Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Caros foristas:

    Desejo remodelar o telhado de uma casa de 35 anos ainda com o sistema barrote de madeira + ripa de madeira + telha vermelha.
    Tenho um orçamento duma empresa com a seguinte que apresenta a seguinte técnica:

    1 - Subestituição de barrotes estragados.
    2 - Fazer um estrado em forro de madeira alinhado e não aparelhado em todo o telhado em suporte de tela asfaltica mineral armada com rede de poliester e placas de roofmate ranhurado em apoio directo das telhas e cumes.

    Pergunto se esta técnica é eficaz ou se apresenta alguma deficiência de que me venha a arrepender mais tarde.

    Obrigado
  2.  # 2

    Desculpe não percebi vai mudar a telha ou manter a telha existente?
    Como fazem nos beirados, empenas e nas caleiras de descarga de águas pluviais?
  3.  # 3

    Vou explicar melhor:
    No último piso o tecto é plano e de placa cimento.
    A partir daí foram aplicadas vigas e barrotes e ripas de madeira de modo a casa ter duas águas.
    Os barrotes apodreceram assim como as ripas e o telhado mete água por não estar direito já que as telhas ficaram inclinadas.
    Assim a solução que preconizam é:
    1 - Substituição de barrotes estragados.
    2 - Fazer um estrado em forro de madeira alinhado e não aparelhado em todo o telhado em suporte de tela asfaltica mineral armada com rede de poliester e placas de roofmate ranhurado em apoio directo das telhas e cumes.
    3 - Aplicar de novo a telha existente depois de limpa com água dado que está boa.

    Nota As descargas e caleiras estão boas.
  4.  # 4

    Carla,
    Dê os parabéns ao autor do ponto 2. É que me parece um escrito do nosso Nobéle Saramago.

    A frase: «...EM forro de madeira...EM todo o telhado EM suporte de tela asfáltica... EM apoio directo das telhas e cumes», não faz sentido.
    Pelo menos para mim.
  5.  # 5

    ninguém dá uma ideia se faz favor?
  6.  # 6

    Colocado por: Carla JunqueiroFazer um estrado em forro de madeira alinhado e não aparelhado em todo o telhado em suporte de tela asfaltica mineral armada com rede de poliester e placas de roofmate ranhurado em apoio directo das telhas e cumes.

    A colocação de tela asfáltica mineral é um erro, porque o ripado e as placas de roofmate, terão de ser pregadas/aparafusadas e ao sê-lo, irão furar esta tela, eliminando a sua utilidade, que seria a de impermeabilizar.

    Pessoalmente iria para uma solução de:
    1º Substituição das vigas de madeira
    2 - Ripado de madeira
    3º - Roofmate
    4º - Subtelha
    5º - Ripado PVC
    6º - Telha reaproveitada (embora a diferença entre aproveitar e lavar a existente, para aplicação de telha nova seja minimal e com 35 anos essas telha está em fim de vida
  7.  # 7

    Paulo Correia:

    Obrigado pela sua opinião mas o sistema proposto pela empresa que diz ter feito muitas obras iguais e é que não haverá nem ripado assentando a telha no roofmate e agarrada ao ranhurado do roofmate e o roffmate fica solto penso eu não é pregado, logo a tela não é furada.

    Diga mais alguma coisa se faz favor.
  8.  # 8

    E depois não desliza o sistema todo? Nalgum lado tem de haver fixações, não posso ter um telhado inclinado fixo pelo próprio peso, mesmo num telhado com pouca inclinação.

    Consoante a inclinação, a exposição ao vento, a zona climática, tudo isso influencia as fixações
  9.  # 9

    Paulo Correia:
    Compreendo o seu ponto de vista de facto não me parece um bom sistema.
    Mas em vez do sistema de subtelha que preconiza não seria melhor substituir os barrotes danificados, substituir todas as ripas e colocar novamente a telha existente depois de lavada?
  10.  # 10

    Colocado por: PauloCorreia
    A colocação de tela asfáltica mineral é um erro, porque o ripado e as placas de roofmate, terão de ser pregadas/aparafusadas e ao sê-lo, irão furar esta tela, eliminando a sua utilidade, que seria a de impermeabilizar.


    Paulo a situação da tela não é incorrecta, no entanto se a telha é uma cobertura impermeabilizante, está a fazer duas soluções ao mesmo tempo, porque não confia numa (a telha). Não é económico, mas isso é uma opção de cada um...

    Nesta situação a solução passa a ser de:
    1º - Substituição das vigas de madeira
    2º - Forro em placas OSB
    3º - Tela de impermeabilização
    4º - Roofmate PT com 4,5cm
    5º - Ripado PVC (opcional já vi não porem e "cravarem a telha" na no roofmate pisando-o, não me parece bom, prefiro o ripado,
    6º - Telha reaproveitada (não é compensador lavar e limpar musgos com 35 anos essas telha está em fim de vida)
  11.  # 11

    João Car:

    Mas como colocam o ripado sem furar a tela?
  12.  # 12

    Colocado por: Carla JunqueiroJoão Car:

    Mas como colocam o ripado sem furar a tela?


    o ripado em pvc só está preso ao roofmate através de umas peças de plástico próprias. O peso da telha é que vai prender o conjunto ripa e roofmate
  13.  # 13

    Mais Carla o roofmate pode ser colado com cimento cola (por pontos) à tela que está por baixo
  14.  # 14

    João Car:

    Não consegue arranjar aí nenhuma foto para eu ver?
    Já viu aplicar este sistema? Tem experiência disso?
  15.  # 15

    Já vi e já apliquei mas não tenho qualquer foto.
    Vou ver se lhe consigo arranjar algum esquema aqui na net
  16.  # 16

    Tente na Ondline e na Sonae para o OSB
  17.  # 17

    Colocado por: Carla JunqueiroMas em vez do sistema de subtelha que preconiza não seria melhor substituir os barrotes danificados, substituir todas as ripas e colocar novamente a telha existente depois de lavada?

    Pode, claro que pode, desde que substitua a telha. Com 35 anos a telha está em fim de vida e se vai gastar dinheiro, gaste-o bem gasto. Ao utilizar subtelha, já pode reutilizar a telha velha, porque o verdadeiro telhado, passa a ser a subtelha

    Colocado por: JoaoCarPaulo a situação da tela não é incorrecta, no entanto se a telha é uma cobertura impermeabilizante, está a fazer duas soluções ao mesmo tempo, porque não confia numa (a telha). Não é económico, mas isso é uma opção de cada um...

    Não gosto da solução nem um bocadinho. Se estivéssemos a falar de grandes diferenças de preços, ainda entendia, mas pesando os custos e os riscos, nunca optaria por estas solução, iria sempre para a subtelha

    Colocado por: JoaoCaro ripado em pvc só está preso ao roofmate através de umas peças de plástico próprias. O

    Quais? nunca vi e gostava de as conhecer
  18.  # 18

    Paulo Correia :

    O que sai mais barato , substituir os barrotes danificados, aplicar a subtelha e utilizar a telha existente ou substituir os barrotes danificados, substituir todas as ripas e colocar telha nova (são mais ou menos 2200 telhas que estão no telhado.

    Também quanto tempo durará o telhado com o sistema subtelha? e com a telha nova?
  19.  # 19

    È mais barato substituir a telha e a ripa toda, ganhando com isso mais 30 a 35 anos de casa.
 
0.0209 seg. NEW