Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Ando neste momento a procura da minha primeira casa e e uma dor de cabeca.

    Estou a procurar atraves da remax com a ajuda da maxfinance.

    Adorei uma casa em linda a velha que custava 105 mil, o BPI aprovou o credito e paguei a avaliacao.
    O avaliador avaliou a casa em 95 mil, pelo que o credito foi recusado.

    Nao estive presente na avaliacao porque a agente imobiliaria disse que era melhor nao ir (deve-se estar presente nas avaliacoes???).

    A maxfinance acha melhor pedir avaliacao noutro banco para ver se a avaliacao vem diferente ou se realmente a casa vale mesmo menos 30 mil euros.

    A agente imobiliaria disse-me que o avaliador ia avaliar em 115 mil mas que o banco podia ter feito um relatorio com os 95 mil para nao emprestarem.

    Isto e possivel? Paga-se a deslocacao do avaliador e na realidade pode nao valer de nada porque o banco faz o que quer?

    Agradeco conselho e ajuda

    Obrigada
  2.  # 2

    Infelizmente é uma situação que acontece cada vez mais
    Neste momento as avaliações estão muito baixas. Aliás, muitas vezes os avaliadores até fazem avaliações boas, mas depois o director da empresa ou o departamento de crédito habitação do banco corta no valor.
    Se precisar de alguma ajuda, diga
  3.  # 3


    A agente imobiliaria disse-me que o avaliador ia avaliar em 115 mil mas que o banco podia ter feito um relatorio com os 95 mil para nao emprestarem.

    Isto e possivel? Paga-se a deslocacao do avaliador e na realidade pode nao valer de nada porque o banco faz o que quer?



    Acho mais provavel o avaliador ter feito uma avaliação por baixo do que o banco andar a alterar relatórios, de qualquer maneira tem em mãos um problema muito comum nos dias de hoje... Pode pedir sempre uma segunda avaliação, mas se o empréstimo em causa tem algum critério que eleve o risco de cumprimento para o banco então não irá conseguir fazer nada.

    Esta atitude dos bancos (nalguns casos pode nem ser neste), de em vez de dizerem logo "não, não damos crédito" andarem em avaliações e cobrarem as mesmas para poderem dizer "vê, nós até queriamos, mas a garantia não chega..." é lamentável.
  4.  # 4

    Colocado por: aeglos

    A agente imobiliaria disse-me que o avaliador ia avaliar em 115 mil mas que o banco podia ter feito um relatorio com os 95 mil para nao emprestarem.

    Isto e possivel? Paga-se a deslocacao do avaliador e na realidade pode nao valer de nada porque o banco faz o que quer?



    Acho mais provavel o avaliador ter feito uma avaliação por baixo do que o banco andar a alterar relatórios, de qualquer maneira tem em mãos um problema muito comum nos dias de hoje... Pode pedir sempre uma segunda avaliação, mas se o empréstimo em causa tem algum critério que eleve o risco de cumprimento para o banco então não irá conseguir fazer nada.

    Esta atitude dos bancos (nalguns casos pode nem ser neste), de em vez de dizerem logo "não, não damos crédito" andarem em avaliações e cobrarem as mesmas para poderem dizer "vê, nós até queriamos, mas a garantia não chega..." é lamentável.


    Aeglos, acredite que muitas vezes as dch´s alteram as avaliações e não é pouco. Vejo avaliadores a enviar avaliações através dos portais e quando são comunicadas aos balcões os valores até arrepia a discrepância
  5.  # 5

    Colocado por: jm1982
    Colocado por: aeglos

    A agente imobiliaria disse-me que o avaliador ia avaliar em 115 mil mas que o banco podia ter feito um relatorio com os 95 mil para nao emprestarem.

    Isto e possivel? Paga-se a deslocacao do avaliador e na realidade pode nao valer de nada porque o banco faz o que quer?



    Acho mais provavel o avaliador ter feito uma avaliação por baixo do que o banco andar a alterar relatórios, de qualquer maneira tem em mãos um problema muito comum nos dias de hoje... Pode pedir sempre uma segunda avaliação, mas se o empréstimo em causa tem algum critério que eleve o risco de cumprimento para o banco então não irá conseguir fazer nada.

    Esta atitude dos bancos (nalguns casos pode nem ser neste), de em vez de dizerem logo "não, não damos crédito" andarem em avaliações e cobrarem as mesmas para poderem dizer "vê, nós até queriamos, mas a garantia não chega..." é lamentável.


    Aeglos, acredite que muitas vezes as dch´s alteram as avaliações e não é pouco. Vejo avaliadores a enviar avaliações através dos portais e quando são comunicadas aos balcões os valores até arrepia a discrepância


    Ao nível que isto já chegou então... impressionante.
  6.  # 6

    Colocado por: jm1982Aeglos, acredite que muitas vezes as dch´s alteram as avaliações e não é pouco. Vejo avaliadores a enviar avaliações através dos portais e quando são comunicadas aos balcões os valores até arrepia a discrepância
    1. Quem PAGA a avaliação é o potencial comprador;
    2. As empresas de avaliação são independentes dos Bancos:
    Tendo isto em conta, porque raio os potenciais compradores não têm acesso áquilo que pagaram (relatório de avaliação ORIGINAL!! antes de mastigado pelos responsáveis bancários)?!?!
  7.  # 7

    Obrigada pelos conselhos

    Posso pedir o relatorio no BPI? Tenho esse direito uma vez que o paguei certo?

    Posso tambem estar presente nas avaliacoes nao posso?

    Se realmente as pessoas do banco estao a alterar as avaliacoes isso nao sera ilegal?
    Nao valera a pena fazer queixa ao banco de portugal?

    Porque eu paguei 165 euros para ir la um avaliador, e se ele realmente foi ( porque nem isso sei) fez o seu trabalho e depois o banco recusou , paguei um servico que nao foi efectuado, certo?

    Obrigada
  8.  # 8

    Infelizmete não vai adiantar muito
    Eles tem o sistema bem feito, basicamente voce paga a avaliação, pois é uma das condicionantes à aprovação do crédito bancário.
    Mas, é o banco que pede a avaliação, não voce, ou seja, eles não tem que entregar avaliação nenhuma.
    Quanto muito, pode ligar para uma empresa de avaliações (Qualitas, Luso roux, Cpu, etc) e pedir uma avaliação externa e depois questionar o banco o porque da disparidade de valores se for esse o caso
  9.  # 9

    Colocado por: jm1982Infelizmete não vai adiantar muito
    Eles tem o sistema bem feito, basicamente voce paga a avaliação, pois é uma das condicionantes à aprovação do crédito bancário.
    Mas, é o banco que pede a avaliação, não voce, ou seja, eles não tem que entregar avaliação nenhuma.


    Esta situação ñ tem lógica nenhuma e deve ser desmascarada o mais rápido possível.

    Qq pessoa vítima desta situação deverá logo à partida fazer uma reclamação por escrito à DECO e outra ao Banco de Portugal. Contactar os meios de comunicação social tb é capaz de ser boa ideia.

    Podemos ser comidos de vez em quando, agora comer e calar é q não!
  10.  # 10

    Esta situação ñ tem lógica nenhuma e deve ser desmascarada o mais rápido possível.

    Qq pessoa vítima desta situação deverá logo à partida fazer uma reclamação por escrito à DECO e outra ao Banco de Portugal. Contactar os meios de comunicação social tb é capaz de ser boa ideia.

    Podemos ser comidos de vez em quando, agora comer e calar é q não!

    Infelizmente não raras as pessoas que sequer se lembram de usar esse meios para reclamar aquilo a que, de facto, têm direito! Repare que, hoje em dia, todo o tipo de argumentos são utilizados para recusar o credito habitação! Muitas vezes os bancos nem têm que recorrer a essa questão pq vão pelos rendimentos, pelos fiadores... Mas, de facto, a melhor sugestão que vi foi a de apresentar um relatório externo e solicitar a explicação da disparidade de valores!
    Mas para tal precisa de estar disposto a perder tempo e dinheiro, porque caso contrário é um caso perdido antes sequer de começar!
  11.  # 11

    Colocado por: morganePorque eu paguei 165 euros para ir la um avaliador,...
    Isso de os bancos cobrarem 165euros por uma avaliação que lhes custa 30 ou 40 euros é outro escândalo! Há uma coisa chamada «enriquecimento sem causa» que, em Portugal, é CRIME.

    Colocado por: jm1982Mas, é o banco que pede a avaliação, não voce, ou seja, eles não tem que entregar avaliação nenhuma.
    Caro/a jm1982.
    Pense lá melhor.
    Nós PAGAMOS AO BANCO um serviço, e não temos direito a ele?!?

    Continuo a pensar que deveria haver uma movimentação (queixas à DECO, ao Banco de Portugal, notícias na imprensa) no sentido de os valores das avaliações serem conhecidos.

    Melhor! Deviam estar numa base de dados na net (porque aposto que muitas habitações NÃO SÃO avaliadas de cada vez que aparece um potencial comprador, mas a mesma avaliação é várias vezes paga ao Banco!)
  12.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: morganePorque eu paguei 165 euros para ir la um avaliador,...
    Isso de os bancos cobrarem 165euros por uma avaliação que lhes custa 30 ou 40 euros é outro escândalo! Há uma coisa chamada «enriquecimento sem causa» que, em Portugal, é CRIME.

    Colocado por: jm1982Mas, é o banco que pede a avaliação, não voce, ou seja, eles não tem que entregar avaliação nenhuma.
    Caro/a jm1982.
    Pense lá melhor.
    Nós PAGAMOS AO BANCO um serviço, e não temos direito a ele?!?

    Continuo a pensar que deveria haver uma movimentação (queixas à DECO, ao Banco de Portugal, notícias na imprensa) no sentido de os valores das avaliações serem conhecidos.
    Melhor! Deviam estar numa base de dados na net!


    Uma avaliação nunca custa 30 ou 40 euros. Isso é que o eng possa cobrar, agora a empresa avaliadora também tem que facturar. Não estou a dizer que seja barato, mas face ao risco que uma empresa de avaliações corre ou lhe é imputado até é barato...

    Em relação ao serviço, continuo a achar que devem ir queixar-se à deco mas não vejo hipótese de dar a volta à questão.
    é uma das condicionantes que a lei obriga no decorrer de um CH.
    Sendo mauzinho, se a deco começar a chatear, os bancos cancelam a avaliação propriamente dita e aumentam o valor do custo do dossier...
  13.  # 13

    Obrigada a todos..... :(

    Conclusao: tenho 34 anos moro com os meus pais e apesar de ser efectiva e ganhar 900 euros por mes nao consigo emprestimo para comprar casa... Ou dou um tiro na cabeca ou caso com um gajo rico ja com casa :)!!!

    Vou procurar outro forum para esse efeito..... :)!!

    Obrigada!
  14.  # 14

    Colocado por: morganeObrigada a todos..... :(
    Conclusao: tenho 34 anos moro com os meus pais e apesar de ser efectiva e ganhar 900 euros por mes nao consigo emprestimo para comprar casa... Ou dou um tiro na cabeca ou caso com um gajo rico ja com casa :)!!!


    Desculpe que lhe diga, mas 900 euros/mês não são propriamente uma fortuna - dão para pouco mais de 100.000 eur de financiamento, nas condições actuais - sendo expectável que daqui a 2 anos os juros estejam significativamente mais altos.
  15.  # 15

    Nao sao uma fortuna mas tambem nao sao o ordenado minimo..... e nao preciso mais do que 100 mil euros.

    E a unica hipotese.... que me sugere? Esperar que os meus pais morram e fico com a deles?

    Infelizmente ve-se muita gente da minha idade a esperar que os pais se reformem e eles proprios saiam de casa, a minha geracao espera que os pais saiam de casa em vez de ser o contrario......

    As hipoteses escasseiam..... :( !!!
  16.  # 16

    Nao sao uma fortuna mas tambem nao sao o ordenado minimo..... e nao preciso mais do que 100 mil euros.


    Vá a este endereço e veja por si própria: ( http://www.pedropais.com/utilidades/calculadora-de-prestacoes/ )

    Para 100000 euros a 40 anos (480 prestações) pagará, assumindo uma taxa de juro de 3,75%, mais de 400 euros/mês, o que dará uma taxa de esforço de perto de 50% - metade do seu ordenado direitinho para as prestações, fora as despesas inerentes (condomínio, impostos, etc).

    Tendo em conta que a Euribor ronda o 1% , se assumirmos um spread de 1,5% ou 2%, ainda terá um encargo marginalmente inferior ao referido - mas é quase certo que daqui a 2 anos a Euribor voltará a valores mais normais - e uma subida de 1% no juro significa um impacto de 65/70 euros na prestação, o que equivale a 7,5% do seu rendimento mensal.
  17.  # 17

    Colocado por: luisvv
    Nao sao uma fortuna mas tambem nao sao o ordenado minimo..... e nao preciso mais do que 100 mil euros.


    Vá a este endereço e veja por si própria: (http://www.pedropais.com/utilidades/calculadora-de-prestacoes/)

    Para 100000 euros a 40 anos (480 prestações) pagará, assumindo uma taxa de juro de 3,75%, mais de 400 euros/mês, o que dará uma taxa de esforço de perto de 50% - metade do seu ordenado direitinho para as prestações, fora as despesas inerentes (condomínio, impostos, etc).

    Tendo em conta que a Euribor ronda o 1% , se assumirmos um spread de 1,5% ou 2%, ainda terá um encargo marginalmente inferior ao referido - mas é quase certo que daqui a 2 anos a Euribor voltará a valores mais normais - e uma subida de 1% no juro significa um impacto de 65/70 euros na prestação, o que equivale a 7,5% do seu rendimento mensal.


    Basicamente o que lhe estão a dizer, é que se com 900€/mês se meter nesta aventura, daqui a uns 5 anos está a entregar a casa ao banco porque não consegue pagar a sua casa.
    Mensalidade 400€ (Valor minimo)
    Agua, Luz, Gás: 60€ (eu pago isto só de luz ...)
    Condominio: 20€ (Duvido que pague menos que isto)
    Telefone, Internet, Televisão: 20€ (Duvido que arranje menos que isto)

    Minimo dos Minimos irá despender 500€ para despesas minimas, e terá de copntabilizar ainda transportes (gasolinas, transportes publicos), alimentação, saude, despesas várias, taxa de esgotos, seguros da habitação/Vida, etc...

    Não me parece que se safe com esse ordenado,.
  18.  # 18

    Ai está a explicação.
    O banco aprova com uma tx esforço a 45%, mas como nao tem interesse em financiar corta na avaliação.

    Infelizmente, usual...

    Ja agora Morgane, tens fiadores?
  19.  # 19

    Voltamos ao plano original: tiro na cabeca ou gajo rico.............!!!

    Como e que as pessoas que ganham menos do que isso se safam?

    E com filhos? Juro que nao percebo...

    O que voces me estao a dizer e que a unica solucao e esperar os meus pais morrer uma vez que ate ja sao velhotes e assim ja fico com a casa so para mim.....
  20.  # 20

    Esqueci-me de mencionar que a ideia e os meus pais venderam a vivenda de 3 pisos onde moramos e amortizar a compra da minha casa, ou seja que o sufoco das prestacoes durara o tempo da casa onde moramos ser vendida.... Mas que podera ser um ano ou 10 anos, nunca se sabe!!!!
 
0.0236 seg. NEW