Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite a todos,

    Nunca tive acesso em gas natural em casas arrendadas, agora na compra de uma deparo-me com torneiras e ligações na cozinha que me parecem ser de gas natural (amarelas) mas estou na duvida se as outras se referem a água ou gás (uma junto a tomadas de esquentador, outra debaixo do lava loiças)

    Serão apenas torneiras para maquina de lavar roupa e loiça?
    Deixo imagens em anexo na esperança que me consigam elucidar.

    esquentador

    lavatório 1

    lavatorio 2


    Obrigado
  2.  # 2

    As valvulas de manipulo amarelo, são do gas, pode não ser natural.
    Na 1ª foto, para instalação de um esquentador... de veser instalado por um tecnico credenciado.
    Na 2ª foto, sobre a bancada, sera para a alimentar o fogão /forno a gas se existir.

    As outras são de agua fria, para abastecimento de maquinas de lavar roupa/ loiça. ou do esquentador...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yawning_man
  3.  # 3

    Colocado por: Pedro BarradasAs valvulas de manipulo amarelo, são do gas, pode não ser natural.
    Na 1ª foto, para instalação de um esquentador... de veser instalado por um tecnico credenciado.
    Na 2ª foto, sobre a bancada, sera para a alimentar o fogão /forno a gas se existir.

    As outras são de agua fria, para abastecimento de maquinas de lavar roupa/ loiça. ou do esquentador...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Yawning_man


    Muito obrigado pela explicação.

    Já me foi dito pelo condomínio que existe gás natural no prédio. Quando me deparei com estas válvulas, sem perceber se estariam prontas a receber ligações para equipamento, também não me souberam dizer se a habitação tinha ou não as tubagens necessárias.

    Compreendo que será um técnico a tratar da instalação, esperava era encontrar a valvula debaixo do bancada. O que me baralha, como proteger/esconder o tubo para ligação de placa?

    De qualquer forma, aproveito para expor a ideia de comprar o esquentador VULCANO 11L HDG WRDG11.
    Pelo que percebi, 11l será suficiente para banho individual (o duche esta talvez a 10m do esquentador), sendo hidrogerador nao haverá necessidade de pilha para o activar e pelo que tenho lido por aí trata se de uma marca de 'maior confianca' dentro da oferta do mesmo valor? A opinião do senhor ou de qualquer outra pessoa que conheça estes esquentadores é bem vinda.

    Obrigado
  4.  # 4

    AMigo o tubo/ ligação para a placa/ forno está debaixo da bancada ( escondida pelo móvel)... MAS a Valvula de corte tem de estar acessivel e é essa que encontra logo por cima da bancada.

    Quanto ao resto não sei, pois eu sou contra a utilização de gas ;)
    Se tem gas natural, é para já uma boa opção em termos de custos energéticos...
    Qualquer equipamento a gas que adquirir tem de estar preparado para Gás natural.

    Eu para cozinhar , não dispenso no entanto uma placa de indução, rápido, seguro, simples e uma facilidade de manutenção e limpeza...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yawning_man
  5.  # 5

    Colocado por: Yawning_manDe qualquer forma, aproveito para expor a ideia de comprar o esquentador VULCANO 11L HDG WRDG11.
    Pelo que percebi, 11l será suficiente para banho individual (o duche esta talvez a 10m do esquentador), sendo hidrogerador nao haverá necessidade de pilha para o activar e pelo que tenho lido por aí trata se de uma marca de 'maior confianca' dentro da oferta do mesmo valor? A opinião do senhor ou de qualquer outra pessoa que conheça estes esquentadores é bem vinda.
    Vulcano ou Junkers, são iguais, do mesmo fabricante. Fica bem servido, tem qualidade e uma boa assistência técnica. Opte por esquentador ventilado.Um pouco mais caro, mas compensa.Quando mandar instalar o esquentador opte por um técnico credenciado pela DGE e que faça os testes de monóxido de carbono. Quando vier a inspecção tem a certeza que a instalação é aprovada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yawning_man
  6.  # 6

    Colocado por: Pedro BarradasAMigo o tubo/ ligação para a placa/ forno está debaixo da bancada ( escondida pelo móvel)... MAS a Valvula de corte tem de estar acessivel e é essa que encontra logo por cima da bancada.

    Quanto ao resto não sei, pois eu sou contra a utilização de gas ;)
    Se tem gas natural, é para já uma boa opção em termos de custos energéticos...
    Qualquer equipamento a gas que adquirir tem de estar preparado para Gás natural.

    Eu para cozinhar , não dispenso no entanto uma placa de indução, rápido, seguro, simples e uma facilidade de manutenção e limpeza...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Yawning_man


    Obrigado pelo esclarecimento Pedro. De facto hoje e com mais calma, lá consegui identificar a mangueira na parede, realmente estava mais escondida que as ligações das fotos partilhadas.

    Algumas pessoas têm me dito sem grandes dados que a indução seria mais pratica/segura, no entanto a experiência de contas de electricidade mesmo com gas butano para cozinhar (na casa anterior uma garrafa chega me a durar 1 ano), tem sido para esquecer. Como já iria instalar um esquentador de gas natural, pareceu me 'natural' optar por placa compatível de forma a fugir a contas da edp que podem ir para valores superiores. Juntando ao facto que as placas de gas que tenho espreitado vão tendo protecções de segurança, pareceu me a opção mais viável. De qualquer forma, como nunca tive nenhuma das placas, experiências e opiniões são bem vindas :)





    Colocado por: A. MadeiraVulcano ou Junkers, são iguais, do mesmo fabricante. Fica bem servido, tem qualidade e uma boa assistência técnica. Opte por esquentador ventilado.Um pouco mais caro, mas compensa.Quando mandar instalar o esquentador opte por um técnico credenciado pela DGE e que faça os testes de monóxido de carbono. Quando vier a inspecção tem a certeza que a instalação é aprovada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Yawning_man


    Obrigado pelo feedback! Realmente existe tubo de exaustão sobre as ligações, seria a usar para os ventilados, correcto? A única coisa que agora me deparei, para alem dos preços, é que o modelo que indiquei, é hidrogerador, pelo que entendi nao necessita de acender electronicamente. Nao consigo encontrar um dentro desses valores sem recorrer a pilhas. E pilhas parece que já vai modificando a 'performance' do aquecimento de águas, correcto? Muito obrigado
  7.  # 7

    Não compre esquentador a funcionar a pilhas. Ou hidrogerador ou ventilado. Consulte a página da Vulcano e tire as dúvidas.
    Os preços variam um pouco de loja para loja. Ainda há 2 meses comprei um Junkers de 14 litros, ventilado, para a casa do meu filho. Comprei numa loja online, mas com loja física. Em 2 dias tinha o esquentador em casa. Comprei por menos 60 ou 70€ em relação às grandes cadeias de distribuição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Yawning_man
  8.  # 8

    Colocado por: A. MadeiraNão compre esquentador a funcionar a pilhas. Ou hidrogerador ou ventilado. Consulte a página da Vulcano e tire as dúvidas.
    Os preços variam um pouco de loja para loja. Ainda há 2 meses comprei um Junkers de 14 litros, ventilado, para a casa do meu filho. Comprei numa loja online, mas com loja física. Em 2 dias tinha o esquentador em casa. Comprei por menos 60 ou 70€ em relação às grandes cadeias de distribuição.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Yawning_man


    Encontrei o VULCANO SENSOR VENTILADO - WTD 11l, ja visitei o comparativo da praxe mas nao desce mais que os 349. Como funciona este sensor? Ligado a uma tomada? O consumo é ligeiro? De facto a somar o valor da instalação o orçamento já aumenta consideravelmente, conhecendo outra opção sou todo 'ouvidos' :)
    Obrigado
 
0.0149 seg. NEW