Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todos

    Quero agradecer pela partilha das várias experiências com instalações de recuperadores de calor, em especial ao Flaviano742, ao fsilva106 e ao sr Jorge Alves. Acredito que ajudaram muitas pessoas, especialmente aquelas que pensavam não haver solução, ou simplesmente, não valer a pena o trabalho.

    A minha situação atual é a seguinte:
    - moradia com 2 pisos e aproveitamento do sotão;
    - recuperador de calor, sem ventiladores (fig recuperador);
    - hotte revestida (muito mal mesmo!) com lá de rocha e película de alumínio;
    - ventilador de extração de ar quente da hotte de 600m3/h, localizado no sótão e que distribui para 3 divisões + 2 saidas que estão fechadas no sotão;
    - 1 grelha de descompressão na hotte na sala (fig lateral)
    - sem qualquer entrada de ar exterior para a hotte (não vou conseguir passar nenhum tubo!);
    - o ar da hotte é renovado com o ar que entra por baixo do recuperador (fig recuperador)
    - a sala vai aquecendo..., mas devido ao fraco isolamento da hotte e quando liga o ventilador do sotão, suga também ar quente da sala, dificultando o aquecimento. Felizmente não há fumo a sair nas divisões aquecidas!

    O que pretendo, e é aqui que peço a vossa ajuda:
    - vou colocar AC nas 3 divisões onde tenho as saídas de ar quente, e também na cozinha;
    - assim, pretendia canalizar o ar quente para o piso RC, nomeadamente para o hall/vestíbulo, de modo a evitar o choque térmico quando se sai da cozinha ou da sala (fig planta);
    - vou começar por abrir a parte posterior da hotte, por onde vai sair a lá de rocha velha; a abertura será cerca de 70*90cm, para conseguir entrar dentro da hotte;
    - estava a pensar em colocar na mesma lã de rocha, mas desta vez, feito à minha maneira, ou seja, toda ela encostada às paredes e unida com fita de alumínio;
    - colocar um tubo para ligar ao ventilador novo (talvez de 250m3/h) que iria ficar na divisão ao lado, por baixo do vão das escadas, conforme figura da planta, para extração de ar quente;

    As dúvidas:
    - a atual grelha de descompressão, está bem localizada? O ventilador não irá continuar a aspirar uma mistura de ar quente da hotte e ar mais frio da sala, como acontece atualmente, ainda que o novo vá ser menos potente?
    - seria útil deixar uma entrada de ar na parte posterior da hotte, onde irei fazer a abertura?
    - seria igualmente útil deixar uma entrada de ar para a hotte vinda do hall, que será sempre uma divisão mais fria que a sala? Tenho noção que o ar quente vai subir como uma flecha em direção ao sótão…
    - em vez de colocar um ventilador de extração, colocar um de insuflação? Ou os dois?
    Desde já agradeço as sugestões.

    Cumprimentos,
      recuperador.jpg
      planta RC.jpg
      vista lateral e posterior.jpg
      vista frente.jpg
  2.  # 2

    Estou também a pensar empurrar o ar mais frio do sótão para dentro da hotte, e assim fazia circulação de ar, através do ventilador de extração que tenho no sótão, invertendo o sentido do ar. Que acham também desta solução?

    Cumprimentos,
 
0.0087 seg. NEW