Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 141

    Colocado por: JPedroMendes

    é isto que eu acho que o sr ainda não entendeu.
    São 4 da entrada pros quartos
    e depois são 12 dos quartos pro social,

    O que você não entendeu é que é impossível ter 12 degraus entre o piso dos quartos e o piso social, porque os dois estão sobrepostos.

    É 3 metros entre pisos. É impossível serem só 12 degraus, porque teriam que ter 25cm de altura.

    Não sou eu que o digo, é a lei que o diz.
    •  
      Mk Pt
    • 2 abril 2019 editado

     # 142

    Colocado por: JoelMpor essa lógica nunca se construíam casas com 2 pisos (ou mais)!

    O ideal era mesmo que todas as casas fossem térreas/um único piso.
    Na impossibilidade de o serem, devem ter o menor numero de pisos para a utilização que se pretende, também em função da área máxima de implantação (que pode obrigar a construir 'em altura' ou não), claro.

    O que escrevi é mesmo só para dizer que não faz sentido ter 3 pisos 'porque sim'/questões estéticas, quando é perfeitamente possível fazer apenas em 2 pisos.

    Colocado por: JoelMo numero de degraus vai estar lá na mesma quer faça o meio piso ou não, por isso o facto de tirar o meio piso não quer dizer que vá ter menos degraus, apenas vão estar todos seguidos! se são 12, 14 ou 17 é irrelevante por qualquer uma das solução terá exactamente o mesmo numero de degraus no total!

    É sempre mais degraus. Entre 2 pisos basta 17 degraus. Para ter 2 pisos mais outro piso tem( pelo que apresentou) 17 + 4 degraus.
    Dois pisos é dois pisos, três pisos é isso mesmo: mais um piso para subir.

    Esperemos que não, mas se tiver a infelicidade de você ou um familiar ter um acidente ou problema de saúde grave, vai ver que mais um piso é 'bem diferente'. É mais uma barreira.
    Mesmo sem nenhum acidente, e mesmo sendo perfeitamente saudável, ninguém vai para novo.

    Colocado por: JoelM
    p.s. e os 3m entre pisos, poderá ser mais ou menos, depende do pé direito dos compartimentos em baixo, da espessura da laje, etc etc etc!

    Isso é evidente.

    Mas no mínimo dos minimos entre 2 pisos de habitação nunca pode ter menos de 2.85m e isso é mais em desenho, na prática vai ter sempre uns 2.90m ou perto disso. Porque o pé direito mínimo é norma legal, e espessura de laje é algo que..tem que ser.
    Sabendo que um degrau não pode ter mais de 18cm de altura, é fazer as contas.


    Mas encerro a minha participação no tópico por aqui. Já fui claro o suficiente.
    Se quiserem terem casas com 5 ou 6 pisos, da minha parte estão à vontade. :)
  2.  # 143

    Quantos mais melhor! Vivo num 3 andar, com elevador e se o utilizar 2 vezes ao ano deve ser muito! Agora quando vejo discussões por causa da porc@ria dos degraus, que nos dão uma grande ajuda a manter a boa forma física, vocês preocupação-se mais em cálcular quantos degraus têm de subir e descer! E assim que querem chegar a velhos? Preocupem-se mais com a forma física para quando lá chegarem (se lá chegarem) fazerem isso com uma perna às costas 😉
    Concordam com este comentário: BM_18
  3.  # 144

    Colocado por: PolskiQuantos mais melhor! Vivo num 3 andar, com elevador e se o utilizar 2 vezes ao ano deve ser muito! Agora quando vejo discussões por causa da porc@ria dos degraus, que nos dão uma grande ajuda a manter a boa forma física, vocês preocupação-se mais em cálcular quantos degraus têm de subir e descer! E assim que querem chegar a velhos? Preocupem-se mais com a forma física para quando lá chegarem (se lá chegarem) fazerem isso com uma perna às costas 😉
    Concordam com este comentário:****


    Eu vivo num 3 andar sem elevador.... Levar compras, bebés e o diabo a 3 é uma complicação! Mas lá está, comprei casa com ginasio incluido! :) A futura moradia irá ter escadas desde o R/C até ao 1ºAndar, mas subirei com todo o gosto! :D
    •  
      Mk Pt
    • 3 abril 2019 editado

     # 145

    Colocado por: PolskiQuantos mais melhor! Vivo num 3 andar, com elevador e se o utilizar 2 vezes ao ano deve ser muito! Agora quando vejo discussões por causa da porc@ria dos degraus, que nos dão uma grande ajuda a manter a boa forma física, vocês preocupação-se mais em cálcular quantos degraus têm de subir e descer! E assim que querem chegar a velhos? Preocupem-se mais com a forma física para quando lá chegarem (se lá chegarem) fazerem isso com uma perna às costas 😉
    Concordam com este comentário:****

    Subterfúgio psicológico para se convencer que ter degraus em casa é bom.
    As vitimas de rapto chegam a certo ponto e também começam a ter simpatia e até gostar do seu raptor/agressor. Isto está estudado e comprovado, chama-se Síndrome de Estocolmo.

    Diria que podemos chamar à desculpa psicológica que ter degraus em casa como algo bom para fazer exercício como Síndrome do Degrau.


    Se você ou um familiar tiver um acidente ou problema de saúde tem o elevador para o seu apartamento.


    Se para entrar dentro de uma casa tem que se subir de forma desnecessária, e estupida (por não haver necessidade) 4 degraus e não houver elevador, é mesmo um espectáculo.
    É fisioterapia. Nem que seja para quem levanta a cadeira de rodas. Ou um carrinho de bebé. Ou uma maca. Ou simplesmente, sem problema nenhum, carregar objecto volumoso/pesado.

    É exercicio fisico, que faz muito bem, pois claro.


    Eu para fazer exercício não preciso dos degraus da minha casa, que também os tenho.
    Vou à rua e caminho ou corro ao ar livre. E vou ao mar dar umas braçadas, se puder.
    Concordam com este comentário: sergio_pintas, andcalvario, JPedroMendes
  4.  # 146

    Com tanta discussão em redor disto das escadas quase parece que é possível fazer casas com mais que um piso sem escadas! :D

    Concordo que, numa casa, por princípio, apenas devem existir escadas em quantidade e extensão dentro do estritamente necessário.
    Concordo também que se deve pelo menos contemplar a hipótese de haver um azar no futuro e, por aí, procurar que pelo menos dê para, sem alterações de fundo na casa, equipá-la com sistemas de apoio à mobilidade.
    Já não concordo que a questão da mobilidade tenha de determinar tudo o resto, já que é algo que, felizmente, ainda afeta apenas uma minoria da população.

    Confesso que, neste caso aqui, ainda não ficou muito claro para mim de que forma é que se está a poupar nos degraus entre a zona dos quartos e a zona social, já que para todos os efeitos se tratam de dois pisos convencionais, olhando ao esquema de perfil. Se é que é essa a ideia.
    Pareceu-me que apenas se estava a poupar nos degraus entre a garagem e o piso dos quartos.
  5.  # 147

    Ok vamos lá então esclarecer isto e no meu caso, deixar a maõzinha quietinha para que essas vossas palmatórias possam trabalhar como acharem melhor:

    Então,
    EU ENTENDI MAL o conceito dos degraus e dos pisos.
    Eu achei que os 3ou4 degraus entre a entrada e os quartos era para permitir ter apenas 12degraus entre os quartos e o piso social inferior.
    MENTIRA, não é nada disso.
    O que está plasmado nesse desenho são 3ou4 degraus e depois outros 16degraus para descer ao piso social.
    MEA CULPA, desculpem.

    Em conversa com o arq (agora mesmo) ele explicou-me melhor o objetivo desses 3ou4 degraus iniciais, que é o seguinte:
    - Baixar a altura das varandas do piso 0 face ao terreno lá em baixo (aquela barra azul)

    Esqueçam a minha idiotice sobre o numero de degraus, avancemos na discussão relativamente a este ponto:
    a) A integração desses degraus no contexto geral do desenho faz sentido em toda a envolvente do terreno e da construção?
    b) Baixar 70/80cm à altura daquela varanda compensa os 3ou4 degraus a mais para percorrer?
      Capturar2.JPG
    •  
      Mk Pt
    • 3 abril 2019 editado

     # 148

    Colocado por: mhpintoCom tanta discussão em redor disto das escadas quase parece que é possível fazer casas com mais que um piso sem escadas! :D

    Já tinha escrito:
    Colocado por: Mk Pt
    O ideal era mesmo que todas as casas fossem térreas/um único piso.
    Na impossibilidade de o serem, devem ter o menor numero de pisos para a utilização que se pretende, também em função da área máxima de implantação (que pode obrigar a construir 'em altura' ou não), claro.

    O que escrevi é mesmo só para dizer que não faz sentido ter 3 pisos 'porque sim'/questões estéticas, quando é perfeitamente possível fazer apenas em 2 pisos.



    Colocado por: mhpinto
    Já não concordo que a questão da mobilidade tenha de determinar tudo o resto, já que é algo que, felizmente, ainda afeta apenas uma minoria da população.

    A mobilidade não tem e nem deve que determinar tudo o resto. Apenas deve ser algo que se tenha consciência e a seriedade e responsabilidade de evitar mais pisos/degraus caso não sejam necessários/por meras questões estéticas.
    Uma casa não é uma escultura. A estética é muito importante, mas um edifício não é uma peça de arte para se olhar, é algo para ser habitado e vivido, não faz sentido degraus/pisos porque sim, quando isso condiciona o conforto de utilização do espaço - mesmo sendo saudável.

    Colocado por: mhpinto
    Confesso que, neste caso aqui, ainda não ficou muito claro para mim de que forma é que se está a poupar nos degraus entre a zona dos quartos e a zona social, já que para todos os efeitos se tratam de dois pisos convencionais, olhando ao esquema de perfil. Se é que é essa a ideia.
    Pareceu-me que apenas se estava a poupar nos degraus entre a garagem e o piso dos quartos.

    Neste caso aqui o dono de obra estava enganado porque pensava que os 4 degraus poupavam os degraus entre pisos, ficando com 12 degraus entre pisos e 4 para entrada.

    Ora é fisicamente impossível ter só 12 degraus entre 2 pisos sobrepostos, tem que ter pelo menos uns 17 degraus.
    Os 4 degraus extra na entrada não são necessários, é mais um piso a subir porque..sim. Na 'foto'/casa de outros pode parecer bonito ter algo assim, na pratica, no dia-a-dia fazer esses degraus é non sense.
  6.  # 149

    Joel

    desculpe não estou a perceber porque acha mal tentar "descer" os pisos por forma a adaptar mais ao declive.

    qual é o mal de ter um piso ao nível da rua ( garagens) e depois descendo 3 ou 4 degraus o piso dos quartos e depois descendo 17 ter o piso social.

    acha que á partida em face do declive é assim tão descabido??
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPedroMendes
  7.  # 150

    Confirmo que sim, foi essa a intenção do arquiteto,
    Ajustar a construção aos declives naturais do terreno,


    Colocado por: marco1qual é o mal de ter um piso ao nível da rua ( garagens) e depois descendo 3 ou 4 degraus o piso dos quartos e depois descendo 17 ter o piso social.
    acha que á partida em face do declive é assim tão descabido??


    Com a informação atual de que disponho e depois de ler as vossas opiniões e de falar com o arquiteto sobre isto, eu acho bem adequado e uma forma interessante de encaixar a construção no terreno.

    Por tudo isto, obrigado a todos pelos comentários.
  8.  # 151

    Colocado por: JPedroMendes

    Esqueçam a minha idiotice sobre o numero de degraus, avancemos na discussão relativamente a este ponto:
    a) A integração desses degraus no contexto geral do desenho faz sentido em toda a envolvente do terreno e da construção?
    b) Baixar 70/80cm à altura daquela varanda compensa os 3ou4 degraus a mais para percorrer?
      Capturar2.JPG

    Não compensa fazer esses 4 degraus para baixar a cota da varanda.

    Ou baixa a cota da garagem ou então a varanda fica alta, o piso inferior também sobe um bocado, e com terra disfarçar um bocado a contenção de terra um pouco mais alta.
    Mais valer ter uns 18 degraus de piso a piso do que 17 numa escadas e 4 degraus noutra escada para outro piso.

    4 degraus estamos a falar de ~70cm, não faz muito sentido essa preocupação com a diferença de altura.

    Só se a ideia fosse descer o piso social/inferior praticamente ao nivel das traseiras do terreno/sul, é que podia fazer sentido ter 3 pisos/duas escadas diferentes. A garagem/entrada mais alta, descer até ao piso dos quartos e depois descer para o piso social.
    Mas aí teria que umas escadas com uns ~10 degraus + outra com 17 degraus.
    É de evitar ter os 3 pisos, mas se a ideia fosse a casa acompanhar mais o terreno, poderia suceder, mas isto é algo que depende da arquitectura, vistas do terreno e vivência que se pretende da casa, claro.


    É a minha opinião.
    Como em tudo, cada um tem a sua, e mesmo outros técnicos são livres de ter opinião diferente e privilegiaram umas coisas ou outras.
  9.  # 152

    já agora
    embora sem afinação como é evidente, mas apenas para mostrar um possivel esquema para fazer sair a escada a meio no piso social.

    é claro que terá de um patamar intermedio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo09092021, JPedroMendes
  10.  # 153

    Marco1
    Muito obrigado por esse desenho,
    Serve de base para a minha lista de sugestões de melhoria
    MUITO GRATO!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Duarte 99
  11.  # 154

    Uma dúvida Marco1
    Qual a medida que tem a seta amarela que coloquei por cima?
      Capturar3.JPG
    •  
      Mk Pt
    • 3 abril 2019 editado

     # 155

    Colocado por: JoelM
    analise bastante simplista de quem me parece não estar habituado ao processo de desenvolvimento de um projecto! Se fosse tudo preto no branco, não seriam necessários arquitectos. É tudo uma questão de prós e contras e de no final o DO ponderar e decidir o que é melhor para si!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:JPedroMendes

    Parece-me que a tendência por aqui, quando outro técnico apresenta um argumento ao qual não conseguem refutar de outra maneira, é colocar em causa a experiência do mesmo e darem a entender que são muito mais experientes e, por isso, tem razão de forma natural.

    Faz lembrar aqueles empreiteiros que 'fazem assim à 30 anos' e que ficaram parados no tempo.


    Colocado por: JPedroMendes
    Com a informação atual de que disponho e depois de ler as vossas opiniões e de falar com o arquiteto sobre isto, eu acho bem adequado e uma forma interessante de encaixar a construção no terreno.

    Por tudo isto, obrigado a todos pelos comentários.

    Um dia vai lembrar-se da minha argumentação sobre as escadas.
    Pode demorar um pouco mas garantidamente que vai lá chegar, esperemos que demore um bocado e que não seja ao fim de pouco tempo.

    Na fase de projecto, 3d, é tudo maravilhas, depois das dores de cabeça das obras, se a coisa correr razoavelmente bem também é maravilhas nos primeiros tempos.
    A vivência na casa ao longo do tempo é que depois vai determinar a agradabilidade e usabilidade da mesma.
    Mas teve aqui a alguém a alterar para isto e tomou uma opção em consciência graças a essa opinião, caso contrário nem sequer iria ter noção.

    Boa sorte.
    Vai precisar.
  12.  # 156

    Colocado por: Mk PtMas teve aqui a alguém a alterar para isto e tomou uma opção em consciência graças a essa opinião, caso contrário nem sequer iria ter noção.

    Boa sorte.
    Vai precisar.


    Obrigado companheiro,
    Vá acompanhando o tópico e não hesite em alertar para as questões que considere pertinentes.
  13.  # 157

    JPedro

    a medida nesse esquiço é 5.40 mas tanto pode ser mais como um pouco menos, depende da largura que quiser dar aos patamares.
    friso que isso não tem rigor, serve apenas para mostrar um possível esquema das escadas. no piso social a porta do wc pode ser ai nesse vestíbulo no arranque das escadas.
  14.  # 158

    os patamares não devem acompanhar a largura das escadas?
    tipo… 110cm ou assim… na minha cabeça os patamares seriam quadrados 110x110cm
    ou estou enganado?
  15.  # 159

    não podem é serem inferiores á largura das escadas, para mais podem ser o que quiser.
    e ainda que os patamares de arranque e chegada é evidente que podem ser mais, são como que uma espécie de hall, vestíbulo.
    atenção que a sua casa em face das acessibilidades terá que ter escadas com largura nunca inferior a 1.2
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JPedroMendes
  16.  # 160

    Colocado por: Mk Pt
    Subterfúgio psicológico para se convencer que ter degraus em casa é bom.
    As vitimas de rapto chegam a certo ponto e também começam a ter simpatia e até gostar do seu raptor/agressor. Isto está estudado e comprovado, chama-se Síndrome de Estocolmo.

    Diria que podemos chamar à desculpa psicológica que ter degraus em casa como algo bom para fazer exercício como Síndrome do Degrau.


    Se você ou um familiar tiver um acidente ou problema de saúde tem o elevador para o seu apartamento.


    Se para entrar dentro de uma casa tem que se subir de forma desnecessária, e estupida (por não haver necessidade) 4 degraus e não houver elevador, é mesmo um espectáculo.
    É fisioterapia. Nem que seja para quem levanta a cadeira de rodas. Ou um carrinho de bebé. Ou uma maca. Ou simplesmente, sem problema nenhum, carregar objecto volumoso/pesado.

    É exercicio fisico, que faz muito bem, pois claro.


    Eu para fazer exercício não preciso dos degraus da minha casa, que também os tenho.
    Vou à rua e caminho ou corro ao ar livre. E vou ao mar dar umas braçadas, se puder.
    Concordam com este comentário:sergio_pintas,andcalvario,JPedroMendes
    De facto vc tem uma forma de pensar estupenda! Graças a Deus não tenho nenhum problema na família, e sinto-me bastante saudável! Agora se gosto de degraus qual é o síndrome que vê nisso! Os exemplos que descreveu refletem a sua imagem com certeza, aí não discuto, é a sua opinião! Eu não vivo nem vou construir a pensar nos se”s, por isso não concordo construir a pensar quando for velho isto e aquilo é a minha opinião. Se não aceita opiniões diferentes da sua, isso ai sim, já podemos falar de um síndrome qualquer! Viva e deixe viver homem, a vida é curta demais para se andar aqui a medir Bratwürste😉
 
0.0379 seg. NEW