Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde!

    Algum arquitecto que poderá dar uma opinião?
    Acontece que tenho uma casa feita de pedreiro, construída no ano de 1985. Na altura, devido a menos obrigações/conhecimentos que hoje em dia, a casa foi feita com uma cave que não começa abaixo do nível da rua mas sim a meio, ou seja, os pisos normais começam cerca de meio metro acima do nível da rua sendo que a casa acaba por ficar mais alta do que as duas casas vizinhas que estão de cada lado.
    Sendo assim a obra ficou parada e a casa está ilegal. Para legalizar, será muito complicado?
    Será que retirando o sótão e tentando baixar a parte de cima para ficar ligeiramente da altura das casas vizinhas será o suficiente?
    Na câmara pedem para se mandar uma proposta, dizem que "a casa não respeita as condições morfotipológicas da frente urbana em que se insere nomeadamente a altura da edificação e não promove a colmatação das empenas vizinhas" e pedem para ser feita uma demolição total ou parcial, ainda vou contactar um gabinete de arquitectos mas gostava de ter alguma ideia antes.. se alguém souber e/ou puder dar..

    Obrigada!
  2.  # 2

    Colocado por: Mara_2019Para legalizar, será muito complicado?
    pelos vistos o técnico na CM já lhe respondeu o que precisa de fazer, agora é mesmo falar com um Arqº.. a obra é onde?
  3.  # 3

    Na verdade o técnico da CM não esclareceu muito.. apenas disse para enviar uma proposta mas que iria ser um caso complicado e um “desafio”... mas não aprofundou. Disse que a casa estava mais alta e o primeiro piso começava meio metro acima do nível da rua. Mas para falar com um Arquiteto e enviar uma proposta de alteração para ver se será possível legalizar. A reunião no fundo foi muito confusa e pouco esclarecedora, na minha opinião... se tirar o piso de cima de forma a baixar a casa fosse suficiente poderia ter-me dito logo.. não sei se existe problema pelo facto de uma casa não começar exactamente ao nível da rua, porque ele comentou isso mas não disse se era mesmo esse o problema ou não...
  4.  # 4

    Colocado por: Mara_2019oposta de alteração para ver se será possível legalizar. A
    o arquitecto com quem falar, ao ver o local e analizar isso que nos diz será a sua melhor opção para lhe explicar as suas possibilidades.. sem ver o local pessoalmente não lhe consigo dizer se é ou não uma tarefa fácil ...
    provavelmente será uma boa opção esse arqº ir de novo com vc à CM depois de analisar a casa e o processo.
  5.  # 5

    Sim, consulte um arquitecto. Poderá ser um desafio.

    A maior parte das vezes o mais complicado é ter que se proceder a demolições, dado que os proprietários, naturalmente, não gostam de ir por essa via.
    Se precisar de mais informações, pode consultar-nos para [email protected]
 
0.0094 seg. NEW