Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,

    Venho por este meio expor uma situação à qual me poderão dar algumas opiniões e ajuda, se possível.

    Em Março de 2015 adquiri uma moradia em banda, neste momento tendo vizinhos do lado direito e lado esquerdo da moradia.

    A moradia do lado esquerdo foi construída após a minha pelo que sei que a fachada lateral é constituída por 2 muros de tijolos e isolamento no meio, pelo que em termos de isolamento térmico e acústico está tudo ok.

    No entanto a moradia do lado direito esteve algum tempo vaga e recentemente foi habitada. Reparei agora que em termos de isolamento acústicos deixa muito a desejar. Pelo que percebi o construtor apenas levantou uma parede de tijolo entre a minha moradia e a moradia do vizinho do lado direito, sem qq tipo de isolamentos.

    A minha questão vai no sentido de saber se é legal ou se o construtor teria obrigatoriamente de levantar 2 paredes de tijolo entre estas duas habitações, sou leigo nesta matéria mas o senso comum diz-me que teria de ter sempre duas paredes de tijolo a separar as habitações. Se o construtor "contornou" a lei gostaria de saber qual a legislação aplicável para poder reclamar

    Agradeço desde ja a atenção e ajuda dispensada

    Obrigado
  2.  # 2

    Eu diria que o construtor não fez o que estaria previsto no projecto.
  3.  # 3

    São situações delicadas e, a mais das vezes, não se conseguem resolver com simplicidade.

    Teria que consultar os projectos originais existentes, Telas finais, perceber o que efectivamente foi construído, etc., etc. Por aqui, é quase impossível conseguir alguma coisa.

    Pode é adoptar soluções do seu lado, que minimizem o problema.
    As paredes laterais com estas características, confinam com que compartimentos?
  4.  # 4

    São moradias gémeas pelo que a fachada lateral confina com vários compartimentos da habitação, nomeadamente sala e quartos, tanto no rés do chão como no 1º andar.

    Estou a ver que tenho aqui um problema de dificil resolução...

    Já me disseram que é sempre obrigatorio ter duas paredes de tijolo a separar as duas moradias, uma parede minha e outra parede de tijolo do vizinho, no entanto não consigo encontrar legislação que fundamente esta opinião
  5.  # 5

    O que tem que estar cumprido é que ficou definido nos projectos, que deverão cumprir a legislação aplicável.


    Não estava a compreender bem. Tem a certeza que não há uma parede sua e uma parede do vizinho?...
  6.  # 6

    Do que entendi o vizinho tem uma parede apenas em vez das duas, com respectivo isolamento intermédio.

    Pode encarecer ou até mexer com mobiliário existente, mas onde fosse possível eu recorria a parede falsa em pladur e cortiça ou lã e não me chateava muito mais. O vizinho provavelmente foi enganado e o ruído para ele não é tão incómodo como para si...
    Concordam com este comentário: helder123
  7.  # 7

    No projecto da minha moradia tem a parede lateral, está ok. Tal como o projecto da moradia do vizinho também terá a sua parede. No entanto na prática apenas existe uma parede para as duas moradias.

    Sim tenho a certeza que apenas existe uma parede a separar as moradias.
  8.  # 8

    Então nem a sua casa cumpre? Não tem parede dupla na sua? Cada post que acrescenta vejo menos uma parede de tijolo. Explique-me melhor que não consegui entender bem, sff
  9.  # 9

    Não.

    Basicamente existe uma parede de tijolo lateral para as duas moradias em banda.
  10.  # 10

    E como a casa ainda se encontra dentro da garantia (5 anos) pretendia reclamar dentro desse prazo
  11.  # 11

    Claro que tem que reclamar. Não sei se estarei a exagerar mas há aí algum ilícito criminal, no mínimo!
  12.  # 12

    Colocado por: JotaPEntão nem a sua casa cumpre? Não tem parede dupla na sua?
    n\ao tem obrigatoriedade nenhuma de haver paredes duplas dos dois lados (4 paredes) !..
    Concordam com este comentário: CMLS265
  13.  # 13

    Se bem entendi, as casas foram construídas em tempos diferentes, pelo que, não me parece fazer sentido que a casa deste user pré-existisse com parede simples a aguardar por uma parede vizinha.

    Acredito que no papel nada obrigue a que ali existam 4 paredes, mas também se calhar não se usavam dois muros e a prática corrente é essa - cada um com a sua construção e características, parece-me o mais coerente.
  14.  # 14

    Não há 4 paredes (2 duplas), nem sequer 2 paredes. Existe apenas um parede de tijolo a separar as moradias
  15.  # 15

    Colocado por: helder123Existe apenas um parede de tijolo a separar as moradias

    Faz tudo parte do mesmo loteamento certo?
    Verifique o que está projetado. Duvido que em projeto esteja indicada apenas uma parede
  16.  # 16

    Na altura desta foto ainda não tinha vizinhos dos dois lados.

    No entanto dá terem uma ideia, entre as duas moradias que estão na imagem apenas existe uma parede de tijolo.

    A minha questão é se o construtor procedeu de forma ilegal, pois deveria existir sempre duas paredes entre as moradias.

    Quando a minha moradia foi construída a que está ao lado já estava finalizada
      1.jpg
  17.  # 17

    Colocado por: zedasilva
    Faz tudo parte do mesmo loteamento certo?
    Verifique o que está projetado. Duvido que em projeto esteja indicada apenas uma parede


    Eu apenas tenho o projecto da minha moradia, onde poderei consultar o loteamento?
  18.  # 18

    Colocado por: helder123A minha questão é se o construtor procedeu de forma ilegal, pois deveria existir sempre duas paredes entre as moradias.

    Depende daquilo que consta nos projetos
  19.  # 19

    Colocado por: helder123Eu apenas tenho o projecto da minha moradia

    Que em principio é igual à do lado.
    Nesse projeto que tipo de parede tem?
  20.  # 20

    Colocado por: helder123Eu apenas tenho o projecto da minha moradia,

    Então mostre lá uma planta.

    Se só existe uma parede, é óbvio que falta pelo menos uma parede, para não falar do isolamento acústico.

    Fale com o vizinho e mandem fazer os ensaios acústicos, e peçam à Câmara uma cópia dos ensaios entregues aquando do pedido da licença de utilização. Facilmente entalam o empreiteiro e o responsável pelos ensaios acústicos.
    Concordam com este comentário: antonylemos, Pedro Barradas
 
0.0198 seg. NEW