Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Precisamente.

    Colocado por: JoelM

    A televisão paga quem quer/pode, a eletricidade toda a gente precisa dela... Contudo, o pessoal só fica indignado com a bola, se na bola tiver tudo bem o país está bem!
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães
  2.  # 22

    Colocado por: Oliveirafabio
    Isso é uma piada ne?


    Infelizmente é uma realidade.
    Toda a gente sabe indignar-se nas redes sociais, mas sair à rua para bater o pé é que não interessa.
    Desde que o dinheiro chegue para a sporttv, o cafézito e a jola ao final do dia está tudo bem...
    Era a isto que me referia.
    Concordam com este comentário: treker666
  3.  # 23

    Iva mais baixo para taxas de potência mais baixas tem o único objetivo de dividir a população.
    Antes eram os 10 milhões contra o governo a favor da redução do Iva, agora passam a ser 5 milhoes contra o governo e contra os outros 5 milhões.

    A redução de potência contratada nada tem a ver com poupança energética. Seria muito mais positivo por exemplo incentivar o consumo de energia durante a noite quando temos excedente de produção eolica, pois actualmente essa energia é "oferecida" a Espanha.
  4.  # 24

    Colocado por: JoelM

    A televisão paga quem quer/pode, a eletricidade toda a gente precisa dela... Contudo, o pessoal só fica indignado com a bola, se na bola tiver tudo bem o país está bem!
    Concordam com este comentário:Vítor Magalhães


    https://youtu.be/_Du1ytASJCI
    Não sei se já tinham visto lol
  5.  # 25

    Eu tenho 3.45 placa, frigorífico, micro ondas, forno, maq lavar roupa, maq lavar loiça, maq de secar, cafeteira, torradeira, maq café, TV Panasonic, ps4, aquecedor de infra na WC, aquecedor a óleo, maq café, box nos, e lâmpadas roskof, e antes que perguntem, não tenho tudo ligado ao mesmo tempo mas vou gerindo a coisa
  6.  # 26

    Colocado por: Sergio Rodriguesmas vou gerindo a coisa


    Nesta perspectiva o que o ministro disse é verdade. Ele referiu que era por uma questão de "conforto".

    Não deixa é de ser incoerente com outras politicas do governo, nomeadamente o incentivo aos veículos eléctricos e para carregar o carro em casa em vazio, quando para carregar o carro o ideal sejam 20A ou 32A.
  7.  # 27

    Preocupem-se mas é com o consumo, esse é que faz mossa na fatura.
    A diferença mensal no aluguer entre ter 3,45 e 5,75 ou 6,9 é tão pouca que não justifica estar a poupar aqui por míseros trocos para correr o risco de andar a "fritar" os disjuntores.
    Concordam com este comentário: smart
  8.  # 28

    Colocado por: callinasResolvi partilhar.
    https://www.dinheirovivo.pt/economia/pagar-menos-pela-luz-familias-tem-de-baixar-potencia-contratada-diz-governo/?utm_source=dinheirovivo.pt&utm_medium=recomendadas&utm_campaign=afterArticle
    Estas pessoas agradeceram este comentário:tozepalma


    É o que eu tenho.

    Moradia, máquina de lavar a roupa, máquina de lavar a loiça, luzes é tudo leds ou economizadoras, microondas, forno electrico e até agora sem qualquer problema. Já agora, mudamos de roupa todos os dias, tomamos banho todos os dias, usamos o forno quase todos os dias.
  9.  # 29

    deve haver aqui muito boa gente com by pass e desconhece, ou entao ha milagres...

    com 6.9 e o piso todo ligado (em aquecimento) tenho que ter algum cuidado com o que ligo extra... por exemplo se ligar o forno pufas... vai abaixo!

    como é que ha aqui malta com ares condicionados, termoacumulador, placa electrica etc etc etc e funciona tudo sem problemas?

    e que raio de conforto é esse que tenho que andar a desligar uns equipamentos para poder ligar outros? conversa da treta..... como alguem disse estão-se a focar naquilo que eles querem e a desviar do problema de fundo!
    Concordam com este comentário: eu
  10.  # 30

    Eu não tenho Piso radiante, de resto o fogão é a gás mas o forno é eléctrico. Tenho um esquentador, de resto é como escrevi acima.
  11.  # 31

    E o iva reduzido no imposto da taxa são 2€/mês... Peanuts.
    • eu
    • 16 novembro 2018

     # 32

    Por acaso, gostava de saber que será a potência contratada em casa do Ministro...
  12.  # 33

    Colocado por: euPor acaso, gostava de saber que será a potência contratada em casa do Ministro...

    lol
  13.  # 34

    Não é o piso radiante apoiado a BC que lhe dá cabo da potência contratada de 3,45.
    Ao longo do dia não tenho picos acima de 3,45 excepto hora de almoço ou jantar.
  14.  # 35

    Colocado por: callinasNão é o piso radiante apoiado a BC que lhe dá cabo da potência contratada de 3,45.

    Não mas anda lá perto.
    Quanto consome a bomba... 2kw?
    Já esta metade dos 3,45. Fogão e forno eléctrico...
  15.  # 36

    Vocês compram energia chinesa e é por isso que tem que contractar potencias elevados. Os espertos compram electricidade europeia e como é de melhor qualidade não precisam contratar potencias elevadas. O barato sai caro. :-)
  16.  # 37

    eu para não ser comido...só gasto 5 euros de cada vez
    portanto muitas vezes..
    e estou em negociações para fornecimento de electricidade em pó
    2 contentores
    se alguém estiver interessado....
    iva a 6%
    • hangas
    • 16 novembro 2018 editado

     # 38

    Colocado por: BricoleiroA diferença mensal no aluguer entre ter 3,45 e 5,75 ou 6,9 é tão pouca que não justifica estar a poupar aqui por míseros trocos para correr o risco de andar a "fritar" os disjuntores.



    Não é assim tão pouco:

    Tarifa de venda a clientes em BTN <= 20,7kVA (tarifa regulada)

    Potência: kVA €/dia

    3,45: 0,1621
    4,60: 0,2106
    5,75: 0,2589
    6,90: 0,3072
    10,35 0,4521

    Cada escalão aumenta em média 25% Em média porque entre os 3.45 e os 4.60 são 31%
    Concordam com este comentário: pauloagsantos
    • smart
    • 16 novembro 2018 editado

     # 39

    hum...
    mas
    de 3.45 para 6.9 kva são cerca de 14 cts dia...
    4.20 mês mais iva....
    justifica-se tanta abordagem ao preço e cuidados acrescidos/limitações na utilização de aparelhos pelos 5 euros?
    se cancelar o contrato em casa, poupo mais...
    estamos a comparar de 3.45 para 6.9....o que não faz sentido, pq quem quer reduzir penso que para não ter limitações no uso, apenas o fará num escalão e aí, o valor de poupança são menos de 2 euros de escalão para escalão, eplo que penso que esta poupança e a imbecilidade do ministro não faz qualquer sentido.
    sentido faz, nós cidadãos exigirmos 6% de IVA na electricidade por ser um bem de necessidade primário, como são tributados muitos da mesma natureza pela AT
    o resto são manobras para ocupar TV ou a concretização/demonstração da ignorância/competência ministerial de São Bento...
    a energia em si tem preços semelhantes...
    Concordam com este comentário: eu, Bricoleiro
    • hangas
    • 16 novembro 2018 editado

     # 40

    Colocado por: smartde 3.45 para 6.9 kva são cerca de 14 cts dia...
    4.20 mês mais iva...


    Percebo o que quer dizer. Em termos absolutos não é muito dinheiro. Mas numa factura de 30-40, esses 5 em percentagem são uma fatia considerável.
    Ainda por cima estamos a falar de 7 escalões com intervalos muito pequenos, porque não apenas 3, baixo, medio e alto?

    Já acho ridículo uma tarifa com base na potência quando isto é no final do dia é apenas um instrumento financeiro para a EDP. ( Nem sequer é usado verdadeiramente para o planeamento de capacidade.)
    Mas mais ridículo acho ainda IVA diferenciado para um mesmo serviço. Com base num escalão arbitrário. E penso da mesma forma com o IVA dos espectáculos embora seja contra as touradas. Se o espectáculo é em local permanente é uma coisa, se não é outra, mas mesmo sendo permanente se for tauromaquia então já não se aplica.
    Não podemos é ter uma fiscalidade tão complexa e cheia de exclusões e casos especiais.
    Concordam com este comentário: Paramonte, eu
 
0.0220 seg. NEW