Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia,

Estou a pensar pintar a casa dos meus pais - já tem 30 anos - visto que actual pintura está em mau estado (em anexo mais detalhes).
    A actual pintura tem pouco mais de 10 anos e é o que está à vista.

Já cá veio alguém ver isto e já disse que só com tinta isto não vai lá. Pode tapar algumas fissuras com silicone ou outro produto e pintar por cima mas mais cedo ou mais tarde vão voltar. O meu pai fala que é só a tinta estalada mas vendo bem em alguns casos parecem ser fissuras de retração da argamassa.

Uma vez que estou ao mesmo tempo no processo de isolamento térmico da casa (comecei pelo sótão), foi-me proposto o sistema ISODUR (Isolamento térmico projetado), da Secil, com 3,5/4 cm para ficar ao nível das molduras em pedra à volta das janelas. Só que o dinheiro não estica e estamos a falar em cerca de 300m2 de superfície (e com 30 euros + IVA por m2).

Depois pesquisei um pouco é há soluções de cortiça projectada para fachadas (Corkliss, por exemplo), que não só fazem o isolamento térmico como reparação de fissuras ou defeitos nas tintas existentes. Uma vez que é colorida, seria só a aplicação da mesma.

Sei que existem argamassas finas para reparação de rebocos - por exemplo voltando à Secil - REABILITA RR 20. Começar por aqui e só depois pensar em pintar/isolar. No entanto só colocar a argamassa fina de reparação - mais uma vez 300 m2 - não deve ficar barato.

Produto dos Secil: https://www.secilargamassas.pt/uploads/documentos/catalogo_geral.pdf

Alguém pode ajudar neste caso?
  2.  # 2

Mais fotos.
      IMG_20190104_122323.jpg
      IMG_20190104_122338.jpg
  3.  # 3

Pergunta:
    não seria melhor limpar com pistola de pressao a parede e arrancar o maximo que esteja solto e depois rebocar de cima a baixo e colocar rede?
  4.  # 4

Colocado por: master_chiefPergunta:
    não seria melhor limpar com pistola de pressao a parede e arrancar o maximo que esteja solto e depois rebocar de cima a baixo e colocar rede?

Lendo e falando com várias pessoas essa parece ser a solução - e claro reparando as fissuras maiores antes de aplicar camada de argamassa com rede. E só depois pintar.
  5.  # 5

o ideal seria meter ETICS, resolve vários problemas duma vez.

e dependendo da localização, a espessura de 6 cm pra cima

4 cm de isodur faz muito pouco isolamento
    cortiça projetada, faz ainda menos isolamento (muito menos)...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonioli
  6.  # 6

Pode eventualmente fazer o barramento armado do ETICS, sem o isolamento, caso tenha restrições a nível de espessuras (parapeitos, cantarias, etc...) e o isolamento não seja problema.

Edit: Vi agora que pretende melhorar o isolamento, nesse caso o ideal seria mesmo o sistema completo de ETICS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: antonioli
  7.  # 7

Obrigado pelas opiniões.
    Principal problema do aplicação do ETICS - casa na extrema! Tenho... vá... 4 cm máximo. Eu sei que podia falar com os vizinhos e tal... mas aqui não deve dar mesmo (problemas antigos, disputas, etc...)
    Aqui a prioridade é corrigir/reparar a fachada - se possível com algum isolamento térmico. O ideal seria ETICS para o isolamento térmico mas tenho bastante limitações - extremas, molduras das janelas, etc.
  8.  # 8

Aproveitando o tópico, gostaria de questionar se alguém conhece algum produto para aplicar em paredes que apanhem pouco sol e a Norte? A ideia seria antes da tinta final isolar ao máximo estas paredes de forma a evitar possíveis humidades.
    Obrigado
  9.  # 9

Silicone liquido???
    ou algum tipo de membrana???
  10.  # 10

Voltando um pouco atrás: o ideal seria reparar as fissuras, um novo reboco (com rede) e só depois pintar, não?
  11.  # 11

Colocado por: nhenriquesAproveitando o tópico, gostaria de questionar se alguém conhece algum produto para aplicar em paredes que apanhem pouco sol e a Norte? A ideia seria antes da tinta final isolar ao máximo estas paredes de forma a evitar possíveis humidades.
    Obrigado
    Etics
  12.  # 12

Colocando etics numa parede já existente, como se resolve o remate com o molde que existe à volta do telhado?

Qual o valor aproximado m2 do etics?
    •  
      Etics
    • 10 Janeiro 2019

# 13

Tratanento de fissuras + barramento armado + revestimento siliconico
  13.  # 14

Etics...pode ser um pouco mais detalhado de forma a alguém com pcos conhecimentos da área, compreender?

Obrigado.
  14.  # 15

Colocado por: EticsTratanento de fissuras + barramento armado + revestimento siliconico

Isto seria para o qual caso?
  15. Ícone informação Anunciar aqui?

•  
      Etics
    • 13 Janeiro 2019

# 16

Colocado por: nhenriquesEtics...pode ser um pouco mais detalhado de forma a alguém com pcos conhecimentos da área, compreender?

Obrigado.

Algumas fissuras têm (devem) ser corrigidas, em seguida aplicar um barramento armado (argamassa de Etics com rede) e finalmente a aplicação do revestimento
  16.  # 17

Colocado por: antonioliO ideal seria ETICS para o isolamento térmico mas tenho bastante limitações - extremas, molduras das janelas, etc.

E porque não um reboco térmico de aerogel aí de 2 cm de espessura?
  17.  # 18

Colocado por: Dias Borges
    E porque não um reboco térmico de aerogel aí de 2 cm de espessura?

Custo e pessoal para aplicar? Se para etics em lm já é o que é imagine esses produtos xpto...
  18.  # 19

Colocado por: manelvcCusto e pessoal para aplicar?

Custos é uma questão de fazer contas.. pessoal? Isso é o menos 😁
  19.  # 20

Só agora vi isto... :|
    @Dias Borges - Seria possível enviar-me/dar-me mais detalhes sobre a solução com reboco térmico de aerogel?

edit:
    Estamos a falar do Fixit 222?
    https://www.fixit.ch/aerogel/pdf/Fixit_222_Aerogel_Verarbeitungsrichtlinien_A4_EN.pdf

Como seria a solução sobre o reboco atual?
    Fixit 211/Fixit 670 com Fixit 222 + Fixit 493 + Fixit 223 + Rede + Fixit 785/784

Seria isto? Vai para 100 euros por m2? 😂😂😂 Estou curioso...
data-ad-format="auto" data_ad_region="test">