Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,
    os meus pais residem numa moradia construida a mais de 25 anos num terreno comprado a mais de 30.
    Acontece que na altura o terreno foi adquirido sem a devida documentação e para legalizar a situação os meus pais foram ao notário com algumas testemunhas e legalizaram o processo através do uso capião.
    Na caderneta predial que imprimi através da net vem lá referido o meu pai como proprietário com a devida área do terreno em metros quadrados, as confrontações do terreno e as áreas da casa e respectivas divisões.
    Os meus pais pretendem legalizar o terreno e respectiva moradia e a comissão de moradores pede dinheiro aos meus pais para passar o terreno de avos a metros quadrados,(algo que já consta da caderneta predial).
    É possível que o que consta da caderneta predial esteja errado ou que não seja válido?
    A moradia foi construida sem licenças e apesar de constar da caderneta predial e de os meus pais pagarem imi todos os anos quer dizer que a mesma não está legal?
    A casa não tem licença de habitação, o que é necessário fazer para obter a mesma?
    Que mais documentação é necessária para regularizar este processo?
    Agradeço desde já toda a ajuda que me possam dar para tentar esclarecer a situação junto dos meus pais.
    Muito obrigado
  2.  # 2

    Pelo que descreve, provavelmente, acontece uma situação muito frquente.
    A casa em si tem caderneta predial. Logo, paga IMI.
    Porém, o terreno total, nunca foi dividido - daí a comissão do bairro pedir esses honorários.
    Estes processos podem ser algo demorados.

    O que está referido no registo predial?
    Qual é o concelho?
    Para poder ajudar com maior rigor, só vendo mais documentação.

    Tem que constituir o processo de legalização.
    Consulte um arquitecto ou engenheiro. Se assim o entender, podemos ajudar. Pode contactar-nos para [email protected]
  3.  # 3

    Boa tarde,
    A minha grande duvida sobretudo é sobre o terreno.
    Na caderneta predial urbana vem descrito a área total do terreno em metros quadrados e a comissão pede dinheiro para passar o mesmo para metros quadrados dizendo que que está em avos. Se estivesse em avos não viria referido na caderneta predial?
    O concelho é do seixal.
    O registo predial é o mesmo que a caderneta predial?
    Se não é o mesmo, pode ser obtida online?
  4.  # 4

    São dois documentos diferentes.

    Um é a caderneta predial. Pode obte-lo no seu site da autoridade tributária. É gratuito.
    O outro documento é do registo predial, contendo a descrição do prédio. Pode pedir a Certidão Predial Permanente em www.predialonline.pt. Custa 15 euros.

    Vai reparar que, provavelmente, a sua casa não aparece descrita. Existirá um outro numero correspondente ao terreno sobre o qual foram construidas todas as casas.

    A sua casa tem caderneta. Porém, pelo que descreve, o terreno não está dividido.
    Trata-se de uma AUGI e é uma situação relativamente comum. Porém, pode levar anos - por vezes décadas - até que esteja resolvida.
    Fale com a administração do bairro - são pessoas que o poderão ajudar.
    Se tiver dúvidas, poderá também falar junto da câmara municipal.

    A situação só ficará resolvida quanto todos os proprietários estiverem de acordo, pagarem as despesas e o loteamento for aprovado.
    Em que fase está o processo?
    Concordam com este comentário: CMLS265
  5.  # 5

    Muito obrigado pelos esclarecimentos.
    Terei que falar com os meus pais para saber mais detalhadamente o ponto de situação, pois sei que o processo de legalização já está em marcha, mas não sei até onde.
    Sei por exemplo que os meus pais já deram dinheiro para parques, arruamentos, espaços comuns, etc.
    • AMVP
    • 3 janeiro 2019

     # 6

    Boa noite.
    De facto esses processos tendem a ser longos, demasiado até.
    Os meus pais tb fizeram a sua casa de modo ilegal, isto em 1971, e só agora a estão a legalizar sendo que o alvará de loteamento tem cerca de 4-5 anos. E sobre a casa sempre pagaram impostos.
    Tb têm 2 lotes no concelho do seixal, que embora já com o processo de legalização quase concluído ainda não têm alvará de loteamento. Já se arrasta há 40 anos.
  6.  # 7

    É verdade, são processos muito morosos.
    Quando o Loteamento é finalmente aprovado, tudo decorre então com maior celeridade.
  7.  # 8

    Bom dia,
    Relativamente ao registo predial solicitei-o nos serviços online e o que lá consta é:
    Cerca de 50 lotes numerados (inclusive o dos meus pais)todos em metros quadrados e definindo para cada lote as suas dimensões, área de construção, área de implementação, autorização para construção, etc.
    Assim sendo o que pergunto é:
    Continua-se a justificar o pedido de verbas para passar o terreno a metros quadrados?
    O que está no registo não é lei?
    No registo que pedi consta o lote dos meus pais e todos os outros mas o que é necessário fazer para pedir o registo e no mesmo só vir referenciado o dos meus pais?
  8.  # 9

    É natural vir a descrição do loteamento. Veja o que diz mais acima no número do artigo e tambem a ultima folha.
    Sem ver documentos é difícil ajudar em concreto.

    Relativamente aos pagamentos, o que posso deduzir é que ha um serviço que foi feito. O pagamento é a dividir por todos.
 
0.0133 seg. NEW