos emprestam-lhe dinheiro para construção, mas o terreno e o projecto tem que estar em seu nome.....
    Concordam com este comentário: Jpires76, Lupan
  5.  # 10

    Pois a questão é essa, acho que não devia ter feito o cpcv antes de ter tudo claro com os bancos...
  6.  # 11

    Colocado por: ml21após perceber que na sua generalidade as imobiliárias e os vendedores particulares vivem numa bolha de realidade paralela em relação ao valores que pedem pelas casas


    é natural, quem vende quer sempre ganhar dinheiro, quem compra quer sempre poupar dinheiro.

    provavelmente se chegar a vender uma casa, se calhar tb será um dos que pedem 30% a mais.

    o bom disto tudo é que ninguem é obrigado a nada, quem vende pede o preço que bem entender, mas quem compra não é obrigado a aceitar nenhum preço

    o unico problema possivel que pode vir a ter, é que se voce decedir comprar um lote e construir, ai vai ter um fiscal em cima do construtor a impedi-lo de fazer borrada. nos moldes que apresenta fica sem saber se existiu borrada durante a construção ou não.

    no entanto existe muita gente a comprar casa nos moldes que apresenta e são felizes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ml21
    • ml21
    • 12 novembro 2018

     # 12

    Colocado por: loverscouttem capital proprio? ja falou com o empreteiro na possibilidade de só pagar a casa no fim? qual foi a postura e reação do mesmo?

    os bancos emprestam-lhe dinheiro para construção, mas o terreno e o projecto tem que estar em seu nome.....
    Concordam com este comentário:Jpires76,Lupan


    Pois, isso é uma questão que tenho de confirmar (por acaso numa das imobiliárias disseram-me que em alguns bancos é possível), se não conseguir o emprestimo antes da casa estar construída tenho que arranjar o capital de outra forma, felizmente tenho outra alternativa e tempo para tratar disso, só fiz já o cpcv porque achei mesmo uma boa oportunidade e lá está, tenho forma de arranjar o dinheiro se não conseguir o crédito, mas obriga-me a vender imóveis que estão a render, coisa que eu não queria.
  7.  # 13

    Nesse caso tem uma solução, ainda bem... Caso não a tivesse, esta tramado com F....
    • ml21
    • 12 novembro 2018 editado

     # 14

    Colocado por: pauloagsantos

    é natural, quem vende quer sempre ganhar dinheiro, quem compra quer sempre poupar dinheiro.

    provavelmente se chegar a vender uma casa, se calhar tb será um dos que pedem 30% a mais.

    o bom disto tudo é que ninguem é obrigado a nada, quem vende pede o preço que bem entender, mas quem compra não é obrigado a aceitar nenhum preço

    o unico problema possivel que pode vir a ter, é que se voce decedir comprar um lote e construir, ai vai ter um fiscal em cima do construtor a impedi-lo de fazer borrada. nos moldes que apresenta fica sem saber se existiu borrada durante a construção ou não.

    no entanto existe muita gente a comprar casa nos moldes que apresenta e são felizes.


    A questão da fiscalização da obra é de facto importante e o que me manteve mais reticente em fazer o negócio... Vou tentar acompanhar a evolução da obra e já pedi a um amigo engenheiro civil para acompanhar a construção, e como tenho referências muito boas do empreiteiro quero acreditar que vai correr tudo bem, mas nunca fiando.

    Claro que quem vende quer sempre mais dinheiro e o contrário de quem compra, não ponho isso em causa. É preciso é ter noção do ridículo, ver quanto custa o terreno, quanto custa construir a casa e não é meter mais 100 mil euros ou mais só para ter lucro e aproveitar que já não estamos em crise e algum anormal vai pegar nisto ao preço que eu quero. Quando comecei a ver casas no ano passado houve um empreiteiro que me pediu um valor que eu achei absurdo e disse que não tirava nem um cêntimo, que a casa valia isso, entretanto nao vendeu essa casa nem nenhuma e foi à falência e eu rio-me na cara dele quando o vejo na rua.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  8.  # 15

    Colocado por: ml21Vou tentar acompanhar a evolução da obra e já pedi a um amigo engenheiro civil para acompanhar a construção

    O que em boa verdade não servirá de nada.
    Nem você nem o seu amigo podem exigir nada que não esteja contratado.
    Felizmente ainda existem bom empreiteiros, pode ser que esse seja um deles.
    Concordam com este comentário: Lupan
  9.  # 16

    Está aqui um tópico engraçado.
  10.  # 17

    O ser 30% mais barato tem muito que se lhe diga...
    Deste valor, acho que comia 10% na compra...
    O restante...bem, preço dos projetos, taxas taxinhas, ramais, fiscalização da obra, seguro obra, aluguer de casa durante construção, riscos da obra não acabar, os já agora,...
    Não sei se fica assim a ganhar tanto.
    O pessoal olha só para o preço final e esquece o resto...
    • ml21
    • 25 fevereiro 2019

     # 18

    Boas. Já passou algum tempo desde que comecei esta aventura com a casa mas acabei por resolver a situação do pagamento antes da escritura da melhor forma, vou explicar o que se passou que pode dar jeito a alguém no futuro para não cometerem o erro que eu cometi no primeiro cpcv.
    De facto não há nenhum banco que empreste para construção sem o terreno e projeto em nome do próprio, aquilo que eu teria que dar conta como sinal e nos bancos onde fui propuseram-me fazer um crédito pessoal para isso. O único banco que faz crédito habitação antes da casa acabada é o BPI, mas tem que estar já a 60/70%. Falei com o empreiteiro que aceitou mudar os termos do contrato para diminuir o valor do sinal até a casa estar nessa fase de construção, até lá vou pagar do meu bolso.
    Continuo a achar que fiz um bom negocio e todos os bancos se mostraram interessados e tentaram me logo prender lá (já ter pago 15% do valor e ainda dar mais 10% antes do crédito ajuda e muito pelo que percebi) mas lá está, quem não tiver capital próprio para esta fase inicial não se pode meter nestes negócios, aquilo que aconselho é só fazer o contrato com um sinal que possam pagar e acordar o resto só a partir dos 70% de fase de construção, que aí já têm solução.
    Anyway, a casa está a avançar, estrutura toda acabada e início dos interiores para breve.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zed, ADROatelier
    • zed
    • 25 fevereiro 2019

     # 19

    Colocado por: ml21já ter pago 15% do valor e ainda dar mais 10% antes do crédito ajuda e muito pelo que percebi


    Claro, pois isso diminui muito o risco de incumprimento.
    • ml21
    • 7 janeiro 2020

     # 20

    Colocado por: BelhinhoDiz que comprou 30% mais barato que as casas equivalentes? A um empreiteiro? Grande negócio....
    Quando avançar com a avaliação do banco venha cá dizer o resultado...



    Vou resuscitar o tópico porque já tenho avaliação. Dos três métodos do avaliador o mais baixo foi 251.100, a casa custou 180. Posso enviar a avaliação se quiser.

    Eu quero acreditar que ainda há bons negócios e bons empreiteiros, e cada vez mais acho que apanhei os dois.
 
0.0211 seg. NEW