Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá,

    Sou um dos infelizes proprietários de pinhais familiares da zona do Carregal do Sal/Tondela que com os incêndios de Outubro de 2017 ficaram a "arder".

    Só há coisa de uma semana é que tive oportunidade de me deslocar ao local para aferir mais pormenorizadamente do estado da desgraça.

    Os pinheiros estão aparentemente sadios, com a casca queimada e sem folhagem verde. Na sua generalidade têm mais de 35 anos e com um diâmetro muito assinalável.

    No momento não sei o que fazer. Se contacto alguns madeireiros a saber do interesse e valores que pagam ou se espero até à Primavera para então aí tentar que alguém se interesse e pague mais condignamente o valor da madeira. Isto porque a tendência é que a madeira comece a escassear no mercado e os preços tenderão a subir.

    Li que os pinheiros queimados, se continuamente irrigados, não secam e mantêm o seu valor comercial. Não sei se isto é exactamente verdade, mas caso o seja permitira que se passasse mais algum tempo e que o valor começasse a subir.


    O que me aconselham?
  2.  # 2

    Colocado por: Paulomelo70madeira comece a escassear


    com o que ardeu? escassear? ainda falta limpar o pinhal de leiria...... nao se iluda.
  3.  # 3

    Penso que, tão cedo, o valor não sobe.
  4.  # 4

    Colocado por: loverscout

    com o que ardeu? escassear? ainda falta limpar o pinhal de leiria...... nao se iluda.




    Colocado por: ADROatelierPenso que, tão cedo, o valor não sobe.


    As previsões são de que 2 anos após os incêndios de 2017 a madeira comece a escassear.

    Aparentemente, a produção nacional de madeira apenas supria 43% das necessidades da indústria nacional.


    https://www.publico.pt/2018/03/20/economia/opiniao/o-problema-da-madeira-queimada-o-nosso-cemiterio-de-arvores-em-pe-1807179
  5.  # 5

    Isso vai apodrecer tudo.
  6.  # 6

    Colocado por: rjmsilvaIsso vai apodrecer tudo.


    Também pensava assim, mas a verdade é que os parques de armazenamento de madeira têm rega automática para evitar que a madeira, queimada ou não, seque.
    Ou seja, se o Inverno for chuvoso, em principio, os pinheiros não secam e permanecem em relativo bom estado. Pelo menos os de maior diâmetro e valor económico.
  7.  # 7

    Aquando da visita aos meus pinhais, vi vários troncos já cortados de pinheiros queimados em terrenos vizinhos.

    Pelo que percebo, a madeira está em bom estado.
      IMG_20181116_154717_HDRa.jpg
  8.  # 8

    Amigo, quando a madeira estiver para escassear e o preço para subir o que acha que vai acontecer?!
  9.  # 9

    Colocado por: jorgferrAmigo, quando a madeira estiver para escassear e o preço para subir o que acha que vai acontecer?!
    O que acontece sempre, importa-se de frança de espanha, da finlandia.
  10.  # 10

    Colocado por: JuliaoO que acontece sempre, importa-se de frança de espanha, da finlandia.
    No caso falava da madeira queimada do user. Eu acho assim sem querer desconfiar de ninguém que se voltam a incendiar mais uma carrada de hectares e lá se vão as aspirações do user em fazer mais dinheiro com a dita valorização. É verdade que ardeu muito mas ainda não ardeu o país todo
  11.  # 11

    O pinho deveria vir da Finlândia, o eucalipto da Austrália e nós deveríamos produzir carvalhos, sobreiros e castanheiros.
    Acaba o problema dos incêndios.

    Quanto aos seus pinheiros, deve tentar vender o mais rápido possível, se lhe derem alguma coisa por eles. A tendência é para continuarem a desvalorizar.
  12.  # 12

    Colocado por: DVilarO pinho deveria vir da Finlândia, o eucalipto da Austráli


    Deve ser dos que é contra a exploração do petróleo.
  13.  # 13

    Alguém sabe qual o preço que estão a pagar pelos pinheiros queimados na zona do Carregal do Sal?
 
0.0171 seg. NEW