Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: Skinkxque não faltam são adegas na minha área com asnas em madeira quase bruta
    Concordam com este comentário: Skinkx
      DSCF2787.JPG
  2.  # 22

    Colocado por: SkinkxPor acaso a construção em madeira é uma arte perdida em Portugal

    Felizmente, quase perdida. Já começam a haver alguns engenheiros com bons conhecimentos de dimensionamento de estruturas em madeira, há coisas interessantes publicadas e temos um código construtivo - Eurocódigo 5 (do qual se espera urgente tradução para português).

    Eu próprio quando tiver algum tempo vou aprender a dimensionar bem em madeira.
  3.  # 23

    Colocado por: J.FernandesEu próprio quando tiver algum tempo vou aprender a dimensionar bem em madeira.

    Mas e depois, lamentavelmente, quem é que vai ter mão para a trabalhar?
  4.  # 24

    Colocado por: nunos7Mas e depois, lamentavelmente, quem é que vai ter mão para a trabalhar?

    Há algumas carpintarias que continuam a trabalhar bem a madeira, principalmente por aqui, no norte.
    Concordam com este comentário: nunos7, antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nunos7
  5.  # 25

    Colocado por: nunos7Mas e depois, lamentavelmente, quem é que vai ter mão para a trabalhar?

    Se o projecto for bem pormenorizado, qualquer carpinteiro faz o trabalho.
    Concordam com este comentário: dedao, riscos
  6.  # 26

    aqui para cima há algumas coisas interessantes em madeira
  7.  # 27

    Cabe aos arquitectos "vender" soluções em madeira aos seus clientes.
  8.  # 28

    Colocado por: rjmsilvaCabe aos arquitectos "vender" soluções em madeira aos seus clientes.
    correto, embora alguns clientes torcem o nariz e outros pensam que casas em madeira é outra coisa-
  9.  # 29

    A palavra final é sempre de quem paga.
    Concordam com este comentário: antonylemos
  10.  # 30

    Colocado por: rjmsilvaCabe aos arquitectos "vender" soluções em madeira aos seus clientes.

    Não só arquitetos. É preciso que do ponto vista estrutural e de segurança contra incêndios os engenheiros desmistifiquem algumas ideias feitas que circulam por aí. Mas, lamentavelmente, às vezes são os próprios engenheiros que não sabem do que estão a falar quando falam em estruturas de madeira.

    Um exemplo que deve merecer a atenção de arquitetos e engenheiros: a ligeireza com que, em obras de reabilitação de casas de alvenaria resistente, se muda uma laje de madeira original para uma laje em betão (seja aligeirada ou maciça), está em muitos casos a piorar a resistência sísmica do edifício, ao contrário do que muitos pensam.
    Concordam com este comentário: riscos, antonylemos, rjmsilva
  11.  # 31

    Colocado por: J.Fernandes
    Felizmente, quase perdida. Já começam a haver alguns engenheiros com bons conhecimentos de dimensionamento de estruturas em madeira, há coisas interessantes publicadas e temos um código construtivo - Eurocódigo 5 (do qual se espera urgente tradução para português).

    Eu próprio quando tiver algum tempo vou aprender a dimensionar bem em madeira.


    Sim, mas hoje em dia com muito mais tecnologia e regulamentos e calhamaços de papel que só estorvam muitas vezes.

    A "arte" a que me falo fica bem exemplificada na foto que o riscos colocou. Muito daquele saber era empírico, não havia conhecimento tecnológico ao nível mais "rural" para justificar tecnicamente fazer assim ou assado, daí que imagino haverem alguns mestres na área que entretanto se tenham perdido e hoje andamos de eurocódigos na mão a tentar inventar a roda, quando isto era uma arte secular.
  12.  # 32

    Colocado por: Skinkxdaí que imagino haverem alguns mestres na área que entretanto se tenham perdido e hoje andamos de eurocódigos na mão a tentar inventar a roda, quando isto era uma arte secular.

    Já não estamos no tempo em que os conhecimentos e as técnicas de arquitetura, ou de estruturas de pedra, madeira ou outros materiais, eram transmitidos por mestres aos seus discípulos de forma quase secreta. Hoje em dia a informação tem de estar disponível para todos os projetistas, com critérios de cálculo objetivos e regulamentos uniformes para todos, para que haja confiança pública no nosso trabalho.
  13.  # 33

    A "arte" a que me falo fica bem exemplificada na foto que o riscos colocou.

    O exemplar da foto é um modelo de como não fazer e tenho a certeza que o riscos sabe disso.
  14.  # 34

    Colocado por: j cardosoO exemplar da foto é um modelo de como não fazer e tenho a certeza que o riscos sabe disso.

    Agora que fala nisso, fui ver a foto e de facto aquelas asnas são completamente atípicas.
    • Skinkx
    • 29 dezembro 2018 editado

     # 35

    Colocado por: J.Fernandes
    Agora que fala nisso, fui ver a foto e de facto aquelas asnas são completamente atípicas.


    Essencialmente por uma barra/elemento, mas eu não pretendia entrar em pormenores tão técnicos...
  15.  # 36

    https://i.imgur.com/YsMY5II.jpg

    https://i.imgur.com/Ft4KzzT.jpg

    As fotos não são minhas, eu não tenho grande jeito para tirar fotos. Mas mesmo assim não fazem jus à realidade.
  16.  # 37

    Colocado por: j cardoso
    O exemplar da foto é um modelo de como não fazer e tenho a certeza que o riscos sabe disso.

    J cardoso sabes quantas decadas tem aquelas asnas?!
  17.  # 38

    Eu sei que são antigas mas a verdade é que há asnas ainda mais antigas, feitas por artífices e correctamente feitas. Tenho feito algumas recuperações de prédios antigos no Porto e vejo autênticas preciosidades antigas, bem executadas e muito bem pensadas. Foi esse o sentido do que escrevi: por vezes a boa execução não é suficiente, é necessário algum conhecimento técnico, mesmo que seja conhecimento empírico.
    Concordam com este comentário: riscos, antonylemos
    • Skinkx
    • 29 dezembro 2018 editado

     # 39

    Colocado por: j cardosoEu sei que são antigas mas a verdade é que há asnas ainda mais antigas, feitas por artífices e correctamente feitas. Tenho feito algumas recuperações de prédios antigos no Porto e vejo autênticas preciosidades antigas, bem executadas e muito bem pensadas. Foi esse o sentido do que escrevi: por vezes a boa execução não é suficiente, é necessário algum conhecimento técnico, mesmo que seja conhecimento empírico.
    Concordam com este comentário:riscos


    Eu diria que quanto mais antigas mais evoluídas tecnicamente. Como disse antes, acho que esta é uma arte que se perdeu, por isso é natural que as execuções mais recentes sejam tecnicamente menos conseguidas.
  18.  # 40

    Há uns 5 anos atras andamos a gerir umas reabilitacoes de umas adegas antigas em devoluto, a ideia era reconstruir a estrutura da cobertura por madeira, asnas, madres etc..conclusao: foi tudo feito em aco pois apos dimensionamento da estrutura e pedido de orcamentos verificou-se que em madeira iria custar 2 xx o preço em aço
    Concordam com este comentário: ADROatelier
 
0.0268 seg. NEW