Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    boas..! sou novo aqui site,mas como ando sempre por aqui a passar os olhos penso que talvez alguem me possa ajudar.
    o meu caso e o seguinte: a cerca de um ano comecei a construir uma moradia, o contrutor que ate parecia uma pessoa bastante acecivel comprometeu-se a chamar a ficalizaçao cada vez que betonasse qualquer coisa para para confirmar a sua conformidade em relaçao ao projecto.Neste preciso momento a vivenda esta feita e eu ja ca moro( nao sei por quanto tempo), a vivenda começou a fissurar ainda nao estava acabada e o empreiteiro ia-me encolhendo os ombros. tenho a casa completamente fissurada tanto por dentro como por fora, como nao percebia nada de construçao fui pesquisando aqui e ali e acabei por descobrir que o homem fugiu ao ferro da cinta, nao implantou correctamente a laje terrea,e , como se nao chegasse no projecto o piso teto era uma laje aligeirada e ele colocou-me uma laje maciça em betao arquitetada por ele,. agora tenho o teto a cair-me em cima e as paredes todas partidas. ele diz que tabalho dele esta bem feito e que eu e que tenho que lhe provar que a obra esta mal executada.

    alguem me da uma dica?
  2.  # 2

    Vamos por partes:
    1. Como conseguiu saber que o empreiteiro "fugiu" ao ferro da cinta e não implantou correctamente a lage térrea?
    2. Uma lage maciça é melhor, do ponto de vista estrutural, que uma lage aligeirada.
    O fissuração pode ter várias origens, se fôr capilar pode ter a ver com outras coisas menos graves...
  3.  # 3

    Mas se a lage térrea não tem capacidade para suportar a estrutura da vivenda e já mostrou sinais de fragilidade uma vez que o piso tecto é mais pesado por ser em betão é normal que esta esteja a fissurar.

    Digo eu, não sou entendido na matéria
  4.  # 4

    Há coisas aqui que não estou a compreender..., então mas faz-se todas essas modificações a nível estrutural e "ninguém passa cavaco"??? foi informado o técnico que fez o projecto de estruturas para se pronunciar sobre as novas soluções adoptadas??? responsável pela direcção técnica da obra..., na volta foram todos coniventes com o "seu empreiteiro" (ou pior..., nem tiveram conhecimento..., porque também há livros de obra que são preenchidos nos gabinetes), e o sr. na boa fé foi atrás da opinião geral (e ainda pagou a facturazinha de alterações). Mas partindo do principio que foram apresentados projectos rectificativos das alterações, estando a acontecer essas situações que partindo do princípio são originadas por uma má execução, e esta tem que ser imputada ao empreiteiro..., não estou a ver é uma casa toda a fissurar (ou são pontuais e localizadas estas fissurações?)..., qual seja a solução.
  5.  # 5

    Diga lá o que entende por "paredes todas partidas", de preferência com fotos.
    O que diz o livro de obra?
    Como conseguiu saber que o empreiteiro "fugiu" ao ferro da cinta?
    • srma
    • 18 agosto 2009

     # 6

    E já agora o que é o técnico responsavel pela obra (o que assinou o termo de responsabilidade) diz?
  6.  # 7

    De facto sem fotos é complicado ajudá-lo. Podem ser várias situações ou algumas conjugadas.

    Assim era preciso ter mais informação:

    1) As fissuras têm um aspecto irregular, heterogéneo, e muito fininhas principalmente no exterior a meio das paredes e tectos?

    2) As fissuras têm mais de 1 mm e são na diagonal a partir das quinas das paredes?

    3) Têm um desenvolvimento horizontal com cerca de 2 mm? e também existem na vertical junto aos cantos?

    4) O terreno era argiloso, ou seja quando chovia ficava tudo enlameado e agarrava-se aos sapatos? Neste caso viu como eram as fundações?

    Se o empreiteiro tinha alguma experiência e se o considerava minimamente consciente por mais erros que tenha cometido não deve ser assim tão grave que não tenha solução.
    È estranho, que por certo o proprietário acompanhou a obra e, não tenha comentado nada com o seu técnico responsável.
    E que o empreiteiro tenha alterado tanto sem o seu conhecimento e sem o conhecimento deste. Afinal o que fazia, ou fez ele?

    Nem a lage maciça (mais pesada) apoiada em 4 vigas em lugar das 2 em que a pré-fabricada apoiaria, nem a falta de um ferro na cinta dariam tanta consequência, como alude. Passar-se-á por certo mais qualquer coisa, ou fundações impróprias para o terreno, ou argamassas muito ricas com excesso de cimento (se for nas faces), ou..... só vendo.
  7.  # 8

    vou tentar explicar; a quando a entrega da obra o construtor disse-me que levava uma laje terrea aligeirada e uma superior maciça, que era o que estava no projecto, e eu na minha ignorancia confiei.
    No dia que se começou a obra estava presente um representante do gabinete de arquitetura e o construtor assumiu perante ele que qualquer alteraçao a estrutura lhes seria comunicado, e , que cada vez que fosse betonar chamaria o engenheiro responsavel pelo projecto para assistir. a obra foi decorrendo, e quando estavam a colocar a laje terrea eu perguntei se a laje nao deveria ter sido colocada dentro da cinta e nao por cima, recebi como resposta que nao assim ate era melhor.
    quando chegaram a laje superior achei estranho ver a confragem toda direita sem vigas salientes e perguntei dissera-que isso ja nao se fazia que agora as vigas ficam dentro da laje, e assim fizeram.
    antes de a casa estar acabada ja havia fissuras nas paredes exteriores e o homem dizia-me que seria uma sapata.
    como continuei a ver aminha casa cada vez mais partida comecei a inspeccionar e a pesquisar na net, acabei por descobrir que o engenheiro responsavel pela obra nem sequer sabe que a obra começou(o livro de obras esta em branco), atrvez de umas fotos que a minha esposa foi tirando( visto que saia de casa pra trabalhar por volta das 6 e chegava por volta das 20/21h) descobri que a cinta era uma v3 com 8ferros e eu tenho so 5, oprojecto tem uma laje aligeirada e ele colocou-me uma maciça sem projecto sem calculos sem nada, e esta a cair -me dentro de casa e como a minha casa nao tem telhado esta a sofrer de dilataçoes escomonais e as paredes nao estao a aguentar.
  8.  # 9

    Bom a coisa começa a aclarar.
    Dispenso-me de comentários em relação ao meu colega técnico responsável. O que refere (livro de obra em branco e não acompanhamento da obra) é suficiente para queixa à Ordem através de carta e motivo para repreensão escrita ou mesmo suspensão por 6 meses. Não é correcto!

    Quanto aos problemas da obra que é o que aqui lhe interessa:

    1) Tirou porventura fotografias da betonagem da lage terrea e dessa viga V3? Coloque-as aqui porque, talvez ingenuamente, esteja eu a acreditar que podem ter mudado o diametro para menos varões mas seja uma área de ferro equivalente.
    Se não tem a primeira prova para vir a recorrer a uma arbitragem ou quiçá uma acção em tribunal contra o "construtor".
    Se foi "apenas" retirado ferro o seu construtor pode estar em maus lençóis por uma coisa que não compensa. 3 ferros de 16mm são trocos numa moradia, mas deixa antever outras situações....

    2) A lage terrea alijeirada pode e deve ser colocada sobre as vigas de travamento ou cintas que deverão estar correctamente ligadas aos pilares e respeitarem o projecto. Ao ser betonada o betão preenche todos os espaços e confere-lhe a rigidez e o travamento. Isso não é grave.

    3) Lage sem vigas penduradas (estão na lage?):
    3-a) Ou o projecto assim o preconizava e não havia vigas salientes (é possivel).
    Mas nesse caso deveria haver reforços significativos na lage junto aos pilares, dentro da espessura da laje.
    Não terá por acaso uma foto?
    Essas lages dependendo do vão, oscilam entre 15 a 18cm de espessura numa moradia, o que é limitativo para esses reforços em moradias.

    3-b) "as vigas estão nas lages".
    Não é económico fazer vigas "deitadas", pelo que tenho dúvidas.
    Será que isto existiu?

    Conclusão:
    Se nenhum dos pontos anteriores foi realizado então serão previsivel estaladelas quase rectas nos tectos entre 20 a 35 cm do local dos pilares a fazerem tipo rectângulos, acompanhadas posteriormente de fissurações na diagonal nas paredes.
    Essa é muito grave, pois traduz que as lages estão a fissurar por não suportarem o esforço transverso (cortam).
    A solução para resolver é cara, pois implica a realização de reforços com barras de aço devidamente calculadas.
    Mas como, pelo que parece, tem cobertura plana (sem telhas), vai obrigar a nova impermeabilização.

    Se for essa a situação dava-lhe já o conselho de tirar fotografias e consultar já um advogado.
    Não sabemos a zona mas se for zona sismica pior, enquanto não reforçado.

    3-b) Outra hipótese o "construtor" decidiu colocar as vigas de projecto, mas inverteu-as (fez a saliência para cima).
    Nesse caso deverá ter visto por cima das lages umas saliencias em betão.
    Neste caso não tinha que se preocupar, admitindo que estavam lá as armaduras (ferros) respectivas.
    Não era a mesma solução estrutural mas a diferença era pequena.
    Até parece que defendo o seu "construtor". Não é o caso.

    Quem tem um problema como o seu tem em primeiro lugar de ter sangue frio, aconselhar-se rapidamente e tentar ter soluções mas para isso tem de fornecer muita informação, e o que está a enviar é curto. Temos de nos basear em probabilidades e suposições.

    4) A cobertura não sofre grandes dilatações apesar de ser plana, podem é as fissuras danificar-lhe a impermeabilização e .... vem aí o inverno...

    5) Não respondeu se as paredes apresentam fissuras na diagonal junto aos cantos da casa ou junto aos pilares que saiba existirem.
    Se houver assentamentos diferenciais, o terreno ou alguma fundação ceder (assentar) elas vão aparecer dessa forma e vão aumentando a cada inverno, mas também poderia denunciar a falta das vigas na cobertura e os pilares não estarem a suportar integralmente o peso da cobertura originando que as paredes que são apenas enchimento/compartimentação estarem a começar a desempenhar funções estruturais.
    Também era importante saber ou ver isto.

    Em construção a maioria das fissuras não são muito graves, resolvem-se, mas as fissuras diagonais já não é bem assim podem ser MUITO GRAVES. e requerem sempre medidas.
 
0.0138 seg. NEW