Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Colocado por: Polskio que passar disso é pago extra!

    E o que ficar abaixo?
  2.  # 42

    Colocado por: Polskiplatfonds para casas de banho 3500€

    Isto inclui o quê?
  3.  # 43

    Colocado por: enf.magalhaesEu tinha um caderno de encargos com os materiais todos definidos e mesmo assim a estimativa orçamental voou para estratosfera com os orçamentos reais , ( bom também apareceram cenas imprevistas)
    Então o sr é um bom exemplo 😁 com certeza o seu projetista trabalhou melhor que o meu com os materiais assim todos definidinhos e levou uma ripada dessas...
  4.  # 44

    Colocado por: Picareta
    E o que ficar abaixo?
    Concordam com este comentário:****
    Não se preocupe se for a minha mulher a escolher 😢
    • tnjp
    • 3 janeiro 2019

     # 45

    Não é melhor perder umas horas, ou mesmo dias, e escolher já os materiais de acabamento, antes de orçamentar?
    Concordam com este comentário: antonylemos, Picareta
  5.  # 46

    Colocado por: ****Mas será que aqui alguém sabe trabalhar com as menores / maiores valias , ou sou só eu e o picareta que fala nisso.

    O pessoal ainda não percebeu, que o facto de estar no mapa de quantidades ou caderno de encargos, uma sanita X, isso não invalida que depois em obra se aplica a sanita Y, depois faz-se o acerto de contas pela diferença de valores entre as duas sanitas, existe uma maior ou menor valia.
    As pessoas não querem ter trabalho antes de começar a construir.
    Concordam com este comentário: Castelão
  6.  # 47

    Colocado por: PicaretaO pessoal ainda não percebeu, que o facto de estar no mapa de quantidades ou caderno de encargos, uma sanita X, isso não invalida que depois em obra se aplica a sanita Y, depois faz-se o acerto de contas pela diferença de valores entre as duas sanitas, existe uma maior ou menor valia.


    Então qual é a vantagem disso em relação a colocar um plafond?
    Concordam com este comentário: Polski
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelão
  7.  # 48

    Colocado por: PolskiEntão o sr é um bom exemplo 😁 com certeza o seu projetista trabalhou melhor que o meu com os materiais assim todos definidinhos e levou uma ripada dessas...

    Eu sabia o preço base dos materiais ! Mas o preço base dos materiais não eram o que vinha nos orçamentos! Nos orçamentos os preços dos materais eram superiores ao que o fornecedor me vendia a mim, a isto juntava preço de aplicação por m2 ( que era superior ao que eu estava á espera )
    E depois tem as cenas que " aparecem em obra". Um muro de sustencao de terras ali , outro muro de sustentação de terras acolá, etc , etc ... 500 mil factores para descambar !
  8.  # 49

    Colocado por: enf.magalhaes
    Eu sabia o preço base dos materiais ! Mas o preço base dos materiais não eram o que vinha nos orçamentos! Nos orçamentos os preços dos materais eram superiores ao que o fornecedor me vendia a mim, a isto juntava preço de aplicação por m2 ( que era superior ao que eu estava á espera )
    E depois tem as cenas que " aparecem em obra". Um muro de sustencao de terras ali , outro muro de sustentação de terras acolá, etc , etc ... 500 mil factores para descambar !
    Resumindo isto por miúdos, seja qual for a opção acabamos sempre por levar com cada ripada!! Eu já estou a preparar as costas pelos vistos devo ser o próximo 😁
  9.  # 50

    Colocado por: ****

    Não leva nada , CE e MQ e ser racional.
    E a culpa é sua **** , já me disse que não sei fazer contas!! Nada disso, vou tentar sentar-me junto com o meu projetista e expôr-lhe tentar arranjar uma maneira para melhorar isso 😉
  10.  # 51

    Entao mas esse caderno de encargos nao tem estimativa de custo?
  11.  # 52

    Colocado por: NTORIONEntão qual é a vantagem disso em relação a colocar um plafond?
    nao existir variações/zonas cinzentas nos orçamentos
  12.  # 53

    Nao querendo meter tudo no mesmo saco, a " obrigacao" de qualquer arq. Projetista e no minino ilucidar o cliente que a escolha de certos materias podem influenciar a arquitetura, coisa que nao acontece, faz_se o boneco todo catita e depois logo se ve... Agora marcas precos, sim e importante, mas plafons tb servem o proposito... Planear por ex um wc com as medida dos materiais deveria ser um ,"obrigacao" de qualquer projectista... Muitos projectistas nao estao minimamente capazes de serem o primeiro grande aliado do DO... A maioria dos DO nao percebem patavina da construcao( o que e normal) logo exigia_se muito mais daqueles que serao os primeiros intervenientes no processo... E nai vale apena dizer_se que os DO teem aquilo que pagam, nao e verdade, os DO pagam aquilo que lhes pedem, apartida quando alguem vai a um gabinete , parte do principio que vai contratar alguem que o vai esclarecer tudo aquilo que ele nao sabe...por vezes fala_se aqui das perguntas que um DO deve fazer... Esta mal, deveria_se falar das informacoes que o gabinete deveria de dar...
  13.  # 54

    Colocado por: NTORIONEntão qual é a vantagem disso em relação a colocar um plafond?

    A maior vantagem, e ter os materiais definidos logo no inicio da obra, e o orçamento é muito mais rigoroso, depois podem ir fazendo uns acertos durante a construção.
    Porque é que definem o plafond para as casas de banho em 3500€ sem saberem o que é que isso inclui, e sem saberem se é uma valor real ou não?
    Porque é que definem o plafond para as cerâmicas em 35€ sem consultarem antes o mercado, e sem saberem se esse é um preço real ou não? com uma consulta ao mercado se calhar poderiam definir um plafond de 20€.
    Ainda hoje uma cliente me ligou a dizer que queria uma torneira embutida na parede num WC, só que já tenho a rede de águas feita e agora vou ter que andar a partir e a alterar a rede de águas. As pessoas não tem noção que assim que as alvenarias estão concluídas, as louças sanitárias, torneiras, cozinha, etc, tem que estar definidos, então porque é que não definem isso antes de começar a obra.
    Quando colocam um plafond são sempre comidos pelo empreiteiro, porque escolhem coisas abaixo do plafond, e a diferença fica para o empreiteiro.
    Concordam com este comentário: CMLS265
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelão
  14.  # 55

    Colocado por: PicaretaQuando colocam um plafond são sempre comidos pelo empreiteiro, porque escolhem coisas abaixo do plafond, e a diferença fica para o empreiteiro.

    Só se o DO for totó-

    Colocado por: PicaretaA maior vantagem, e ter os materiais definidos logo no inicio da obra

    Para o empreiteiro. Pode gerir a compra de materiais mais cedo.
    Concordam com este comentário: Polski
  15.  # 56

    Colocado por: zedasilvaSó se o DO for totó-

    São todos :-))

    Colocado por: zedasilvaPara o empreiteiro. Pode gerir a compra de materiais mais cedo.

    Não é nada disso, os trabalhos tem que ser programados com antecedência, logo no inicio é necessário contratar um canalizador, como é que se faz isso sem saber o tipo de torneiras e louças? Inventa-se? depois a meio da obra vem o dono de obra dizer que quer uma torneira embutida e vai ser comido porque vai pagar uns valentes trabalhos a mais?
    E a meio da obra diz que quer sanitas suspensas e é mais uma batelada para os suportes.
    Quanto às cerâmicas, fica definido o preço para o material, mas a mão de obra para aplicar pastilha é mais cara do que um azulejo, e a MO para aplicar um azulejo rectificado é mais cara do que a MO para aplicar um azulejo normal, as colas também são diferentes para diferentes cerâmicas.

    ... e havia mais.
  16.  # 57

    Colocado por: Picaretaos trabalhos tem que ser programados com antecedência,

    Concordo.
  17.  # 58

    Sr ****, em que Bases se orienta para cálcular o custo m2 de construção? Quando se pergunta isso aqui no fórum todos falam num preço, mas há aqui muitos Do que pedem opinião só para construção e outros e com muros, arranjos exteriores, oliveiras e sei lá mais o quê🤔
  18.  # 59

    Colocado por: PicaretaQuando colocam um plafond são sempre comidos pelo empreiteiro, porque escolhem coisas abaixo do plafond, e a diferença fica para o empreiteiro.


    Não foi o meu caso, ficou escrito que o acerto era para ambos os casos.

    De resto prefiro escolher em obra do que em planta, por exemplo tive um lavatório que custou 600€ e outro 36€...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Castelão
  19.  # 60

    No meu caso perante este orçamento que recebi, que cálculo devo fazer para obter o custo m2?
 
0.0268 seg. NEW