Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá

    Gostaria de saber se a garantia dos do sistemas de capotto é a mesma para qualquer cor de coeficiente de absorção de radiação solar inferior a 0.7. ou está difere em função deste coeficiente (mesmo abaixo de 0.7). Tentei procurar esta informação online para as marcar webber e viero e não encontro.

    Obrigado desde já pela ajudar.

    Cumprimentos
  2.  # 2

    Esses documentos já tinha encontrado mas não têm nenhuma informação sobre garantias em função da cor...
  3.  # 3

    Colocado por: lmrpereiraEsses documentos já tinha encontrado mas não têm nenhuma informação sobre garantias em função da cor...

    Não existem garantias em função da cor, ou existe garantia, ou não existe garantia.
    Concordam com este comentário: Diogo999
  4.  # 4

    Em relação às cores só sei que com cores claras o Etics funciona melhor, ou pelo menos cumpre melhor a sua função de isolamento.
  5.  # 5

    Colocado por: Anonimo16062021
    pág. 4/18
    É desaconselhada a utilização de cores cujo coeficiente de absorção de radiação solar α seja superior a 0,7 (ver quadro), excepto se a fachada se encontrar permanentemente protegida da radiação solar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmrpereira


    Desaconselhar e excluir de garantia ou ter esta reduzida é a mesma coisa. Como referi nesses documentos não têm nada sobre garantias.



    Colocado por: Picareta
    Não existem garantias em função da cor, ou existe garantia, ou não existe garantia.
    Concordam com este comentário:Diogo999


    Com base num amigo que colou viero existem garantias em função da cor mas eu vou entrar em contacto com as marcas para validar. Quando tiver resposta atualizarei este forum.
  6.  # 6

    Há sistemas que permitem utilizar cores escuras.

    Na Atlas temos essa possibilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmrpereira
  7.  # 7

    Colocado por: Atlas PortugalHá sistemas que permitem utilizar cores escuras.

    Na Atlas temos essa possibilidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmrpereira


    Pode detalhar que sistemas está a falar e onde posso encontrar essa informação ?
    • nsivi
    • 3 dezembro 2018 editado

     # 8

    Caro lrpereira,

    Agora fiquei interessado. Eu sei que há uma relação entre a cor e as propriedades do capoto. Nomeadamente devido aos UV. Mas nunca pensei que fossem de tal forma que pudessem colocar em causa o sistema.

    Alguém sabe explicar qua é a degradação causada? É só a nível de cor? É a nível estrutural? É a nível de eficiencia energética?

    Caso seja a última, a mesma é mais grave com o calor ou frio?
  8.  # 9

    Colocado por: nsiviCaro lrpereira,

    Agora fiquei interessado. Eu sei que há uma relação entre a cor e as propriedades do capoto. Nomeadamente devido aos UV. Mas nunca pensei que fossem de tal forma que pudessem colocar em causa o sistema.

    Alguém sabe explicar qua é a degradação causada? É só a nível de cor? É a nível estrutural? É a nível de eficiencia energética?

    Caso seja a última, a mesma é mais grave com o calor ou frio?


    O ETICS disse tudo, pelo que li an internet uma superficie preta pode atingir 80Cº e isso pode naturalmente afectar os materiais de acabamento, as argamassas,etc.

    Acima de índice 0.7 é certo que não escolherei cores, mesmo que digam que há sistemas que suportam, simplesmente não quero correr o risco. A minha dúvida é abaixo de 0.7 se é seguro, se for quero que a garantia ateste isso. Mal tenha informação das marcas coloco aqui.
  9.  # 10

    Colocado por: lmrpereira

    Pode detalhar que sistemas está a falar e onde posso encontrar essa informação ?


    Estamos a falar de um sistema onde é utilizado para a fase de barramento armado uma argamassa polimérica, sem cimento.
    Além de possibilitar o uso de cores intensas, também promove uma resistência mecânica até 120J.

    Posteriormente é possível aplicar acabamento com cores escuras, seja acabamento final já à cor, seja acabamento que posteriormente é pintado.

    Pode ter acesso a estes artigos em:
    https://www.facebook.com/pg/fanatlasportugal

    ou em

    https://eurobuildfan.blogspot.com/2018/09/atlas-stopter-k-100-o-etics-para-zonas.html?m=0
  10.  # 11

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Não digo que o que as marcas dizem, seja mentira, apenas dei a minha opinião sobre o assunto.

    Repara no exemplo que deu o Atlas...pelo que eu entendi, o sistema é reforçado com um barramento polimérico, que terá com certeza melhor prestações perante temperaturas mais elevadas devido a cores escuras. Mas isso não invalida a degradação mais rápida dos pigmentos escuros.


    No sistema da Atlas, o barramento armado é executado com essa argamassa, e a fase de acabamento será com um produto também apto para essas mesmas cores.
    Atlas Salta N Plus tem a possibilidade de apresentar 80 tonalidades mais escuras.
  11.  # 12

    Colocado por: Atlas Portugal

    No sistema da Atlas, o barramento armado é executado com essa argamassa, e a fase de acabamento será com um produto também apto para essas mesmas cores.
    Atlas Salta N Plus tem a possibilidade de apresentar 80 tonalidades mais escuras.


    Obrigado pela clarificação até ao momento!

    Num cenário de uma cor on indice > a 0.7 (preto no extremo) tenho as seguintes questões:
    -> garantia da Atlas seria a mesma ? se sim qual a duração ?
    -> garantia abrange perda permatura de pigmentação ? Se sim quais as condigções (naturalmente não espero que a pigmentação ao fiz de 10 anos seja a mesma que no início)
  12.  # 13

    Pode fazer o download do nosso catalogo onde estão presentes as cores escuras.

    http://eurobuild.pt/transferencias/atlas-decoracao2018.pdf
  13.  # 14

    Colocado por: Atlas Portugalhttp://eurobuild.pt/transferencias/atlas-decoracao2018.pdf


    Obrigado vou analisar. Quanto às minhas questões consegue responder ?
  14.  # 15

    A garantia seria a mesma de um sistema normal.

    Pese embora as garantias, não é algo que é "aplicado" e depois é deixar andar. Toda e qualquer situação, seja em que área for requer sempre uma "manutenção". Neste caso falamos de manutenção uma simples "mangueirada", por exemplo.
  15.  # 16

    Colocado por: Atlas PortugalA garantia seria a mesma de um sistema normal.

    Pese embora as garantias, não é algo que é "aplicado" e depois é deixar andar. Toda e qualquer situação, seja em que área for requer sempre uma "manutenção". Neste caso falamos de manutenção uma simples "mangueirada", por exemplo.


    A manutenção necessári/obrigatória tem de vir descritas na garantia, caso contrário não podem ser invocadas. No caso da Atlas pode-me fornecer as condições da garantia ?
  16.  # 17

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Isso acho que é para a garantia de 10 anos...não?


    Retirado do link partilhado pelo Anonimo16062021

    Encontrar-se-ão cobertas as seguintes anomalias pelo prazo de dez anos, resultantes de defeito dos materiais ou da aplicação dos mesmos, e nunca de anomalias de construção:

    * aderência aos suportes originais

    * impermeabilidade

    * resistência térmica

    * fissuração
  17.  # 18

    Resposta da Viero:

    "Bom dia Sr. Luís Pereira,

    Sim, se escolher cores com índice de absorção solar superior a 0,7 sobre isolamento térmico pelo exterior, em que exista incidência dos raios solares sobre a fachada, fica excluída de garantia.
    "

    Nova pergunta colocada:

    "Obrigado pela clarificação. Se entendi correcto qualquer cor com indice abaixo de 0,7 tem então garantia por completo. Exmplo: um branco (codigo 0001) tem mesma garantia do que o cinzento 3690, apesar de este ser bastante mais escuro mas de acorodo com o catálogo tem índice abaixo de 0,7.

    (Catálogo consultado: http://tintasrobbialac.pt/media/170251/catalogo-cores-visoplast_viero_WEB_v1pdf.pdf)

    Pode-me indicar onde posso encontrar our partilhar as condições da garantia ? No vosso site não encontro isso."
  18.  # 19

    Colocado por: Atlas Portugal
    Toda e qualquer situação, seja em que área for requer sempre uma "manutenção". Neste caso falamos de manutenção uma simples "mangueirada", por exemplo.

    Qual a manutençao que um sistema de capoto/etics deve ter durante a sua vida?
    Quando diz mangueirada, o que se deve entender na pratica?
 
0.0144 seg. NEW