Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas noites a todos.
    Ja a algum tempo que sou membro passivo deste Forum. Hoje resolvi tornar-me activo.
    Ora então a minha questão e a seguinte:
    Mudei-me a algum tempo para casa dos meus pais, pois o meu pai faleceu e sendo a minha mãe deficiente motora e preciso andar por ca.
    a casa foi reconstruida a perto de 30 anos, mantiveram-se as paredes de pedra e cal exteriores
    durante o ano passado instalei um recuperador de calor numa lareira aqui de casa, apesar de ainda nao ter posto a ventilação para o resto das divisões e sendo este ventilado, aquece-me a casa quase toda. ora, durante estes dias em que o recuperador passou muito tempo ligado, começou-me a aparece condencação em dois quartos, estando estes para uma parede exterior e sendo as paredes de pedra e cal. a minha questão e a seguinte, esta humidade so me apareceu depois de instalado e posto em funcionamento o recuperador, sera que metendo a ventilação do recuperador para os quartos me ira resolver isto??
    que dicas me podem dar??
    os melhores cumprimentos a todos
    Artur Brandão
  2.  # 2

    Viva Brandão,
    Abrir janelas pela manhã para ventilar a casa pelo menos 10 minutos, e outros 10 minutos ao fim da tarde noite.
    Ventilação total para renovar a casa toda.
    Com a casa mais quente o ar consegue absorver mais humidade, renove o ar da casa.
    Compre uns termo-higrómetros para vigiar a humidade, 12 a 20 euros que salvam paredes.
    • smart
    • 13 janeiro 2019 editado

     # 3

    Veja...
    Parede fria em contacto com o aquecimento quente, gera o fenômeno das condensações...
    Aliados á falta de renovação do ar, agrava a patologia e vai criar as condições para o aparecimento de bolor e manchas negras na pintura....
    O aquecer e ventilar simultaneamente não faz sentido...está a queimar dinheiro...
    Se na pode isolar a casa pelos exterior (étics) ou mesmo pelo interior (itics), ventilar sempre que possivel.
    De manhã, abro logo as janelas e portas sempre que não chove...
    Ou então, recurso a desumidificadores nessas divisões e veja a água que produz em cada compartimento por hora...
    Meça o nível de humidade dessas divisões..previamente e gastar dinheiro...
    Lembre se que as condensações tb podem ser agravadas pela tinta ..
    Andam aí muitos pintores a lamberem gelados com a testa...
    Recomendam tintas com pouca permeabilidade ao vapor, e aquilo fica como vidro, impedindo a parede/gesso de absorver humidade e servir de regulador higrospico..e toca a ver água a escorrer ..
    E nos vidros acontece o mesmo?
  3.  # 4

    Desde ja os meus pêsames ArturJMB

    Tenho o mesmo problema - quando não há sol, os caixilhos das janelas escorrem literalmente água, fazendo por vezes poças no chão e aquele verdete na pedra do parapeito.

    Nao tenho aquecedores, ar condicionados, etc. Tudo apenas, do calor que se encontra em casa.

    Pois bem, a melhor solução? Abro as janelas de manha e ao final do dia. Depois de uma noite, a água nos caixilhos é bem menor e a casa bem menos fria. E sinto o ar mais leve.
  4.  # 5

    Aproveito para questionar qual acham que seja a percentagem ideal de humidade para se ter numa moradia?
  5.  # 6

    40%-70%
    Concordam com este comentário: mtavares
  6.  # 7

    Viva Fabio21,
    Obrigado por partilhar o seu caso, e o procedimento que utiliza para tentar resolver a situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fabio21
  7.  # 8

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Não tem outra forma de o fazer a não ser que prefira ter uma temperatura ambiente de 10ºC.
    É evidente que é quase ilógico aquecer e ventilar mas é mesmo assim: aquecer para ter conforto e ventilar para ter qualidade de ar interior. O ideal é o equilibro entre ambos.
    Concordam com este comentário:Pedro Azevedo78,jorgealves


    Eu estava a referir me simultaneamente.....
    Aqueco quando chego a casa...
    e de manhã toca a abrir janelas...
    Se chove é que mais complicado mas se der abre se na mesma e depois liga-se o desumidificador...
    Agora aquecer com frinchas por todo lado e dinheiro ao lixo...
  8.  # 9

    Vou me colar aqui ao tópico:
    Com dias de chuva, a entrada da minha garagem fica assim, paredes chão e tecto cheios de agua.
    É normal, há algo a fazer? É que o chão fica completamente molhado como se estivesse a céu aberto.


 
0.0149 seg. NEW