Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    E já agora disseram me que para quem tem gás natural, caldeira de condensação é o maus vantajoso, vale onque vale.
  2.  # 22

    Colocado por: Leao91E já agora disseram me que para quem tem gás natural, caldeira de condensação é o maus vantajoso,
    em construção nova só pode ter gas natural como apoio, nunca como unica fonte para AQS
  3.  # 23

    neste momento a opção mais economica é sem duvida bomba de calor com ou sem painéis solares fotovoltaicos.
    Concordam com este comentário: fernandoFerreira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fernandoFerreira
  4.  # 24

    Colocado por: jorgealvesneste momento a opção mais economica é sem duvida bomba de calor com ou sem painéis solares fotovoltaicos.


    Mesmo considerando os custos de manutenção a longo prazo, comparativamente a um sistema solar térmico "sem" manutenção? Drainback por exp.
  5.  # 25

    Colocado por: jorgealvesem construção nova só pode ter gas natural como apoio, nunca como unica fonte para AQS


    Quem me disse isso foi alguém bem conhecedor de todos os sistemas, principalmente de gás. Óbvio que não teve isso em consideração, até porque a área dele não é da aplicação, é mesmo de desenvolvimento e apoio comercial.
  6.  # 26

    Colocado por: manelvc

    Mesmo considerando os custos de manutenção a longo prazo, comparativamente a um sistema solar térmico "sem" manutenção? Drainback por exp.
    a bomba de calor Daikin ECH2O exclusivamente AQS custa 2800€+Ivã
    Um sistema drainback mínimo custa 4200€+Ivã.

    É só fazer as contas.
    • dc
    • 18 dezembro 2019

     # 27

    a bomba de calor Daikin ECH2O exclusivamente AQS custa 2800€+Ivã
    Um sistema drainback mínimo custa 4200€+Ivã.

    É só fazer as contas.


    Em termos de bombas de calor que equipamento recomendao tendo em conta o valor inicial, consumos e manutenção? No fórum tenho visto muitos comentários positivos a Daikin. Da energie não vejo muita gente a apostar
    • Zafa
    • 24 julho 2020

     # 28

    Colocado por: sercorola viva, eu nao tenho esse modelo mas tenho o monobloc -https://www.energie.pt/pt/produtos/aquapura-monobloc.
    -quanto a marca , posso dizer que e do melhor e com mais garantia que o normal , pois e fabricada cá (vila do conde) e nao e como a maioria das outras mandadas fazer na china e colocar marca de cada uma. costou cerca de 2mil euros.
    -na altura achei esse modelo interessante e ate estive virado para comprar mas o vendedor disse -me que era praticamente igual ,o principio de funcionamento era o mesmo, embora um trabalhe com um evaporador o outro trabalha com um liquido refrigerante que vai ao painel modar de estado ( explicado ao pormenor no site da marca). o consumo e praticamente igual, o senao no meu caso é a saida de ar que e gelado e tem de ser encaminhado para a rua (porque tenho na cave)ou por ex uma sala como uma adega para arrefecer.
    -e tudo uma questão de preço , se for para uma garagem em que possas fazer dois furos de 160mm um de entrada e saida , ia para uma soluçao como a minha , mais barata e manutenção ou avaria mais barata.


    Estou à procura de uma BC e hoje encontrei esta marca e depois 2 postsdo Sercor. Estava a pensar comprar o modelo 200i. No entanto gostava de ter feedback de quem já possui.
    Outra questão é sobre esse ar frio que eles realmente nos folhetos até dizem que pode ser usado para arrefecer uma adega, se não não pode por exemplo de verão ser usado na VMC para "arrefecer" a casa, ao invés de o estar a desperdiçar directamente par ao exterior.
  7.  # 29

    Colocado por: sercorola viva, eu nao tenho esse modelo mas tenho o monobloc -https://www.energie.pt/pt/produtos/aquapura-monobloc.
    -quanto a marca , posso dizer que e do melhor e com mais garantia que o normal , pois e fabricada cá (vila do conde) e nao e como a maioria das outras mandadas fazer na china e colocar marca de cada uma. costou cerca de 2mil euros.
    -na altura achei esse modelo interessante e ate estive virado para comprar mas o vendedor disse -me que era praticamente igual ,o principio de funcionamento era o mesmo, embora um trabalhe com um evaporador o outro trabalha com um liquido refrigerante que vai ao painel modar de estado ( explicado ao pormenor no site da marca). o consumo e praticamente igual, o senao no meu caso é a saida de ar que e gelado e tem de ser encaminhado para a rua (porque tenho na cave)ou por ex uma sala como uma adega para arrefecer.
    -e tudo uma questão de preço , se for para uma garagem em que possas fazer dois furos de 160mm um de entrada e saida , ia para uma soluçao como a minha , mais barata e manutenção ou avaria mais barata.


    Comprou a de 250L ou a de 300L? Continua satisfeito? Consegue me dar o contacto de quem lhe instalou?
  8.  # 30

    Colocado por: Zafae não não pode por exemplo de verão ser usado na VMC para "arrefecer" a casa, ao invés de o estar a desperdiçar directamente par ao exterior


    Isto é uma ideia bastante interessante. Mas, em geral, precisaria de um permutador de calor ar-ar, e de ter a capacidade de fazer bypass para enviar diretamente para o exterior durante o inverno.

    Não fosse o equilíbrio entre quantidade de ar insuflado e ar extraído... até se injetava diretamente na conduta do ar extraído, mesmo antes da VMC...

    Outa "ideia" seria, durante o Verão, ligar a exaustão da BC à insuflação da VMC (antes da máquina de VMC). Não sei é se o ar que passa pela BC pode ficar, de alguma forma, contaminado, e não ser recomendável respirá-lo.
 
0.0140 seg. NEW