Iniciar sessão ou registar-se
    • mafgod
    • 21 agosto 2009 editado

     # 1

    Bom dia,

    gostaria de por à vossa apreciação um esboço feito em excel de uma vivenda térrea aproveitando também para vos pedir alguns conselhos.

    O terreno é grandito, cerca de 2500m^2 e plano (praticamente sem desnivel no local de construção) com poço.
    Pretendo uma casa térrea e com 4 quartos mais um escritório.
    A sala e a cozinha terão de ser generosas mas sem exageros.
    O sotão em principio não é para ser aproveitado (só se o custo para ter uns metros de altura a mais compense monetáriamente).
    A planta idealizada está em anexo.
    A saber, a vermelho portas e a azul janelas (ou em alguns casos, portas vidradas).
    Algumas perguntas:
    - se o sotão de facto não for para aproveitar, deverei de investir um pouco no isolamento do mesmo (debaixo de telha)?
    - a ideia é ter tecto falso em todas as divisões com isolamento térmico. Nesta situação ganho algo em isolar também o sotão (se não for para aproveitar)? Que tipo de aplicação em pladur recomendam?
    - nos tectos deverei também optar por isolamento acústico?
    - a ideia é que as paredes interiores sejam em tipo pladur com bom isolamento acústico. Terei também de optar pelo térmico? Que tipo de aplicação em pladur recomendam?
    - as paredes exteriores aínda estou indeciso em isolamento tipo pladur ou o tradicional sendo ambos com bom isolamento acústico/térmico e sem pontes térmicas :-) Qual das dusas soluções recomendam a nível económico?

    Tendo em consideração a optimização da ocupação do terreno e a disposição solar, tenho duas alternativas.
    Em anexo estão as imagens das duas possiveis localizações de construção no terreno.
    Qual das duas terá a melhor relação conforto/optimização do terreno?

    Tendo um poço, a idéia é aproveitar a água para rega, instalações sanitárias (sanitas) e máquinas de lavar roupa e loiça.
    Que cuidados deverei de ter antes de usar a água do poço na vivenda?
    Para as máquinas de lavar penso que deverei de garantir que a água pelo menos não tenha calcário, certo?
    Para as sanitas penso não haver este problema.
    O uso da água do poço seria opcional através de uma valvula.
    Para usar a água do poço, pretendia usar um motor eléctrico que puxasse a água para um reservatório no sotão (de cerca de 1000L) de modo a que o motor só funcionasse na hora de vazio da EDP. As perguntas são:
    - será que depois a água terá pressão suficiente para usar em rega?
    - que cuidados terei de ter com o depósito (manutenção)?
    - valerá a pena usar esta água nas máquinas de lavar?

    E é tudo.
    Espero pelos vossos comentários/críticas e tudo o mais.

    Mário
  1.  # 2

    Bom dia

    Francamente acho que devia rever esse esboço, e desta vez com a presença de um arquitecto. É claro que gostos são gostos, mas esse esboço é demasiado "Lego". Francamente não gosto.

    Com um terreno desses tem uma liberdade artística muito grande. Aproveite-a
  2.  # 3

    Se não precisa de aproveitar o sótão, mais vale optar por cobertura plana, sempre sai mais barato.

    E a garagem?
  3.  # 4

    Boas,

    @taunus
    Tudo é uma questão de gosto e de €uros. Mas estou aberto a sugestões e recomendações....
    Pretendo algo em estilo convencional e onde não tenha de gastar muito mais para ter o mesmo resultado em termos de conforto/habitabilidade.
    Poderia dar sugestões?

    @AugstHill
    Perdoe-me a ignorância mas, o que é cobertura plana? Sem telhado?
    A garagem aínda estou a ponderar se a hei-de fazer ou não (nada, em tipo box, ou apenas uma cobertura por cima).
    A ser feita será colocado entre a casa e o muro junto á estrada.
  4.  # 5

    Colocado por: mafgod
    Tudo é uma questão de gosto e de €uros. Mas estou aberto a sugestões e recomendações....
    Pretendo algo em estilo convencional e onde não tenha de gastar muito mais para ter o mesmo resultado em termos de conforto/habitabilidade.


    Olá
    Essencialmente o que não gostei é que o núcleo do seu esboço é constituido pelos corredores. Penso que poderia fazer aí umas modificações. Mesmo mantendo o mesmo nível de custos, claro está. Talvez fosse mais fácil alterando o polígono de implantação para um L, e não o tradicional rectângulo.
    O que me causa confusão é que tudo tem acesso por corredores e hall e portas. Inclusive a sala.
  5.  # 6

    Sim, sem telhado. Se fizer telhado, tem de fazer a laje de esteira, mais as lajes de cada água (no seu caso podem ser 3 ou 4), mais a telha, mais a subtelha.
    Se não fizer telhado, pode ser apenas a laje do tecto, com os respectivos isolamentos (fica mais barata). Pode aproveitar o terraço para beber umas mines ao por-do-sol; neste caso, fica mais caro, porque leva também uma escada e o revestimento de piso. O mais caro é mesmo o telhado de 4 águas. Quanto à impermeabilização, depende mais da competência do empreiteiro do que dos sistemas que escolher (plana/telhado).
    • mafgod
    • 21 agosto 2009 editado

     # 7

    Boas,

    @taunus,
    penso que se optasse em L a área de corredores seria maior...
    Aceder à sala por corredor já estou habituado ;-)
    Uma outra versão que tinha feito está em anexo, aí a entrada era a meio da casa....
    Tendo em conta o terreno, a ser assim, ter-se-ia que caminhar metade da casa para se entrar.... :-)

    @AugstHill,
    essa de ir beber ao terraço gostei :-)
    Mas se a casa não levar telhado e sendo um rectângulo, penso que o resultado visual seria um pouco esquisito.
    Não pareceria um pouco com um grande contentor? :-)
    O telhado que tinha em mente seria um com pouco elevação e, se possível de um água só (duas máximo).

    E a respeito das minhas outras questões? ;-)
    Já agora, a nível de áreas que dizem?

    Esta é a versão antiga:
      planta_old.JPG
  6.  # 8

    Colocado por: mafgodBoas,



    @AugstHill,
    essa de ir beber ao terraço gostei :-)
    Mas se a casa não levar telhado e sendo um rectângulo, penso que o resultado visual seria um pouco esquisito.
    Não pareceria um pouco com um grande contentor? :-)
    O telhado que tinha em mente seria um com pouco elevação e, se possível de um água só (duas máximo).



    Com duas águas pode parecer uma capela, com uma água pode parecer uma fábrica, tudo depende do talento do arquitecto que contatar
  7.  # 9

    Sem estar a analisar o detalhe do esboço, sem dúvida que prefiro esta segunda opção. Conseguirá certamente melhores soluções na distribuição das assoalhadas.
    Mesmo tendo de caminhar metade da casa para entrar ;)
  8.  # 10

    Penso que deveria previligiar a orientação e aberturas a sul e fechar a norte!
  9.  # 11

    Colocado por: chennePenso que deveria previligiar a orientação e aberturas a sul e fechar a norte!


    Depende. Se for no Alentejo, ou tiver uma vista mais agradável a Norte, pode ser ao contrário.
  10.  # 12

    @chenne, AugstHill,
    é para ser feita no concelho de Mafra.
    A escolha será então a orientação 2, certo?
    A ser assim, faz mais sentido a entrada ser do lado comprido virado a Norte....
    Tenho de experimentar o esboço....
  11.  # 13

    Pode ser. ou não. Só estando no local é que se pode sentir o espaço, perceber os ventos dominantes, e ainda lhe podemos juntar o feng-shui
  12.  # 14

    não pode orientar uma casa por apenas orientação solar, as etapas a seguir não são fazer um projecto"" e depois rodar a casa.
    é ao contrario primeiro vem a implantação que se rege por diversos factores entre os quais orientação solar, e depois vem o projecto, aberturas de vãos e ai é que a orientação solar entra realmente.
    está a ir mais além que um esboço, o terreno, vistas, alinhamentos são o que condiciona mais uma implantação, e não orientação solar.
  13.  # 15

    Colocado por: AugstHillPode ser. ou não. Só estando no local é que se pode sentir o espaço, perceber os ventos dominantes, e ainda lhe podemos juntar o feng-shui


    exactamente o Yin-yang
  14.  # 16

    Alterei o esboço, mudando a entrada:
      planta_1.JPG
    • mafgod
    • 21 agosto 2009 editado

     # 17

    E aqui está o esboço no terreno:

    O que me preocupa é que tenho dois quartos virados para Norte....
    Será que vão ser muito escuros e frios?
      terreno.JPG
  15.  # 18

    Colocado por: mafgodAlterei o esboço, mudando a entrada:
      planta_1.JPG


    está a ter um trabalhão, isso é feito pelo arquitecto,
    enquanto à orientação em geral um dos lados deve ser paralelo à via mais proxima, mas como disse isso varia por muitas situações.
    enquanto aos quartos a norte, um arquitecto consegue-lhe por isso direito evitando orientações nobres a norte.
 
0.0172 seg. NEW