Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: civismoLi algures que construir próximo de linhas férreas pode não ser o mais saudável, por causa do amianto dos travões dos comboios.. alguém confirma?


    Não é o amianto pela razão descrita e bem pelo RCF, é limalha de ferro e é isso que a longo prazo a inalar não é muito positivo.
  2.  # 22

    Colocado por: RCFOs travões dos comboios é ferro contra ferro… sem amianto.


    Actualmente já não, pelo menos desde que houve regulamentação.
    Mas historicamente já se usou amianto como retardante de fogo nos travões de comboios e outra maquinaria pesada.
  3.  # 23

    Colocado por: desofiapedroNão é o amianto pela razão descrita e bem pelo RCF, é limalha de ferro e é isso que a longo prazo a inalar não é muito positivo.


    É capaz até de ser menos nocivo que viver perto de uma avenida movimentada e respirar micro partículas de borracha e sílica dos pneus dos carros - que se libertam mais facilmente. (já nem vou aos gases de escape)
    Concordam com este comentário: desofiapedro, trans, ricardo.rodrigues
  4.  # 24

    Colocado por: hangas

    É capaz até de ser menos nocivo que viver perto de uma avenida movimentada e respirar micro partículas de borracha e sílica dos pneus dos carros - que se libertam mais facilmente. (já nem vou aos gases de escape)


    Só ajudei o RCF a retificar a coisa do amianto nos travões, relativamente ao tópico tirando o ruído, poluição (aquelas locomotivas ainda a gasoil) e possivel trepidação não vejo mais problemas em viver perto da linha do comboio. Se for perto de uma estação até vejo vantagens.
    Concordam com este comentário: hangas
    • RCF
    • 16 novembro 2020

     # 25

    Colocado por: hangasActualmente já não, pelo menos desde que houve regulamentação

    o carril continua a ser em ferro (aço) e os rodados igualmente em ferro. Por isso, quando trava, "é ferro contra ferro"...
    Concordam com este comentário: hangas
  5.  # 26

    Colocado por: RCFo carril continua a ser em ferro (aço) e os rodados igualmente em ferro. Por isso, quando trava, "é ferro contra ferro"...


    Certo, mas a questão entendo que seria sobre os travões em si.
    As sapatas nas rodas, ou nos mais recentes as pastilhas dos discos. Que era onde se usava o amianto como componente do material de fricção. Inclusive nos carros.
    A marca Ferodo foi inclusive alvo de uma condenação negar usar quando já era proibido.
  6.  # 27

    Boa tarde,

    Recupero este tópico porque estou a ponderar construir casa nas proximidades de uma linha de comboio. Apesar dos alertas para a questão de saúde, não é tanto essa a minha preocupação, mas sim a questão de ruído e de estabilidade da construção.

    Será que com boa construção, bom isolamento de lã de rocha e boas janelas, conseguirei efectivamente ter silêncio dentro de casa?

    Por outro lado, será que com o tempo e vibrações a casa não irá sofrer? O que me dizem é que todas as casas mais tarde ou mais cedo ficam com rachadelas, mas será que poderão ser potenciadas por uma linha de comboio nas proximidades?

    Agradeço todas as opiniões.
  7.  # 28

    Eu sinceramente evitava construir ao lado da linha do comboio, pode ate conseguir ate uar o ruido mas isso tera um custo, e esse investimento nao serve de nada se tiver uma porta ou janela aberta por exemplo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zecoimbra
  8.  # 29

    Na verdade não estou propriamente preocupado com o custo mas sim se as soluções que existem têm minimamente alguma eficácia visível.

    Tanto no isolamento da construção, que pelo que percebi poderá ficar cerca de 20% mais caro, mas também no isolamento do perímetro do terreno com barreiras acústicas (aqui existem para todos os preços, mas perfeitamente aceitáveis).

    Mas vejo soluções de barreiras que falam em cortar 3db e outras 10db, e outras com 30db de insonorização, o que já me parece muito bem.

    O que estou a assumir, é que construir perto de ferrovia será o mesmo que construir perto de uma rodovia de muito movimento na cidade, onde a passagem de veículos será constante e por isso o problema (ruído), será o mesmo.
  9.  # 30

    zecoimbra. Se for permitido a construção na zona que fala, Essas soluções terá de discutir com o arqutiecto e com o projectista da acustica.
    Logo à partida o edificado estará situado numa zona Sensivel e poderá ser necessario estudos acusticos suplementares.

    Tem a certeza que pode lá construir, nesse terreno?
    Já consultou a carta de ruido? As plantas de ordenamento e condicionantes do PDM? O terreno está dentro ou fora da zona de protecção à linha férrea? zonas non aedificandi.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zecoimbra
    • RCF
    • 21 julho 2021

     # 31

    Colocado por: zecoimbraBoa tarde,

    Recupero este tópico porque estou a ponderar construir casa nas proximidades de uma linha de comboio. Apesar dos alertas para a questão de saúde, não é tanto essa a minha preocupação, mas sim a questão de ruído e de estabilidade da construção.

    Será que com boa construção, bom isolamento de lã de rocha e boas janelas, conseguirei efectivamente ter silêncio dentro de casa?

    Por outro lado, será que com o tempo e vibrações a casa não irá sofrer? O que me dizem é que todas as casas mais tarde ou mais cedo ficam com rachadelas, mas será que poderão ser potenciadas por uma linha de comboio nas proximidades?

    Agradeço todas as opiniões.

    O que não falta, de norte a sul do país, são construções próximas da linha do comboio. Um exemplo é o Parque das Nações, em Lisboa, onde não param de construir prédios (de luxo) próximo da linha de comboio.
    Há materiais e métodos construtivos para atenuar o efeito da passagem dos comboios. Para os eliminar, duvido. Mas, para atenuar substancialmente, ao ponto de se tornar os prédios perfeitamente habitáveis, com certeza que sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zecoimbra
  10.  # 32

    Colocado por: Pedro Barradaszecoimbra. Se for permitido a construção na zona que fala, Essas soluções terá de discutir com o arqutiecto e com o projectista da acustica.
    Logo à partida o edificado estará situado numa zona Sensivel e poderá ser necessario estudos acusticos suplementares.

    Tem a certeza que pode lá construir, nesse terreno?
    Já consultou a carta de ruido? As plantas de ordenamento e condicionantes do PDM? O terreno está dentro ou fora da zona de protecção à linha férrea? zonas non aedificandi.


    Obrigado pela opinião. Sim, é possível construir, tendo em conta que é um loteamento aprovado pela câmara e já tem moradias construídas ao lado e na mesma distância à linha.

    Estudo acústico e afins, com parede que faça barreira de som, já estou à espera. Partilhei aqui na lógica de poder conseguir obter relatos de experiência na primeira pessoa de quem possa ter construído perto de linhas férreas ou rodovias com muito movimento, e se as eventuais solução usadas satisfazeram.
  11.  # 33

    Assim sendo já perguntou aos seus futuros vizinhos como é que tem e qual o desempenho?

    Reforce com os projetistas essa situação e preocupação acrescida com o ruido.
  12.  # 34

    Colocado por: RCF
    O que não falta, de norte a sul do país, são construções próximas da linha do comboio. Um exemplo é o Parque das Nações, em Lisboa, onde não param de construir prédios (de luxo) próximo da linha de comboio.
    Há materiais e métodos construtivos para atenuar o efeito da passagem dos comboios. Para os eliminar, duvido. Mas, para atenuar substancialmente, ao ponto de se tornar os prédios perfeitamente habitáveis, com certeza que sim.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zecoimbra


    Pois, de facto é o que tenho visto...mas nunca vivi perto de algo "barulhento".

    Nas soluções de construção já vi que a Leca parece ter bons blocos de protecção acústica para a construção e com isolamento exterior em lã de rocha, deve ficar bastante bem isolado.

    A questão que mais preocupa é o uso do quintal tendo em conta que na rua é mais difícil conseguir um bom isolamento, e desconheço opiniões de barreiras de som. Pelo que vi, os painéis barreiras, são extremamente caros para uma solução de vedar completamente um terreno, com preços na ordem dos 180€m2. Mas em blocos soundconfort da Leca fica a cerca de 24€m2 (material). Mesmo sendo muito mais caro do que vedação com muros de blocos simples, por 24€m2 x 100m lineares x 2m altura (contas por grosso e no terreno todo, o que nunca acontecerá), dá perto de 5 mil euros, o que já considero aceitável.

    Mais opiniões sobre soluções de protecções acústicas no exterior?
  13.  # 35

    Colocado por: zecoimbrablocos soundconfort

    Isso não é para utilizar como barreira acustica. não invente.


    Pode aplicar vegetação como atenuante / barreira acustica aos sons aéreos.
    Pode a´te meter lá paineis tipo AE e aquilo não fazer nada, porque o som tem um comportamento tal que se propaga atraves de outros vectores. O som é um assunto complicado de resolver.

    PAra já faça a casa, reforçe o maximo que puder em termos de isolamento aos sons aéreos. Quanto aos vibraticos, veja se eles existem/ incomodam, fale com os vizinhos. O tipo de solos influencia a propagação ou não das vibrações, o tipo de linha férrea, etc...
    Is+te para ser estudado caso a caso.

    Se necessitar mais tarde faz um upgrade acústico ao seu logradouro. ou juntam-se todos para exigir a instalação de barreiras acusticas por parte da IP.
  14.  # 36

    Colocado por: Pedro Barradas
    Isso não é para utilizar como barreira acustica. não invente.


    Pode aplicar vegetação como atenuante / barreira acustica aos sons aéreos.
    Pode a´te meter lá paineis tipo AE e aquilo não fazer nada, porque o som tem um comportamento tal que se propaga atraves de outros vectores. O som é um assunto complicado de resolver.

    PAra já faça a casa, reforçe o maximo que puder em termos de isolamento aos sons aéreos. Quanto aos vibraticos, veja se eles existem/ incomodam, fale com os vizinhos. O tipo de solos influencia a propagação ou não das vibrações, o tipo de linha férrea, etc...
    Is+te para ser estudado caso a caso.

    Se necessitar mais tarde faz um upgrade acústico ao seu logradouro. ou juntam-se todos para exigir a instalação de barreiras acusticas por parte da IP.


    Não sou eu que estou a inventar, é o fabricante que o diz... Está a dizer que o fabricante não indica uma boa utilização para os materiais que vende? Ou está a dizer que não funcionam? Na prática é mesmo o testemunho de clientes que procuro, no sentido de perceber se vale o investimento.

    Eu sei que tudo o que se faça é apenas para mitigar o ruído, nada resolve a 100%. Mas existirem soluções, por imperfeitas que sejam, que realmente façam a diferença..óptimo.

    Produto
    Parede/barreira acústica Soundcomfort


    https://www.leca.pt/pre-fabricacao/paredebarreira-acustica-soudconfort
    • RCF
    • 21 julho 2021

     # 37

    Colocado por: zecoimbraMais opiniões sobre soluções de protecções acústicas no exterior?

    árvores
    uma barreira de árvores de folha permanente e densa faz um bom efeito e fica bem na paisagem
    Concordam com este comentário: zecoimbra
  15.  # 38

    Colocado por: RCF
    árvores
    uma barreira de árvores de folha permanente e densa faz um bom efeito e fica bem na paisagem
    Concordam com este comentário:zecoimbra


    Também pensei nisso, mas li opiniões que as árvores acabam por "espalhar" mais o som, e que barreiras "estanques", isto é, muros bem montados, seriam mais eficazes.

    Inicialmente fiquei assustado com preços, pois uma coisa é gastar 5k em muros com a solução da Leca e outra coisa é gastar muito mais com painéis préfabricados.

    A solução das árvores á atractiva pelo efeito estético, mas ainda demorarão uns bons anos a crescer... a não ser que junte dois em um. Muro barreira e escolher um tipo de árvore adequado e esperar que cresça...
  16.  # 39

    Colocado por: zecoimbraEu sei que tudo o que se faça é apenas para mitigar o ruído, nada resolve a 100%. Mas existirem soluções, por imperfeitas que sejam, que realmente façam a diferença..óptimo.


    Serve para absorção acústica, em espaços amplos interiores. Controlo da reverberação, essencialmente.
    São soluções que tem de ser estudadas e ensaiadas com modelos para saber se tirará algum benefício.
    • RCF
    • 21 julho 2021

     # 40

    Colocado por: zecoimbraA solução das árvores á atractiva pelo efeito estético, mas ainda demorarão uns bons anos a crescer... a não ser que junte dois em um. Muro barreira e escolher um tipo de árvore adequado e esperar que cresça...

    é o ideal
    mas, tem de ter atenção às restrições existentes na proximidade da via-férrea. A via férrea tem uma zona de proteção (zona non aedificandi), onde não pode construir nada, nem plantar árvores. Essa zona é, no mínimo, de 10 metros após o limite do terreno ferroviário.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zecoimbra
 
0.0245 seg. NEW