Iniciar sessão ou registar-se
    • sedna
    • 10 dezembro 2018 editado

     # 41

    Sabem qual é a vantagem que eu vejo na madeira em relação ao vinil, é cheiro da madeira, isto, se ela não for coberta por verniz, porque então estamos a colocar um plástico transparente sobre a madeira.

    É que agora todos querem um chão que seja fácilmente limpo, e então vá de por um plástico brilhante, mate, o que quiserem por cima. O cheiro da madeira, da cera nas casas antigas já raramente se vê.

    A discussão que eu quis colocar prendesse principalmente pelo facto de o estar a fazer numa casa centenária, naquelas que o chão range quando andamos por cima. E aqui posso sentir um certo sacrilégio.

    Se fosse num apartamento eu não precisava de me convencer, estava feito.

    Pelo lado prático, para mim o conforto do vinil (alguns) é superior. É mais prático, mais fácilmente limpável, melhor tacto, mais quente e mais silencioso.

    Tenho muito mais medo na aplicação da madeira e naquilo que pode acontecer futuramente. E nesse caso tenho mais confiaça num soalho multicamadas, que em principio já está seco e está mais estável. Na minha casa em Lisboa tenho um multicamadas com carvalho na parte superior que se comporta muito bem, mas se fosse uma tábua só de carvalho quase de certeza que já tinha tido problemas, como vários vizinhos meus tiveram, apesar de térmicamente as casas até terem um bom comportamento.

    O João vai dizer que isso depende da madeira escolhida e da aplicação, pois concerteza que sim, mas arranjar quem faça o trabalho que ele faz é muito dificil, arranjar uma madeira de confiança é muito dificil, e pagar pelo trabalho bem feito também tem que ser muito bem pago.

    Eu vi o primeiro trabalho que o João apresentou na sua discussão, e naturalmente aquela remodelação de um chão de sala antigo no prédio de tabique está fantástico, mas fazer um restauro durante 2 meses para compor aquilo é naturalmente muito $$$.
  1.  # 42

    Colocado por: alexp

    A madeira é algo sem comparação e o seu trabalho com a madeira é brilhante, mas não seja desonesto nas comparações.

    - O vinyl não tem qualquer problema com a água. Cada vez mais é a solução escolhida para o comércio em zonas de risco de inundação.
    - Os hotéis optam cada vez mais pelo vinyl devido a: baixa manutenção, facilidade de limpeza, acústica nomeadamente com as rodas das malas.

    Estas são algumas vantagens sobre a madeira, além do preço.

    Já nem me dou ao trabalho de discutir estas coisas.
    Mas as pessoas vão viver para uma zona de comércio? para um Hotel? Ou vão viver para sua casa?
    E essa da água é o argumento de ariete. É de facto admirável ver como o pessoal papa isto com uma facilidade inacreditável.
    E com uma certeza que até impressiona.
    Fazemos assim:
    Colamos uma régua de vinil numa base cimenticia com 5,3% de humidade e ao lado colamos uma régua de Teka da Birmânia, Teka Africana, umbila, wenguê, afzélia, riga velha, entre tantas outras que nem vale a pena mencionar. Damos 2 Meses (para dar por cima) e vemos qual cede primeiro.
    PS: spoiler alert... NÃO ESTOU A FALAR DE CÓR!!
    Já o disse aqui e repito, o problema disto tudo está na base e principalmente nas nossas construções em alvenaria onde o cimento (esponja) é Rei. É muito fácil haver "azares".
    Acústica? Tenho testes feitos in-loco com clientes a arrastar cilindros metálicos com 80kgs em que a madeira colada tem melhor comportamento.
    Baixa manutenção? Em que sentido? Só se for no facto de ser impossivel restaurar um vinil e a madeira não. De resto, quando estraga, troca. Ou isso ou é como os que costumo ver por ai com 2 ou 3 anos de uso todos marcados e rafados.
    Facilidade de limpeza? É exactamente igual (residencialmente falando). A não ser que você tambem seja daqueles que diz que com o vinil até lava o chão á mangueirada.
    TODOS os materiais têm prós e contras e muitas vezes depende muito mais do aplicador do que do material em si.
    Quem não se mentalizar disto corre o sério risco de se aborrecer com facilidade ao fim de pouco tempo.
    Esqueçam lá as vantagens estritamente comerciais que vos impigem e abram um bocadinho mais os olhos. E principalmente estudem os trâmites técnicos da coisa.

    Para terminar, continua-se a comparar o incomparável. E sabem porquê? A madeira já deu provas da sua longevidade e o vinil não. O ano passado restaurei um soalho tricentenário. Conhecem algum vinil com 300 anos? Eu não...
  2.  # 43

    Já agora e para que não restem duvidas.
    Nada tenho contra o vinil.
    Simplesmente gosto de ver as coisas separadas coisa que raramente se vê por aqui.
    E é perfeitamente possivel realizar autênticas obras de arte com vinil... e acessiveis.
    Infelizmente, por cá nunca vi. Nem as mais básicas...
  3.  # 44

    Esqueceu-se de dizer que a madeira tem menos manutenção que o vinilico.
  4.  # 45

    E que se quiser trocar móveis de sítio... lá fica a marca dos pés no vinil. :)
  5.  # 46

    Colocado por: cabocheE que se quiser trocar móveis de sítio... lá fica a marca dos pés no vinil. :)


    Mestres da desconversação ...

    A discussão é só uma: O vinil não tem apenas a vantagem do preço como afirmaram acima.

    Se tem desvantagens? tem e muitas!
  6.  # 47

    Então mas o que eu disse não é uma desvantagem?
    Não o percebo!!!
  7.  # 48

    Colocado por: alexpEsqueceu-se de dizer que a madeira tem menos manutenção que o vinilico.

    O que entende por manutenção?
    Está-me a falhar qualquer coisa
    Concordam com este comentário: Ruipsm
  8.  # 49

    Isto não vale a pena andar aqui a discutir o sexo dos anjos.
    Quem gostar de madeira e tiver orçamento para a madeira que gosta é avançar.
    Quem gostar de um vinil é também avançar, fica bem servido e mais barato.
    Ao fim de uns anos quem quizer restaura a madeira, quem tem vinil pelo mesmo preço coloca novo e na altura até deve haver melhores opções e mais baratas.

    Eu retirei madeira e coloquei vinil e se fosse hoje voltava a fazer. Não estava para gastar dinheiro a renovar um chão de que não gostava. Simples.

    E já agora, a madeira também marca os locais dos moveis pesados. Se querem muita resistência e baixa manutenção coloquem ceramico ou microcimento.

    A maioria do flutuante, ao contrário da madeira e vinil, acho mais sensivel, menos resistente e mais barulhento. mas é em média o mais barato.
    • espt
    • 11 dezembro 2018

     # 50

    Colocado por: cabocheE que se quiser trocar móveis de sítio... lá fica a marca dos pés no vinil. :)


    E na madeira fica a marca do móvel/tapete todo porque a zona onde esteve não apanhou luz e "envelhece" de maneira muito diferente da destapada...

    Há espaço para todas as soluções, nenhuma é melhor que a outra, são apenas diferentes.
  9.  # 51

    Então quais são as vantagens do vinil em relação à madeira?
    Tirando o preço e o gosto de cada um?

    É que até agora ainda não enumeraram nenhuma, mas desvantagens já existem.

    PS: Acredito que os tais moveis pesados que diz, marquem a madeira... mas para marcarem a madeira, já há muito tempo tinham marcado o vinil.
  10.  # 52

    Lavagem á mangueirada. Limpeza.
    Fácil e barata substituição de uma peça/peças danificadas.
  11.  # 53

    Colocado por: WardrunaLavagem á mangueirada. Limpeza.


    a sério que isto é um argumento?

    faz lembrar a malta dos UMM's... ah e tal posso lavar por dentro á mangueirada, ate tem uns furos para escoar agua....epah que fixe, entao e quantas vezes é que ja o lavaste à mangueirada? nunca, és parvo ou qué? entao o radio os bancos e as alcatifas o que é que achas que acontecia se eu lavasse á mangueirada??!!

    e pronto fico sem resposta! =D mas que da para lavar á mangueira dá.....
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  12.  # 54

    LOOOOL...
  13.  # 55

    Mangueirada é força de expressão, quer dizer com balde e esfregona sem medos. Mas pode ser lavado á mangueirada, dependendo do local, e após colocação em obra.

    Outra vantagem é no caso de haver alguma fuga de água.
  14.  # 56

    Vão dizer que nunca lavaram o chão da vossa sala e quartos aos domingos com máquina à pressão. Sofá, TV, Mesa de Jantar tudo corridinho à pressão, um mimo. Seus invejosos.
  15.  # 57

    Vão dizer também que nunca sentiram aquela necessidade louca de lavar o vosso chão todos os dias da sala e quartos de madeira com aquele desengordurante fofo, esfregona a pingar, um mimo.
  16.  # 58

    Tão aqui a comparar carne com peixe. Como já disseram alguns users vai depender de gostos e bolsos. Eu gosto de uma madeira linda, mas sou pobre, portanto vou remodelar a minha casa e colocar em cima da ceramica atual um flutuante pro meu bolso e que bem estimado dure tempo suficiente pra eu nunca ter que o trocar. Queria uma madeira toda xpto da amazónia benzida e ungida pelo João Dias mas olha, o bolso não concorda comigo.
    Concordam com este comentário: Joao Dias
  17.  # 59

    Lol, a "desconversa" já começou.
    Digam lá vocês então as vantagens da madeira.
  18.  # 60

    Colocado por: desofiapedroTão aqui a comparar carne com peixe. Como já disseram alguns users vai depender de gostos e bolsos. Eu gosto de uma madeira linda, mas sou pobre, portanto vou remodelar a minha casa e colocar em cima da ceramica atual um flutuante pro meu bolso e que bem estimado dure tempo suficiente pra eu nunca ter que o trocar. Queria uma madeira toda xpto da amazónia benzida e ungida pelo João Dias mas olha, o bolso não concorda comigo.


    Eu também gosto de uma madeira bonita. Gostos não se discutem.
    Concordam com este comentário: desofiapedro, Joao Dias
 
0.0242 seg. NEW