Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Dizer que somos bastante ignorantes na matéria de construção e o pouco que sabemos é de artigos, blogs e forums (muito dessa info aqui).

    Bem, a história é que eu a minha mulher ponderamos comprar um terreno e construir na zona de Aveiro. A ideia é ter um T3 ou T4 (preferencialmente um T4). Não fazemos questão de dois pisos mas se for necessário por causa da limitação do terreno pode ser uma opção. Não pretendemos áreas enormes como aparecem em algumas plantas standard (como por examplo, 50m2 para uma sala). Só para terem uma idea, estas foram as casa que achamos interessantes:
    http://modiko.pt/en/models/habita/sonia-cruz/urban/t31/
    http://modiko.pt/en/models/habita/olga-pimenta/evvo-op/t4/
    (ignorem o facto de ser da Modiko, a ideia é mostrar o tipo de habitação que pretendemos. Salientar que as áreas podem ser reduzidas e mesmo alguns pormenores mais de design ou assim podem ser excluídos, como um jardim interno no segundo link)

    Andamos a procura de terrenos e temos algumas dúvidas para perceber exactamente o que é preciso ter em conta antes, e até mesmo após, a compra.
    O que encontramos e que temos de ter em consideração:
    - Idealmente seria comprar lote visto maior parte das despesas já estarem incluídas. Mas um urbanizado é aceitável mas provavelmente sai mais caro (é preciso consultar PDM, preparar as infraestruturas, etc)
    - Pensamos em comprar um terreno até 40K (máx) e pelos nossos cálculos teríamos um custo com taxas, IMT, etc de aprox 5K
    Alguém com experiência recente nesta matéria que possa dar uma opinião?

    Em relação a construção em si, temos duas opções, LSF e Alvenaria.
    Pros e Cons acho que tem muito haver com a experiência de cada pessoa. Já falei com várias pessoas (Eng Civil e Arquitectos) e as opiniões variam mas com mais inclinação para Alvenaria. As razão principal, por mais incrível que pareça (pelo menos para nós), nada tem haver com a estrutura mas com as paredes e os isolamentos térmicos e acústicos. O que me disseram foi que LSF pode ser tão bom como Alvenaria, depende tudo do material para isolar. Outra vantagem do LSF é a rápida construção (em alguns sites dizem que entre 6 a 12 meses pode ser possível) e mais barato (?). Estive a ler aqui no forum e realmente não me parece que seja assim tão linear, depende tudo dos materiais e acabamentos. O que gostava de perceber entre os peritos e os que já tiveram experiência é o seguinte:
    1. Vale a pena LSF?
    2. Se for em LSF e em Aveiro, que tipo de material isolante (térmico e acústico) deveríamos pedir que se usasse?
    3. Pelo que me disseram, em Alvenaria, bem feito, manutenção só após uns valentes anos. Alguém sabe se em LSF é diferente e quão diferente?
    4. Não conseguimos estimar os custos (taxas, impostos, licenças, etc) associados a construção. Alguém consegue dizer-nos, mais ou menos, quais os custos associados para uma vivenda que custe 200K?
    5. Por ser mais perto do mar há alguma consideração especial a ter em conta (o facto do "ar ser mais salgado")?

    Outras opiniões que não mencionadas aqui?

    Agradecido pela vossa atenção,

    AC
    Concordam com este comentário: cmmoreira
  2.  # 2

    Continuação: neste momento estamos a ver terrenos e após algumas pesquisas (incl aqui no forum) ficamos com algum receio de que os custos podem ser mais do que esperamos. O terrenos que temos em vista é em São Bernardo e numa zona de moradias

    Alguém aqui no forum que possa partilhar uma experiência (nem que seja parcial) ficaria muito agradecido!!!
  3.  # 3

    Colocado por: andrecarrilho2. Se for em LSF e em Aveiro, que tipo de material isolante (térmico e acústico) deveríamos pedir que se usasse?
    3. Pelo que me disseram, em Alvenaria, bem feito, manutenção só após uns valentes anos. Alguém sabe se em LSF é diferente e quão diferente?
    vc´s não têm de pedir nada.. os projectistas é que devem propor o mais indicado para o local e o sistema construtivo. manutenção tem de haver sempre. pensar que numa casa não necessita de manutensão por ser feita em a,b ou c é um erro.
    se vale a pena, pode valer, qualquer método construtivo é bom se for bem projectado e executado.
  4.  # 4

    Quanto a manutenção, falei com alguns Eng e todos dizem-me o mesmo: LSF e Alvenaria são boas opções desde que o material usado e a montagem seja boa. É uma questão de encontrar uma boa empresa que faça bem o trabalho.
    Assim que arranjarmos terreno falaremos com arquitecto e construtora para decidir próximos passos.

    Obrigado pelo feedback antonylemos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonylemos
  5.  # 5

    Quando existem questões sobre se a casa deve ser em LSF ou noutro sistema construtivo, ajuda a tomar a decisão visitar a estar algum tempo numa casa em LSF. Já experimentou?
  6.  # 6

    40K em São Bernardo parece-me um pouco curto. A não ser que seja um terreno em lote que preveja moradias geminadas e com pouca área de terreno.
  7.  # 7

    Já experimentou?

    Tenho tentado marcar com a Modiko que está em Aveiro mas ainda não conseguimos alinhar uma data que dê para ambos (eu vivo em Lx e vou normalmente nas sextas o que dificulta). Mas é mesmo essa a ideia.

    40K em São Bernardo parece-me um pouco curto. A não ser que seja um terreno em lote que preveja moradias geminadas e com pouca área de terreno.

    Concordo mas ainda encontra-se um ou outro. Normalmente apanhamos alguns negócios não através das imobiliárias mas andando nas zonas (o que tenho feito nos últimos fds). Não é comum apanhar a esses preços mas já consegui pelo menos dois na casa dos 50K/60K negociáveis de entre uma dezena que contactamos. Normalmente são terrenos com algumas deficiências: frente estreita, pouca exposição solar, pouca área, mais remoto (que requer mais investimento com taxas, licenças e obras, etc).

    Objectivo é ir procurando. Vou partilhando aqui os progressos
 
0.0144 seg. NEW