Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Já há algum tempo que sigo o fórum, mas não consegui encontrar alguma informação que responda à minha dúvida! Sou leiga nestes temas e estou a tentar tomar a melhor decisão para o meu problema que passo a explicar:
    Os meus avós têm um terreno com uma casa anterior a 1950 que me podem ceder para reconstrução. O terreno está sinalizado pela Câmara para reabilitação urbana. A ideia para a casa seria ficar só com as paredes que fazem frente com a rua e fazer tudo de novo na parte interior e ainda subir um andar (agora é R/C).
    Outra possibilidade que tenho é, também através de doação, ficar com um terreno e construir de raiz uma moradia.
    Ambas as possibilidades são nos arredores de Coimbra.
    O que acham que fica mais em conta? Qual acham que seria a melhor hipotese?
    Para a semana que vem, vou ter uma reunião com a técnica de obras da Câmara, onde ela me irá dizer quais as possibilidades que tenho para o terreno para reconstrução. Alguma informação em especifíco que deva perguntar?

    Obrigada
  2.  # 2

    Considerando apenas a informação que apresenta, algumas considerações gerais.

    Relativamente à habitação nova:
    Geralmente processo mais rápido e terá menos limitações quanto ao tipo de casa.
    O terreno está inserido em loteamento?
    Se não estiver, existe a possibilidade de construir? A que distância se encontra as infra-estruturas? Esgotos, eletricidade, etc.

    Relativamente à remodelação profunda:
    Processo burocrático provavelmente mais demorado. Algumas limitações quando ao que pode edificar e disposição dos compartimentos.
    Pode ficar mais dispendiosa a obra.
    De que áreas falamos? A casa existente tem terreno? Está em propriedade total?
  3.  # 3

    Relativamente à habitação nova, seria num terreno em que existe a possibilidade de construção e tem casas ao lado, por isso não haverá problema quanto ao acesso à infra-estrutura.