Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite!
    Gostaria de saber a opinião de entendidos se tivessem em casa uma Única área como a indicada virada a sul em terras quentes (Algarve) e com possibilidade do resto da casa aproveitar a iluminação deste espaço de 30m².
    - tipo de vidro e caixilharia
    - porta(s) ou janelas de correr?

    Sendo casa com pequeno jardim a minha ideia é colocar vidro fixo por cima (90cm) e a área com portas de correr (6 no total

    Obrigado!!
  2.  # 2

    Colocado por: Jfmartinscomo a indicada

    Onde?

    Colocado por: Jfmartins- tipo de vidro e caixilharia
    - porta(s) ou janelas de correr?


    Isso é casa de férias ou de habitação permanente?
    Se for de férias deve safar-se bem com janelas de correr. Mas porreiro, porreiro era meter umas janelas em harmónio para poder abrir isso completamente.
    Se for habitação permanente eu preferiria janelas osciloparalelas (janelas de correr que isolam como as de batente) ou então de batente, para segurar melhor o calor no inverno.

    Em qualquer dos casos, caixilharia seria sempre em PVC (mais barato) ou alumínio com corte térmico (mais caro, mas com aros mais discretos). Sendo um vão virado a sul, que presumo não tenha sombreamento, a aposta óbvia será em vidros de proteção solar, aos quais eu acoplaria ainda uns estores pelo exterior para não tornar isso numa estufa.
    Para além disso, no que se refere aos vidros, depende daquilo que pretende em termos de segurança e isolamento acústico, para o que poderá ponderar vidro laminado. Não precisando disso, peça só vidros duplos com espaçamento de 14 mm (há quem diga que vale a pena pedir mais há quem diga que não) e gás entre vidros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jfmartins
  3.  # 3

    A indicada no tema, os tais 5 por 3!

    De facto é para habitação permanente. Inicialmente queria o que referiu, abrir a área completamente mas já percebi que o isolamento era zero.

    Osciloparalelas: não conhecia o conceito! é interessante. A nível de manutenção, existem muitos problemas a longo prazo?
    Vou procurar valores, muito obrigado!!
    As de batente refere-se às oscilobatente certo? Aí já teria que ficar no máximo uma porta fica diferente.

    Em princípio vou colocar uma pergola exterior!
    Atenção embora esteja a sul, só recebe luz solar direta até cerca do meio dia no verão. Será mesmo necessário vidro solar?!

    O isolamento acústico penso não ser relevante para o caso uma vez não havendo estrada, apenas vizinhos não barulhentos :)

    Muito obrigado
    •  
      mhpinto
    • 21 novembro 2018 editado

     # 4

    Colocado por: JfmartinsOsciloparalelas: não conhecia o conceito! é interessante. A nível de manutenção, existem muitos problemas a longo prazo?

    Até onde sei, se tiver o cuidado de optar por ferragens decentes, dará tantos ou tão poucos problemas que os outros tipos de janelas.

    Colocado por: JfmartinsVou procurar valores, muito obrigado!!

    Desde já aviso que é algo mais caro que de correr ou em batente. Mas a meu ver vale completamente o investimento. Na minha futura casa, tudo o que é vão com mais de uma folha vai ser osciloparalelo.


    Colocado por: JfmartinsAs de batente refere-se às oscilobatente certo

    Se quiser optar (e pagar) por oscilobatente, sim, é isso. Mas pode ser de batente sem a vertente "oscilante".

    Colocado por: JfmartinsEm princípio vou colocar uma pergola exterior!
    Atenção embora esteja a sul, só recebe luz solar direta até cerca do meio dia no verão. Será mesmo necessário vidro solar?!

    Nessas condições, talvez não precise vidro solar. A si lhe cabe avaliar isso. Ao mesmo tempo, se vai meter pérgola, mesmo que comece a achar que está a levar com muito calor, é só questão de meter uns panos ou outra coisa na pérgola para sombrear, coisa que provavelmente irá precisar de qualquer forma para se poder sentar debaixo dela! :) A minha sugestão é que, meta o que meter, que seja amovível, para poder deixar o sol aquecer o espaço no inverno. É o que eu vou fazer também num dos meus vãos a sul.

    Colocado por: JfmartinsO isolamento acústico penso não ser relevante para o caso uma vez não havendo estrada, apenas vizinhos não barulhentos :)

    Assim sendo, e se a segurança não é coisa que o preocupe, pode optar por solução mais simples de vidro duplo com 14 mm de espaçamento. Se houvesse ruído, o mínimo seria 4-14-6. Não havendo, creio (convém confirmar) que se pode ficar por uns vidros com 4-14-4. Eu vou meter 6-14-44.1, mas no meu caso o ruído e a segurança são algo a ter em conta.
 
0.0126 seg. NEW