Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite, moro no distrito da Guarda e gostaria de aquecer uma divisão com cerca de 25~30 m2, a sala tem janelas de vidro duplo porém não tem qualquer isolamento térmico nas paredes. Já tive recuperador a lenha (que tinha de ficar todo o dia ligado e mesmo assim não passava dos 20ºC no Inverno) e a pellets (6kw, que aquecia demais (chegando aos 30ºC se nos distraíssemos e que gastava demasiados pellets, sem termostato), devido à fraca qualidade da chaminé que já fora adaptada algumas vezes, a tubagem de extração de ar para aquecimento via combustível inflamável não me é vantajosa, além de ser demasiado dispendiosa e trabalhosa.

    Neste momento encontro-me a aquecer a referida sala á base de convetores ou termoventiladores, caríssimos a nível de energia e com uma eficiência bastante aquém...

    Após pesquisa e alguns simuladores (nomeadamente o português, da Deco), cheguei à conclusão que para o caso especifico, talvez o melhor seria um ar condicionado, e pelo que vi 12000 BTU seria "suficiente", porém não faço a minima ideia de como os mesmos funcionam, a possibilidade de aquecimento e arrefecimento é uma das maiores vantagens do mesmo, na minha situação...mas pelo que encontrei, sofre bastante a nível de aquecimento quando o ambiente externo está muito frio (especialmente os que aparentemente utilizam a tecnologia "Split"), e que, inclusive, poderão congelar (o inversor) caso a temperatura chegue a 10 graus celsius negativos ou mais.

    Pretendia um equipamento de qualidade e eficiência e que não fosse extremamente caro, tendo em vista as minhas possibilidades. O orçamento para já é de 500-600€ (com instalação), para uma divisão que não chega aos 30 m2. Encontrei alguns a 350€-450€ na Worten, por exemplo o BECKEN Bac2323, 12000 BTU A+++ (423€), porém não faço a minima ideia do que significa BTU/kWh ou o consumo "médio" anual descrito pela marca, já vi exemplos de pessoas com vários equipamentos ligados em casa e com consumos de menos de 200€, e outros com apenas um ou dois sistemas e que têm consumos maiores, logo não sei bem por onde começar na escolha.

    Para quem tem, teve ou sabe do assunto, vale a pena? a nível de consumos energéticos, conseguem-me dar um exemplo de despesas diárias ou mensais tendo em conta que o mesmo ficaria em média 8 horas ligado por dia, podendo chegar nas 12? A nível de frio exterior e interior e outras questões, quais os maiores problemas que costumam dar? Eles aumentam muito o consumo de energia em casas sem isolamento térmico? A nível de manutenção, com o que me tenho de preocupar sem ser os filtros visíveis?

    Agradeço a atenção e qualquer ajuda é bem vinda.
 
0.0064 seg. NEW