Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Gostava de saber a vossa opinião relativamente à recuperação de paredes interiores duma moradia de 200m2 que comprei recentemente de 1958.
    Apesar de demolir 30m de paredes antigas e fazer 20m de paredes novas, há muitas áreas que se vão manter iguais.
    As paredes antigas são de alvenaria e gesso por cima, mas o que me preocupa é o gesso de 60 anos que se começa a esfarelar. Deram-me algumas opções, quais delas acham a mais indicada?
    1. Gesso projectado sobre o existente
    - Mais rápido e barato; esfarela mais facilmente e não se se adere tão bem ao anterior; fissura mais facilmente? Microfissuras?
    2. Picar o gesso atual e emassar com cimento
    - Mais caro, mais moroso
    3. Aplicação de rede 150gr de fibra colada a cimento cola para depois fazer o respectivo emassamento com massa fina para dar o acabamento estanhado
    - Mais caro, se calhar mais resistente
    4. aplicação de gesso cartonado
    - opção que menos me atrai...
    5. Aplicação de Pladur por toda a casa
    - Vantagem de rodapés embutidos, maior eficiência térmica, menor resistência a choques; não me incomoda o barulho a choco.

    Quanto ao exterior, estou a pensar em Capoto de 60mm e telhado retirar telhas antigas e barrotes e colocar Roofmate 60mm + Onduline + Telha CS.
    Piso R/C, disseram-me para impermeabilizar com tela giotêxtil, malha sol, fazer chão com massa areia e cimento com hidromegão - será necessário isso tudo?
    Que tipo de pavimentos a imitar madeira estão atualmente a utilizar Estava a pensar num vinílico.

    Gostaria de saber a vossa experiência e o que me recomendariam.

    No R/C não atualmente nenhuma divisória, apenas um pilar central e as escadas.
    Um abraço.
  2.  # 2

    eu arranjava um arquitecto para o orientar nessas opções técnicas.. custa dinheiro, mas pelo menos teria mais confiança na tomada de opções mais acertivas e sem duplicção de gastos...
    .aliás com tantas alterações, já precisa de projectos na câmara.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro Barradaseu arranjava um arquitecto para o orientar nessas opções técnicas.. custa dinheiro, mas pelo menos teria mais confiança na tomada de opções mais acertivas e sem duplicção de gastos...
    .aliás com tantas alterações, já precisa de projectos na câmara.


    Não vou mexer nem em fachada nem na volumetria, não necessita de licenciamento nem projecto, são obras de reabilitação, alteração ou conservação no interior das casas.
    Já tive arquitecto a acompanhar inicialmente mas não me atraiu a ideia, pouco recetivos a mudanças e ideias do proprietário.
    A obra será acompanhada por engenharia civil.
  4.  # 4

    Colocado por: jogupintoA obra será acompanhada por engenharia civil.

    Então e o que a engenharia civil lhe recomenda acerca das suas questões/ dúvidas!?

    A tela geotextil não impermeabiliza... nem nada do que mencionou para a constituição do piso térreo...
    Acho que anda equivocado com uma série de coisas... talvez por isso tenha havido atrito com o arquitecto. Arranje outro.
    Paredes em alvenaria portante.. necessitam de alguns cuidados especiais...
    PS: nos desenhos as paredes que não são alteradas/ existentes, não mete a verde.. fica da cor oriinal ( presumo seja o azul clrinhao)senão é uma confusão. na leitura das sobreposições.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  5.  # 5

    Colocado por: Pedro Barradas
    Então e o que a engenharia civil lhe recomenda acerca das suas questões/ dúvidas!?

    A tela geotextil não impermeabiliza... nem nada do que mencionou para a constituição do piso térreo...
    Acho que anda equivocado com uma série de coisas... talvez por isso tenha havido atrito com o arquitecto. Arranje outro.
    Paredes em alvenaria portante.. necessitam de alguns cuidados especiais...
    PS: nos desenhos as paredes que não são alteradas/ existentes, não mete a verde.. fica da cor oriinal ( presumo seja o azul clrinhao)senão é uma confusão. na leitura das sobreposições.


    As imagens estavam trocadas. Não tenho as finais.
    Os atritos com o arquitecto não se prenderam sequer com materiais, apenas com disposições de divisões.
    Curiosamente o eng. recomendou gesso projectado, mas já vi em casa de amigos caírem pedaços de 40 ou 50cm ao pregar um prego... Não pretendo que fique impermeabilizado, nem tenho necessidade disso. Só pretendo é que fique bem isolado e não tenha perdas térmicas. Nada que cortiça debaixo de um qualquer piso não resolvesse.
  6.  # 6

    Colocado por: jogupintorecomendou gesso projectado, mas já vi em casa de amigos caírem pedaços de 40 ou 50cm ao pregar um prego

    Realmente obras bem executadas!!!


    Colocado por: jogupintoNada que cortiça debaixo de um qualquer piso não resolvesse.

    Há materias MUITO mais economicos, mais adequados e mais eficientes para uma mesma espessura...

    Colocado por: jogupintoNão pretendo que fique impermeabilizado, nem tenho necessidade disso.

    Tem a certeza!!!?, com paredes com salitre..e rebocos/ estuques a esfarelaremm... tem a certeza!?
  7.  # 7

    Pedro, já percebi que é arquitecto e que me está a dar uma lição de materiais.
    Se quiser contribuir para a correcta discussão do caso, agradeço. Senão peço que se abstenha de comentários.
    Há muita coisa que não sei e muita que sei, disto sei pouco e não quero ser enganado. Se são bem executadas ou não não faço ideia.

    Se opero alguém e me morre, não estou à espera que a mulher me bata palmas cá fora com esse tom sarcástico a dizer "Realmente obra bem executada!!!".
    O que pode ser expectável de alguém com conhecimento superior ao que disponho neste momento, como é o seu caso, é:

    Análise 1: "Caiu o reboco? Não é comum, esse tipo de aplicação dura X tempo, se bem executada, se calhar se tivesse sido picado antes isso não acontecia. Ou outro tipo de revestimento teria sido mais aconselhado"

    Análise 2: "Se ponderar um material tipo X, ou Y ou Z se calhar, no local onde mora tal, poderá ser uma opção a ser tomada em conta."

    Análise 3: "Talvez seja de reconsiderar a ideia, a impermeabilização poderá ser importante, as casas dessa altura têm salitre, materiais a esfarelarem."

    Há uma coisa que se chama boa educação. Eu vim aqui perguntar porque me falaram em 3 opções (2 amigos Eng. civis e 1 prima arquitecta) e eu pouco conhecia as que existiam - para tudo há várias opções e a vertente económica vs durabilidade deve ser algo a ser tomado em conta. E para me poder comprometer com alguém, porque as obras ainda nem sequer começaram tão pouco nem foram adjudicadas a ninguém, tenho de saber do que me falam. Se tiver o correspondente ao livro Harrison Medicina Interna para materiais de construção indique-me para que possa estudar.

    Senão, a elaborar este tipo de respostas em tom sarcástico num fórum de partilha de experiências e conhecimento, só diria que está aqui à procura de clientes.
    Se o tom fosse de ligeireza, que não foi, era exactamente a pergunta que lhe faria: "conhece algum colega que tivesse disponibilidade para projeção no sitio tal? Ou mesmo o Sr. Arquitecto?"

    No entanto também tenho o meu orgulho, e aqui mantenho as minhas perguntas para que outras pessoas possam colaborar.
    Cumprimentos.
  8.  # 8

    O jogupinto. tem toda a razão!!! e peço desculpa.

    Mas as respostas ás suas questões são tão técnicas que dependem de visita à obra por forma a efectuar o devido diagnóstico e assim receitar uma solução, ou opções de solução com custos/ beneficios associados. Esse trabalho técnico e especializado carece, do meu ponto de vista de remuneração.

    Descartando-se dos técnicos como vai fazer?.( já deu para entneder que os tecnicos/ amigos que conhece, não o ajudaram).. Num forum não me parece a melhor opção. Ainda por cima porque não tem soluções válidas para os seus problemas, soluções que eventualemtne poderia ainda assim pedir aqui a opinião.
  9.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasO jogupinto. tem toda a razão!!! e peço desculpa.

    Tem nada!
    Eu já o tinha mandado passear. Quando se vem para um fórum pedir consultadoria gratuita e os profissionais desse fórum (como o Pedro Barradas) estão diariamente de forma desinteressada para (no mínimo) tentar esclarecer as pessoas e essas pessoas dão-se ao desplante de não aceitar as suas opiniões e até mandar calar só merecem...silêncio!. Que paguem pela consultadoria.
    Até já deu para perceber que o user é médico (cirurgião?). Vamos pedir consultas gratuitas....Aliás não conheço nenhum fórum como este em que se encontram profissionais de medicina a prestar consultadoria gratuita...Posso estar enganado.
    Concordam com este comentário: nunos7
  10.  # 10

    Colocado por: jogupinto4. aplicação de gesso cartonado
    - opção que menos me atrai...
    5. Aplicação de Pladur por toda a casa
    - Vantagem de rodapés embutidos, maior eficiência térmica, menor resistência a choques; não me incomoda o barulho a choco.


    qual a diferença entre o ponto 4 e o ponto 5
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SS1128
  11.  # 11

    nenhuma
  12.  # 12

    lolol...
    •  
      nunos7
    • 22 novembro 2018 editado

     # 13

    Colocado por: Pedro BarradasO jogupinto. tem toda a razão!!! e peço desculpa.

    oh Pedro q se passa?

    Esta malta vem para o fórum pedir ajuda, e quando a obtêm, mas não é do agrado levam tudo para o torto, e não percebem quando têm uma pessoa com conhecimentos técnicos a tentar ajudar!
  13.  # 14

    Em tempos contaram-me uma história. Era assim:

    Ao chegar à clinica, um médico é abordado ainda no parque de estacionamento.
    - Sr. Doutor!... Por favor, pode ajudar-me? tenho isto e aquilo e acolá acoli.

    Prontamente, o médico diz: Sim, pois. Bom, então dispa-se!
    Paciente, indignada: Mas, Senhor Doutor, aqui no meio da rua?!

    Rapidamente compreendeu que não havia condições para um bom diagnóstico.

    O mesmo se passa aqui.
    Assuntos há em que é fácil e claro dar uma resposta ou orientação. Noutros será de todo impossível.
    Porém, para um serviço técnico abalizado, responsável e produtivo é necessário um conjunto de requisitos que será dificil obter gratuitamente num fórum.

    Tal como a relação de confiança que existe entre paciente-médico é determinante, assim também o é com um arquitecto.
    Imagine-me a perguntar aos 2 amigos médicos e á prima médica qual o melhor tratamento. Compreende?

    Ao contrário de nós, arquitectos, os médicos formam para o exterior uma classe profissional sólida e unida.

    P.S. - Apesar de estar na moda, rodapés embutidos é a maior tonteria que se pode executar - se considerarmos a função primordial deste elemento.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 15

    Colocado por: ADROatelierP.S. - Apesar de estar na moda, rodapés embutidos é a maior tonteria que se pode executar - se considerarmos a função primordial deste elemento.
    nem mais
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: c_mon
  15.  # 16

    Existir, pode existir de tudo. Não quer é dizer que seja bom / esteja bem!...
  16.  # 17

    Colocado por: ****rodapé existe embutido
    não é na verdade um roda pé

    Colocado por: ****E porque não está bem se estiver embutido? Cumpre a sua função sempre embutido ou não !
    nao concordo que cumpra a mesma função. embutido nem protege a parede nem esconde as juntas ente a parede e um soalho por exemplo.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, ADROatelier
  17.  # 18

    Eu sei que existem Mulheres que por vezes gostam de mudar os móveis... Mas normalmente encosta as paredes e fica.
    Debaixo dos pés dos meus móveis tenho proteção. Se levar rodapé embutido pode colocar proteção por trás. O espaço que fica atrás dos móveis é um acumular de lixo.
    Quanto às juntas entre a parede e o soalho.
    É a mesma situação no rodapé normal.
    Deixa 2cm recuado da face da parede.
  18.  # 19

    Não é só a questão do remate. A função do rodapé é também proteger a parede, mesmo a um nível superior. Ora, com o rodapé embutido, nunca se dá este caso, por exemplo.
  19.  # 20

    ****, nesse caso faça os rodapés embutidos. Ninguém diz para não fazer.
    Daqui a uns tempos venha depois falar connosco :)

    O que é referido é que se trata de uma má solução técnica.
    Concordam com este comentário: AMCP
 
0.0225 seg. NEW