Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia!
    Já há algum tempo que sigo o fórum, mas não consegui encontrar alguma informação que responda à minha dúvida! Sou leiga nestes temas e estou a tentar tomar a melhor decisão para o meu problema que passo a explicar:
    Os meus avós têm um terreno com uma casa anterior a 1950 que me podem ceder para reconstrução. O terreno está sinalizado pela Câmara para reabilitação urbana. A ideia para a casa seria ficar só com as paredes que fazem frente com a rua e fazer tudo de novo na parte interior e ainda subir um andar (agora é R/C).
    Outra possibilidade que tenho é, também através de doação, ficar com um terreno e construir de raiz uma moradia.
    Ambas as possibilidades são nos arredores de Coimbra.
    O que acham que fica mais em conta? Qual acham que seria a melhor hipotese?
    Para a semana que vem, vou ter uma reunião com a técnica de obras da Câmara, onde ela me irá dizer quais as possibilidades que tenho para o terreno para reconstrução. Alguma informação em especifíco que deva perguntar?

    Obrigada
  2.  # 2

    Considerando apenas a informação que apresenta, algumas considerações gerais.

    Relativamente à habitação nova:
    Geralmente processo mais rápido e terá menos limitações quanto ao tipo de casa.
    O terreno está inserido em loteamento?
    Se não estiver, existe a possibilidade de construir? A que distância se encontra as infra-estruturas? Esgotos, eletricidade, etc.

    Relativamente à remodelação profunda:
    Processo burocrático provavelmente mais demorado. Algumas limitações quando ao que pode edificar e disposição dos compartimentos.
    Pode ficar mais dispendiosa a obra.
    De que áreas falamos? A casa existente tem terreno? Está em propriedade total?
  3.  # 3

    Relativamente à habitação nova, seria num terreno em que existe a possibilidade de construção e tem casas ao lado, por isso não haverá problema quanto ao acesso à infra-estrutura.
    Quanto à remodelação: não existem prazos segundo o RJUE para serem cumpridos? Não tem vantagens por causa do IVA, IMI, etc? As áreas ainda estou a tentar perceber ao certo quais são. A casa tem terreno e está em propriedade total.
  4.  # 4

    O terreno para habitação nova insere-se num Loteamento? Por ventura estará inserido em ARU? - Poderá não aparentar numa primeira análise leiga, mas há muitos casos assim actualmente.


    Prazos existem. Porém, o que interessa é o modo de funcionar de cada câmara.
    Na reabilitação, poderá taxar a mão-de-obra a 6% e os materiais à taxa normal.

    Que tipo de habitação gostaria? É importante ver como se insere a sua expectativa em cada um dos casos.
    Faz muito bem em equacionar todas estas questões antes do investimento.
 
0.0079 seg. NEW