Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Antes de mais quero cumprimentar todos os presentes e agradecer desde já qualquer ajuda prestada.

    No ano passado comprei casa e ainda estou isento do IMI por mais um ano. Na caderneta predial a ultima avaliação do imóvel que me dado pelo vendedor é de 2010. Segundo o portal da DECO "pague menos IMI" com a reavaliação o IMI desce e valor.

    A minha questão é se devo proceder ao pedido de reavaliação do IMI ainda este ano (entrega do modelo 1 do IMI pela Internet) ou pedir a reavaliação mais tarde?


    Cumprimentos a todos e boas festas.
  2.  # 2

    Só deve pedir a reavaliação se considerar fundamentadamente que o calculo feito para a avaliação da casa não está bem feito.

    Entre no Portal da Autoridade Tributária. Na secção património, aceda à caderneta predial. Quase de certeza que verificará que existe uma avaliação num ano posterior.
  3.  # 3

    O último ano de avaliação é de 2010.... Segundo a reavaliação do portal da DECO com a reavaliação iria pagar menos 50€,
  4.  # 4

    De certeza que não tem nenhuma avaliação entre 2010 e 2018, tendo o prédio sido vendido em 2017?

    Qual é o factor que está a influenciar a descida? A idade do imóvel?
  5.  # 5

    Colocado por: VitorMSAA minha questão é se devo proceder ao pedido de reavaliação do IMI ainda este ano (entrega do modelo 1 do IMI pela Internet) ou pedir a reavaliação mais tarde?

    Enquanto não colocar aqui o cálculo da ultima avaliação, ninguém lhe pode dar uma resposta.
  6.  # 6

    Isto é o que aparece na minha certidão predial.

    Dados Caderneta Predial


    E segundo a simulação da DECO

    Simulação de reavaliação da DECO
  7.  # 7

    Se pedir agora a avaliação o Cv passa de 1 para 0.9, mas como está com isenção de IMI, peça a avaliação apenas no próximo ano, porque o Cv vai baixar para 0.85.

    Atenção que os coeficientes de localização (Cl) foram alterados, e é preciso saber qual é o valor actual, e porque é que na simulação da Deco está um Cl de 0.90
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VitorMSA
  8.  # 8

    Colocado por: PicaretaSe pedir agora a avaliação o Cv passa de 1 para 0.9, mas como está com isenção de IMI, peça a avaliação apenas no próximo ano, porque o Cv vai baixar para 0.85.

    Atenção que os coeficientes de localização (Cl) foram alterados, e é preciso saber qual é o valor actual, e porque é que na simulação da Deco está um Cl de 0.90


    O coeficiente de localização é o que é dado pelo portal das finanças em https://zonamentopf.portaldasfinancas.gov.pt/coeficientes/
  9.  # 9

    @VitorMSA,

    Veja, portanto, que o valor foi determinado em 2016. Não em 2010, como referia.
    Era muito estranho as datas que mencionava.
  10.  # 10

    Colocado por: ADROatelierVeja, portanto, que o valor foi determinado em 2016. Não em 2010, como referia.

    Na caderneta predial, diz que o modelo 1 foi entregue em 2010/07/09
  11.  # 11

    @ADROatelier O valor do CIMI foi determinado em 2016, contudo os dados da avaliação ainda são os de 2010 no meu entender....

    A data da última avaliação não é o campo onde diz quando foi entregue o modelo 1? Ou conta o ano da determinação do CIMI?

    Pelo sim pelo não vou ficar quieto e como ainda tenho 1 ano de isenção fico quieto e em 2019 peço a reavaliação para não dar problemas.

    Boas festas a todos!
  12.  # 12

    A data da ultima avaliação é a data referida no campo que diz que "o VPT foi determinado em", neste caso, 2016.
    Colocado por: Picareta
    Na caderneta predial, diz que o modelo 1 foi entregue em 2010/07/09

    Este é o ano de inscrição na matriz, não da última avaliação.
  13.  # 13

    Colocado por: ADROatelierEste é o ano de inscrição na matriz, não da última avaliação.

    O que interessa são as avaliações efectuadas a pedido do proprietário, neste caso 2010/07/09.
    Se tivesse existido alguma avaliação em 2016, o Cv seria 0.9, e o valor que está na fórmula é Cv=1,00.
    Essa avaliação de 2016, são avaliações automáticas, que tem em conta apenas o efeito da inflação, se reparar o VPT é 77716€ e o valor obtido pela fórmula é 73840€, a diferença deve-se a várias actualizações que já foram feitas desde 2010.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: VitorMSA
  14.  # 14

    A ultima avaliação é de 2016 e não de 2010 - mesmo sendo uma avaliação automática, como refere.
    Um dos parametros que só é actualizado a pedido do proprietário, ou se houver transmissão do prédio, é o Cv. Esse sim, se não surgir actualizado pode ser pedida a reavaliação.

    Colocado por: Picareta
    O que interessa são as avaliações efectuadas a pedido do proprietário, neste caso 2010/07/09.
    Se tivesse existido alguma avaliação em 2016, o Cv seria 0.9, e o valor que está na fórmula é Cv=1,00.
    Essa avaliação de 2016, são avaliações automáticas, que tem em conta apenas o efeito da inflação, se reparar o VPT é 77716€ e o valor obtido pela fórmula é 73840€, a diferença deve-se a várias actualizações que já foram feitas desde 2010.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:VitorMSA
  15.  # 15

    Se a avaliação for de 2016, só pode pedir a avaliação 3 anos depois da data da ultima avaliação,

    ou seja ainda não pode pedir....
  16.  # 16

    Pode pedir, mas é um serviço pago.

    Colocado por: larkheSe a avaliação for de 2016, só pode pedir a avaliação 3 anos depois da data da ultima avaliação,

    ou seja ainda não pode pedir....
  17.  # 17

    Colocado por: ADROatelierA ultima avaliação é de 2016 e não de 2010 - mesmo sendo uma avaliação automática, como refere.
    Um dos parametros que só é actualizado a pedido do proprietário, ou se houver transmissão do prédio, é o Cv. Esse sim, se não surgir actualizado pode ser pedida a reavaliação.



    Não era só o CV que está desatualizado como o CI também já não é o mesmo.

    Este ano ainda tenho isenção. Deste modo devo pedir a reavaliação no próximo ano ou ainda neste ano?
  18.  # 18

    Adroatelier , eu tentei fazer e não me autorizam , só ao final dos 3 anos ng falou em pagar...
 
0.0205 seg. NEW