Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    Comprei um Ariston VELIS EVO 100L, eu mesmo o instalei na cave da moradia, quem tem cave, piso zero e piso 1. Está programado para 60 graus e já desactivei o modo ECO. Ao tomar banho, a água vem bastante quente, com bastante pressão, portanto não me parece que existam perdas de temperatura pelo meio ou falta de pressão. Até tenho que misturar água fria. Mas ao fim de 5 minutos já nem chega a morna, mesmo sem misturar água fria. Não uso a pressão toda, apenas metade da mesma, pelo que duvido que esteja a gastar 100 litros. Dá ideia que a água fria começa a entrar no depósito e mistura-se rapidamente com a quente, causando isto. A água nunca pára durante o banho, pelo que penso que também não é suposto entrar água fria no depósito enquanto estou a usar a quente. O que pode ser?
    • FFAD
    • 3 janeiro 2019

     # 2

    Quanto mais fria misturar, menos água do termoacumulador utiliza...
  2.  # 3

    arranje um redutor de caudal para o banho!!! Está a utilizar demasiado caudal de água, deve reduzir o débito de água na misturadora... Com a introdução de um redutor, baixa ao caudal e mantém a "pressão".
    que tipo de

    O modo ECO, não tem nada a ver com a agua mais ou enos quente, é uma função que analiza o comportamento de consumo de um afamilia, durante o periodo de uma semana e apos essas semana, regula/ antecipa os gastos/ consumos da mesma adequando a utilização da resistencia electrica ao longo do dia...
    A função ECO, só deve ser desligada, no caso de utilização inconstante do TE, ou seja, quando não existem habitos regrados de consumo de agua quente.
    • DAGA86
    • 3 janeiro 2019 editado

     # 4

    Colocado por: FFADQuanto mais fria misturar, menos água do termoacumulador utiliza...


    Exacto. Se estou a usar menos água do TA no início do banho, como é que gasto 100L de água quente em 5min? Ainda por cima com a pressão da torneira apenas a metade.

    Colocado por: Pedro Barradasarranje um redutor de caudal para o banho!!! Está a utilizar demasiado caudal de água, deve reduzir o débito de água na misturadora... Com a introdução de um redutor, baixa ao caudal e mantém a "pressão".
    que tipo de

    O modo ECO, não tem nada a ver com a agua mais ou enos quente, é uma função que analiza o comportamento de consumo de um afamilia, durante o periodo de uma semana e apos essas semana, regula/ antecipa os gastos/ consumos da mesma adequando a utilização da resistencia electrica ao longo do dia...
    A função ECO, só deve ser desligada, no caso de utilização inconstante do TE, ou seja, quando não existem habitos regrados de consumo de agua quente.


    Estou a usar metade da pressão disponível na torneira, no 1º andar da casa. É pouquíssimo caudal. Na casa anterior (alugada) tinha um TA de 50L, sem uma eficiência de jeito (penso que era D). Conseguia banhos de 15min com água quente, sem redução de caudal (torneira no máximo). Nesta casa, com um TA de 100L, com eficiência B (o melhor valor para um TA eléctrico), com a torneira a meio, não me parece que esteja a gastar 100L de água em 5 minutos. Estamos a falar de uma diferença abismal.
  3.  # 5

    Não ligou isso ao contrário?
  4.  # 6

    Colocado por: Sergio RodriguesNão ligou isso ao contrário?


    Seria engraçado :) Mas não, está tudo conforme as regras de instalação.
  5.  # 7

    Pelo k conta parece mesmo as ligações ao contrário
  6.  # 8

    O meu é de 100 litros e tá funcionar as mil
    • ik
    • 3 janeiro 2019

     # 9

    Colocado por: Sergio RodriguesNão ligou isso ao contrário?


    Tenho quase a certeza que está ligado ao contrário. Ou então tem tem muita pressão na rede e um débito de água exagerado que em 10min a água quente desaparece.
  7.  # 10

    Trocou os tubos de água quente e água fria.
  8.  # 11

    No meu entender deve ter um by pass que existiu em tempos através de caixas de passagem retirando os castelos tamponando as mesmas sem inutilizar um suposto chuveiro existente.
    Possivelmente fizeram obras nalguma casa de banho deixando esta tubagem antiga o que acontece é uma mistura de agua fria com a quente de uma forma repentina dando a ideia de gastar rapidamente a agua quente mas não é a àgua fria que se mistura inclusivé o tal aumento de pressão que sente existir.

    Cumprimentos e votos sinceros de um Bom Ano a todos amigos do forum
  9.  # 12

    Poderá fazer um teste desapertando a ligação da agua quente e enchendo uns baldes abrindo a fria e ver se acontece essa iregularidade à saida do termocumulador até porque esse tipo de termocumulador para mim é dos melhores do mercado já instalei bastantes com elev a do grau de satisfação.
  10.  # 13

    Não estou a entender como é que podem dizer que troquei os tubos de água quente e fria. Se esse fosse o caso, como poderia ter água quente na torneira quando ligo a torneira do circuito de quente? Isso não faz qualquer sentido. Quando puxo água fria, apenas tenho água fria. Nos autoclismos, tenho água fria. Quando ligo a água quente, apenas quente, a água sai bem quente. O único problema é que essa água quente acaba muito rápido, mesmo quando apenas tenho a torneira ligada a metade da pressão (não é metade do misturador, atenção).

    Quanto a obra na casa de banho, nunca houve, é uma casa nova.

    Quanto à pressão, existe realmente uma grande pressão, tanto que nas horas a seguir à montagem, a válvula de segurança que fica antes da entrada de água no TA pingava, mas entretanto parou. Penso que se a pressão fosse demasiada, a válvula devia continuar a fazer a sua função e eliminar alguma água. Estou errado?
    • ik
    • 4 janeiro 2019

     # 14

    Estamos a falar da ligação de agua quente/fria no termoacumulador

    Se inverter as ligaçoes pode acontecer esse fenomeno porque a "pesca" da água quente é no topo do termoacumulador e a entrada da fria é no fundo de maneira a aproveitar o máximo da acumulação

    tire uma foto à ligação do termo
    • ik
    • 4 janeiro 2019

     # 15

    A pressão se for demasiada vai sempre pingar quando estiver a fazer o ciclo de aquecimento

    O ideal é colocar um regulador de pressão regulado a 3bar, deste modo dificilmente irá pingar e protegerá a sua canalização contra grandes oscilações de pressão
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  11.  # 16

    Colocado por: DAGA86Não estou a entender como é que podem dizer que troquei os tubos de água quente e fria

    Colocado por: ikEstamos a falar da ligação de agua quente/fria no termoacumulador
  12.  # 17

    Colocado por: ikEstamos a falar da ligação de agua quente/fria no termoacumulador

    Se inverter as ligaçoes pode acontecer esse fenomeno porque a "pesca" da água quente é no topo do termoacumulador e a entrada da fria é no fundo de maneira a aproveitar o máximo da acumulação

    tire uma foto à ligação do termo


    É isto.

    Num depósito, a água quente tende a acumular-se mais depressa na parte superior (é menos densa).
    Daí que todos os termoacumuladores tenham a entrada de água fria em baixo do depósito e a saída de água quente no topo do depósito.

    Quando você toma banho está evidentemente a tirar água quente do depósito, e isso implica entrar o mesmo volume de água fria para preencher o depósito na totalidade.

    Caso tenha trocado as "bichas" de água quente e fria no termoacumulador, está a tirar água quente pelo fundo e a meter água fria por cima. Assim, está a espetar directamente água fria exactamente onde ela está mais quente (em cima) e vai provocar uma corrente dessa água esfriada para o fundo do depósito de onde está a consumir.

    Logo, vai dar a ideia que a água fria se esgotou num instante.

    Cruze as bichas do termoacumulador a ver o que acontece. Atenção: o grupo de segurança tem de ficar na bicha de entrada de água fria!!!
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  13.  # 18

    Sim, mas liguei correctamente, até porque o termoacumulador vem com ponta vermelha e azul nas saídas, é fácil identificar. Também é fácil identificar qual a tubagem que abastece a água, porque tem torneira e tinha água, a de água quente estava vazia antes de ligar.
  14.  # 19

    E instalou o aparelho na posição correcta? Há aparelhos para posição vertical na parede, horizontal na parede, horizontal no chão... Desconheço ao certo o aparelho que comprou, mas a posição do aparelho não é irrelevante, não pode ficar na posição errada ou de pernas para o ar (mais uma vez por causa da estratificação da temperatura da água).
  15.  # 20

    Porque nao tira uma foto.
    Mesmo que tenha razao, quem o esta a tentar ajudar, com a foto eliminava logo essa situação (mesmo e acredito que esteja bem).
    Partia-se logo para outra causa.
    Assim os entendidos... ficaram sempre na duvida se esta ou não bem ligado.
 
0.0203 seg. NEW