Iniciar sessão ou registar-se
    • migsan
    • 31 dezembro 2018 editado

     # 1

    Bom dia a todos.

    Estou ha algum tempo a tentar adquirir um apartamento T3 em Lisboa, mas com os preços actuais não tem sido nada fácil.
    Finalmente encontrei um que gostei (infelizmente a preços inflaccionados) e para o adquirir terei que vender o T2 que tenho actualmente.

    Dúvidas:
    - Pelo que percebi será mais vantajoso para mim fazer uma permuta certo?
    - O actual dono do T3 terá algum custo acrescido se exisitir uma permuta?
    - Queria tentar vender o meu (sem ajuda de uma imobiliaria) para tentar poupar nos custos. Quem me poderá ajudar na documentação/processos da permuta sem pagar os 5% das imobiliarias?
    - Alguma ideia de como vender o meu apartamento rapidamente sem baixar muito o preço e sem contractar uma imobiliaria?

    Obrigado a todos e peço desculpa pelas dúvidas provavelmente basicas.

    Bom ano!!
  1.  # 2

    Querr fazer permuta, ou quer vender? São duas coisas distintas.

    Os bens em causa têm valores correctos, certo?

    Pode consultar o advogado para o assessorar nesta questão e ajudar a formalizar os contratos.
    Tem disponibilidade para publicitar e acompanhar as visitas ao seu imóvel?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  2.  # 3

    E o dono do T3 concorda com a permuta?

    Ou pode dizer onde fica o apartamento,na esperança de aparecer aqui alguém interessado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  3.  # 4

  4.  # 5

    Querr fazer permuta, ou quer vender? São duas coisas distintas.


    Queria fazer a permuta mas o proprietario do T3 não está interessado.
    O que estava a pensar propor era arranjar comprador para o T2, e depois combinarmos os 3 envolvidos para fazer a permuta.

    Os bens em causa têm valores correctos, certo?

    Sim


    Pode consultar o advogado para o assessorar nesta questão e ajudar a formalizar os contratos.
    Tem disponibilidade para publicitar e acompanhar as visitas ao seu imóvel?

    Pois provavelmente o advogado será o melhor. Sim, consigo publicitar e fazer visitas
  5.  # 6

    E o dono do T3 concorda com a permuta?


    Será a minha proposta para o dono do T3, que o negócio só se concretizará se existir permuta (depois de ter um comprador para o T2)

    Ou pode dizer onde fica o apartamento,na esperança de aparecer aqui alguém interessado?


    Era espectacular! :) Fica na zona das Laranjeiras em Lisboa, junto às Torres de Lisboa e futura sede do banco de Portugal.
  6.  # 7

  7.  # 8

  8.  # 9

    Não percebo como é que arranjando um comprador para o T2, consegue fazer a permuta.
    Os bens têm valores distintos, nao é assim?
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
    • migsan
    • 31 dezembro 2018 editado

     # 10

    Colocado por: ADROatelierNão percebo como é que arranjando um comprador para o T2, consegue fazer a permuta.
    Os bens têm valores distintos, nao é assim?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migsan


    Sim têm valores distintos. Pelo que me disseram é possível fazer o seguinte:

    Pessoa A - Tem T3 para venda
    Pessoa B - Quer comprar T3 e tem T2 para venda
    Pessoa C - Quer comprar T2

    Pessoa A - Faz permuta do T2 pelo T3 (com pessoa B)
    Pessoa A - vende o T2 à pessoa C

    Penso que isto é possível, não é?
  9.  # 11

    Colocado por: ADROatelierNão percebo como é que arranjando um comprador para o T2, consegue fazer a permuta.

    Marca-se um dia para a escritura, aparecem as 3 partes, faz-se a permuta, e na mesma hora o actual dono do T3, vende o T2 ao comprador que o migsan arranja. Chamam-lhe permuta técnica, e é legal.

    É preciso explicar bem ao actual proprietário do T3, como é que a coisa vai funcionar, tem que estar todos com o notário, e ele tem que ver o cheque visado do comprador do T2, e o cheque visado do valor da diferença entre os apartamentos que o migsan deve levar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan, ADROatelier
  10.  # 12

    Colocado por: ADROatelier
    Pode consultar o advogado para o assessorar nesta questão e ajudar a formalizar os contratos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migsan


    Algum contacto de algum advogado com experiencia nesta area na zona de Lisboa?
  11.  # 13

    Compreendo. Não é dificil arranjar todas as condições? E de onde vem o "dinheiro extra" para colmatar a diferença de valores? Capitais próprios?

    Colocado por: Picareta
    Marca-se um dia para a escritura, aparecem as 3 partes, faz-se a permuta, e na mesma hora o actual dono do T3, vende o T2 ao comprador que o migsan arranja. Chamam-lhe permuta técnica, e é legal.

    É preciso explicar bem ao actual proprietário do T3, como é que a coisa vai funcionar, tem que estar todos com o notário, e ele tem que ver o cheque visado do comprador do T2, e o cheque visado do valor da diferença entre os apartamentos que o migsan deve levar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:migsan,ADROatelier
  12.  # 14

    Colocado por: ADROatelierE de onde vem o "dinheiro extra" para colmatar a diferença de valores? Capitais próprios?

    Isso é um problema que o migsan já resolveu, caso contrário não iria comprar o T3, ou tem capitais próprios ou pede emprestado, para o assunto não interessa a proveniência do dinheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  13.  # 15

    Mande-me pm com o valor do t2, estou comprador de imóvel na zona de Lisboa.
    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  14.  # 16

    Esse T2 mesmo se for sem obras já deve estar acima dos 300mil...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  15.  # 17

  16.  # 18

    Mas em algum momento o dono do T3 fica titular do T2?

    É que para um poupar o outro ainda teria hipoteticamente de pagar mais-valias pela venda de um imóvel que nem sequer era HPP.

    A não ser que esteja tudo muito bem esclarecido e estipulado dificilmente alguém vai nesse "esquema".
  17.  # 19

    Mas em algum momento o dono do T3 fica titular do T2?


    Para isso não acontecer pode-se estudar a hipótese da cedência de posição contratual.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
  18.  # 20

    Colocado por: PalhavaMas em algum momento o dono do T3 fica titular do T2?

    Sim, faz uma permuta e fica na posse do T2 e sem o T3, imediatamente a seguir vende o T2. Fazem-se duas escrituras.

    Colocado por: PalhavaÉ que para um poupar o outro ainda teria hipoteticamente de pagar mais-valias pela venda de um imóvel que nem sequer era HPP.

    Não há mais valias, porque compra e vende pelo mesmo valor.

    Colocado por: PalhavaA não ser que esteja tudo muito bem esclarecido e estipulado dificilmente alguém vai nesse "esquema".

    Não é nenhum esquema, como já disse é perfeitamente legal, e faz-se todos os dias. É uma forma do actual proprietário do T2 comprar um T3 e pagar IMT e IS apenas sobre a diferença de valores entre os dois apartamentos.
    Concordam com este comentário: Diogo999
    Estas pessoas agradeceram este comentário: migsan
 
0.0220 seg. NEW