Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros, gostaria de saber quem tem paineis fotovoltaicos para autoconsumo energêtico.

    Beneficios e malficios.
  2.  # 2

    Benefícios,
    - poupa na conta elétrica da habitação.

    Malefícios
    - gasta dinheiro que pode precisar no futuro próximo pois o retorno do investimento geralmente só ocorre entre os 5 e os 10 anos
    - gasta dinheiro e no futuro vai sentir vontade de gastar mais para comprar umas baterias de acumulação.
    - pode estragar a estética do telhado
    Concordam com este comentário: mafgod
  3.  # 3

    O investimento até não será muito cerca de 2000€.

    Quanto às baterias dizem (empresas especializadas) que não compensa o investimento.
  4.  # 4

    Autoconsumo serve para reduzir o nosso consumo durante o dia, normalmente o standby.
    Colocar mais do que está a consumir é desperdiçar dinheiro.
    Regra geral, basta 500W instalados, e para isso, uns 600 a 700€ chega.
    Fazer uma leitura do consumo ao longo do dia é fundamental para uma escolha acertada.

    Qual a potência que pretende instalar?
    E como chegou a esses valores?

    Já viu os preços das soluções apresentadas pelas lojas online em Portugal?
    https://www.solarshop.pt/kitsautoconsumo
    https://loja.solarimpact.pt/tabela-precos-autoconsumo-1
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
  5.  # 5

    Falei com uma empresa local, sobre o assunto e foi o valor lançado sem analise às faturas da eletrecidade antigas.

    No dia de hoje já enviei para a empresa as faturas para uma melhor leitura e analise.

    Mas sim esse valor de 2000€ foi para aplicação e fornecimento de 6 paineis.

    Aguardo uma nova proposta.

    Mas queria perceber se vale a pena o investimento.
  6.  # 6

    Quanto à potência que irei colocar é de 10,35, digo colocar porque estou a construir uma casa e as faturas que enviei é de uma residência semelhante a que estou a construir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: papacurvas
  7.  # 7

    Colocado por: RbicaFalei com uma empresa local, sobre o assunto e foi o valor lançado sem analise às faturas da eletrecidade antigas.
    Nada serve o seu consumo mensal, tem de ter um registo diário ao longo das horas e minutos.

    Colocado por: RbicaMas sim esse valor de 2000€ foi para aplicação e fornecimento de 6 paineis.
    Numa habitação normal, onde durante o dia não há ninguém em casa, basta 2 ou 3 paineis.

    Colocado por: RbicaMas queria perceber se vale a pena o investimento.
    Só vale se colocar os paineis necessários para o seu consumo, tudo a mais é desperdiçado (se bem que vai ganhar por ter mais paineis em dias de pouco sol, este ganho não é o suficiente para justificar colocar o dobro dos paineis).

    Colocado por: RbicaQuanto à potência que irei colocar é de 10,35, digo colocar porque estou a construir uma casa e as faturas que enviei é de uma residência semelhante a que estou a construir.
    Referia-me à potência dos paineis. :-)
    10,35 é trifásico (3x15A), certo?
    Precisa mesmo de trifásico?
    Se tiver monofásico, precisa menos potência contratada, logo poupa também por aqui.... e fica bem mais servido.
  8.  # 8

    10,35kwa será a potência que irei contratar de fornecimento elétrico.

    Não terei nada trifasico
  9.  # 9

    Colocado por: Rbica10,35kwa será a potência que irei contratar de fornecimento elétrico.
    Ok, e precisa mesmo de 45A?!
    Tenho tudo elétrico, painel solar com resistência, ar condicionado, nada a gás, dois carros elétricos e tenho "apenas" 25A (5,75kVA) contratados.

    Seja como for, para fazer uma escolha acertada, terá sempre de monitorizar durante vários dias, minuto a minuto, o seu consumo da rede.
    Não pode simplesmente dividir o consumo mensal pelo número de dias e depois pelas 24h para saber o número de paineis necessários.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rbica
  10.  # 10

    Colocado por: mafgod

    Só vale se colocar os paineis necessários para o seu consumo, tudo a mais é desperdiçado (se bem que vai ganhar por ter mais paineis em dias de pouco sol, este ganho não é o suficiente para justificar colocar o dobro dos paineis).

    .

    Isso é uma teoria rebuscada. É um erro pensar assim.
    Um módulo FV não produz o mesmo no inverno como no verão.
    Logo se analisar os consumos e tiver um consumo de 0,25 kWh na hora de produção, vai instalar que potência?
    250 , 500, 750 , 1000 watt?
  11.  # 11

    Certissimo, daí eu ter dito logo a seguir:
    Colocado por: mafgod(se bem que vai ganhar por ter mais paineis em dias de pouco sol, este ganho não é o suficiente para justificar colocar o dobro dos paineis).

    Portanto, é uma questão de contas.
    Se o meu consumo de standby anda na casa dos 250W por hora, deverei de colocar uns 500W.
    Colocar 750W, 1000W ou mais, do ponto de vista económico não fará sentido.
    Agora, se conseguir paineis e inversores a preços bastante baratos (oferecidos).... é por todos os que conseguir e mais alguns!

    Se mesmo assim pretender colocar vários, é dividi-los entre a SW e SE de modo a ter uma produção mais "linear" ao longo do dia e não ter um pico de produção quando o sol está no ponto mais alto.
  12.  # 12

    No meu caso em particular, tenho um consumo de standby entre os 200W e os 300W.
    Coloquei um painel de 260W virado a SW e outro a SE, total 520W de paineis e 500W de inversor.
    Durante um dia de sol, no verão, consigo ver no contador que não consumo toda a energia produzida, exporto para a rede.
    Nos dias sem sol, como agora, obviamente que pouco ou nada produzo.

    Contudo, desde que tenho um registo de produção, um ano e meio, a minha média de produção é de 1,92kWh/dia.
    Deixei de pagar ao meu fornecedor de energia um valor próximo de 260€ neste ano e meio.
    Assim, o meu investimento estará pago em cerca de 3 anos e meio (faltam mais 2 anos).... mas tendo em conta que não consumi tudo, digamos que tenho o investimento pago ao fim de 4 anos, 4 anos e meio....

    Agora, se tivesse colocado mais um painel, teria produzido mais uns 50%, é certo, mas também teria oferecido muito mais nos dias de sol, e no inverno o ganho seria minimo, logo o investimento de mais 50% de custo iria ser pago ao fim de uns 6 anos ou mais....
    Podendo ter um retorno em 4 anos em vez de 6 anos, prefiro o de 4 anos. :-)
    Se entretanto o meu standby aumentar, vou ponderar e colocar mais um painel.
  13.  # 13

    Tem monitor de energia para validar as informações que coloca?
    Poupou 260 euros em ano e meio de produção? Como calculou ou estimou esse valor?
  14.  # 14

    ideia louca: nao gastar dinheiro em paineis e reduzir o consumo em standby
    Concordam com este comentário: mdsferreira
  15.  # 15

    Colocado por: tuggyideia louca: nao gastar dinheiro em paineis e reduzir o consumo em standby

    Sim vamos desligar tudo da ficha para ter sempre as box a reiniciar e demorar 5min.
    Se calhar vamos mais longe e desligamos também os frigoríficos... Isso é que é poupar!
    Concordam com este comentário: Rbica
  16.  # 16

    Eu no caso apenas quero saber se é válido o investimento. Infelizmente não irei vender para a rede nem colocar baterias.

    A ideia seria acolmatar os custos durante o dia.
  17.  # 17

    Colocado por: Rbicanão irei vender para a rede

    Não se trata de vender mas de transferir o excesso de produção para algum lado e neste caso, é para a rede.

    E porque não contabilizar a produção durante o inverno e o excesso de produção no verão ser canalizado para uma resistência de apoio a AQS?
  18.  # 18

    Colocado por: RbicaEu no caso apenas quero saber se é válido o investimento. Infelizmente não irei vender para a rede nem colocar baterias.

    A ideia seria acolmatar os custos durante o dia.

    O investimento sim é bastante válido.
    Quando mais potência instalar, melhor.
    1,5 kW anda nos 1600 euros mais coisa menos coisa. Numa habitação nova, é perfeitamente possível encaixar 1600 euros, se tudo ficar mais ou menos preparado.
  19.  # 19

    Colocado por: treker666
    E porque não contabilizar a produção durante o inverno e o excesso de produção no verão ser canalizado para uma resistência de apoio a AQS?

    Sim pode fazer isso, mas quanto custa o acessório que analisa a produção e o consumo por forma a desviar a produção para a resistência eléctrica? A última vez que analisei essa questão, o acessório andava nos 350 euros.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: treker666
  20.  # 20

    Colocado por: callinasúltima vez que analisei essa questão, o acessório andava nos 350 euros.

    Assim...batatas!

    Ja agora, como se chama o acessório?
 
0.0230 seg. NEW