Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    sou novo nestas bandas e necessitava da vossa opinião, a minha casa é bastante antiga, de 1954, quando a mesma foi construida o WC tinha uma janela para o exterior, no entanto os antigos donos decidiram fazer um anexo para o lado onde a janela está virada, basicamente uma marquise, com janelas em todo o redor mas como é uma area grande acabou por ficar a nossa sala. A casa não tem placa é teto é feito de madeira. O que sucede é que o WC não tem forma de respirar, e agora no inverno sempre que se toma banho fica uma certa condensação na sala por causa do banho, ficando os vidros cheios de humidade, tenho dessa forma de abrir as janelas ficando então a sala fria ou se chuver não posso abrir e lá ficam os vidros todos humidos. A minha ideia passa por montar uma ventax/extrator de furmo(não sei qual o nome correto) ou uma chaminé rotativa, no entato o WC não tem entrada de ar de forma a cirular o ar e então isto faz-me levantar algumas questões:
    se for a chaminé rotativa está sempre a puxar o ar, fazendo com que puxe o ar das portas da rua e janelas certo? tornando a casa mais fria, no entanto no verão é capaz de ajudar uma vez que o ar está sendo renovado, uma vez que o ar quente é mais leve.
    se for apenas ventax funciona apenas quando a meto a trabalhar, mas a questão coloca-se na mesma, vai puxar o ar da rua de forma o de dentro ser renovado certo? mas apenas na altura em que o ligo

    A cozinha ao lado do WC tem chaminé, mas não é o suficiente para a condensação ser retirada. Seria boa ideia montar tambem na chaminé da cozinha uma chaminé rotativa?

    podem ajudar-me a encontrar a melhor solução

    Obrigado
  2.  # 2

    Ninguem consegue ajudar?
  3.  # 3

    Eu colocaria ventilação forçada em ambos os locais.

    No WC com um ventilador, que ligue por exemplo sempre que liga a luz.
    Na cozinha um exaustor.

    O ar vai ser sempre sugado das outras divisões... Pelas portas/janelas etc... A casa tmb têm que "respirar"...
  4.  # 4

    Estou longe de ser perito mas, até onde entendo aquilo a que se está a referir quando fala em chaminé rotativa, o volume de ar extraído deve estar longe de ser o suficiente para lhe arrefecer a casa ao ponto de se notar.

    Mesmo que entre algum frio, essa opção será sempre melhor em termos de salubridade e de preservação da casa do que a de manter a humidade dentro de casa.

    Se quiser controlar melhor o ar que entra e sai de casa, e tiver uns trocos para gastar, faça uma pesquisa aqui no fórum por VMC.
  5.  # 5

    o que me referia era uma girandola, a VMC parece uma excelente solução mas não tenho t€mpo para isso neste momento, instalei recentemente um ar-condicionado se tivesse visto melhor, mudava-me para o VMC, até pk a instalação seria extremamente facil, uma vez que o teto da casa é todo em madeira menos a sala e economizava eletricidade.
  6.  # 6

    Colocado por: hnogueiraEu colocaria ventilação forçada em ambos os locais.

    No WC com um ventilador, que ligue por exemplo sempre que liga a luz.
    Na cozinha um exaustor.

    O ar vai ser sempre sugado das outras divisões... Pelas portas/janelas etc... A casa tmb têm que "respirar"...


    Exato, por isso é que abro bastante as janelas, mas a minha duvida é o que seria de facto melhor, se uma girandola se ar forçado, na cozinha sim, vou colocar um exautor, a minha duvida é mesmo o WC.
 
0.0118 seg. NEW