Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Sou novo neste forum e, por inexperiência, não sei se estou no local correcto para colocar esta questão:
    Bom, os meus pais possuíam uma fracção em propriedade horizontal (T3), próximo da praça da republica no Porto. Quem herdou tal apartamento fui eu que sou cabeça de casal e um irmão meu. Como o meu irmão tem casa no Porto e eu não, pretendia adquirir esta casa para um segunda casa minha. Obviamente pretendo ser justo na aquisição desta e apresentei um número que me pareceu justo tendo em conta o estado desta (precisa de obras) e o valor de casas semelhantes nas redondezas que foram vendidas nos últimos 1 a 2 anos. Este valor foi pelo meu irmão refutado por achar que esta vale muito mais pois este anda iludido com a especulação imobiliária.
    Obviamente que eu e o meu irmão nunca vamos concordar com o valor da casa e infelizmente já há uns atritos entre mim e ele por causa do valor e destino desta fracção...
    Como posso eu proceder numa situação como esta? Como se pode saber o valor real desta fracção? Em caso de discordância e indo para outras entidades prevalece o valor patrimonial? (o valor patrimonial está desactualizado, como actualizar?) Neste caso de discordância se for uma entidade competente a dar o valor, quem avalia?

    Desde já agradeço as respostas!
    • RCF
    • 7 janeiro 2019

     # 2

    Colocado por: Rui PassosBoa tarde,

    Sou novo neste forum e, por inexperiência, não sei se estou no local correcto para colocar esta questão:
    Bom, os meus pais possuíam uma fracção em propriedade horizontal (T3), próximo da praça da republica no Porto. Quem herdou tal apartamento fui eu que sou cabeça de casal e um irmão meu. Como o meu irmão tem casa no Porto e eu não, pretendia adquirir esta casa para um segunda casa minha. Obviamente pretendo ser justo na aquisição desta e apresentei um número que me pareceu justo tendo em conta o estado desta (precisa de obras) e o valor de casas semelhantes nas redondezas que foram vendidas nos últimos 1 a 2 anos. Este valor foi pelo meu irmão refutado por achar que esta vale muito mais pois este anda iludido com a especulação imobiliária.
    Obviamente que eu e o meu irmão nunca vamos concordar com o valor da casa e infelizmente já há uns atritos entre mim e ele por causa do valor e destino desta fracção...
    Como posso eu proceder numa situação como esta? Como se pode saber o valor real desta fracção? Em caso de discordância e indo para outras entidades prevalece o valor patrimonial? (o valor patrimonial está desactualizado, como actualizar?) Neste caso de discordância se for uma entidade competente a dar o valor, quem avalia?

    Desde já agradeço as respostas!

    Contactem uma imobiliária e solicitem uma avaliação formal. Ou mais do que uma...
    O valor patrimonial não serve e ainda que o atualizem (pedem às Finanças para atualizar), este poderá (normalmente é) ser diferente do valor real/comercial que, normalmente é superior.

    À parte isso, nestes casos, para ser justo, nada melhor que o valor que um dos irmãos coloque seja o valor que está disposto a dar ao outro. POr isso, se o seu irmão, por exemplo, diz que vale 100, é questionar se ele tem disponibilidade para lhe dar 50 a si.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    • size
    • 7 janeiro 2019

     # 3

    Colocado por: Rui Passos
    Como posso eu proceder numa situação como esta? Como se pode saber o valor real desta fracção? Em caso de discordância e indo para outras entidades prevalece o valor patrimonial? (o valor patrimonial está desactualizado, como actualizar?) Neste caso de discordância se for uma entidade competente a dar o valor, quem avalia?

    Desde já agradeço as respostas!


    Nenhum herdeiro está obrigado a vender a sua parte da herança em imóvel pelo valor que o outro herdeiro ofereça, mesmo que avaliado por qualquer entidade.

    Caso não haja possibilidade de acordo, qualquer dos herdeiros poderá requerer em Tribunal divisão de coisa comum, que recairá em possível venda do imóvel em hasta publica.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  2.  # 4

    Sinceramente mais vale perder a casa do que o irmão. Vendam essa e compre outra. Se fizer bom negócio a vender, pode até encontrar uma casa mais ajustada às suas necessidades.


    o valor de casas semelhantes nas redondezas que foram vendidas nos últimos 1 a 2 anos


    Esses preços estão ultrapassados, o mercado nessa zona tem subido muito depressa. Mesmo precisando de obras...
    Concordam com este comentário: Sr.io
  3.  # 5

    Colocado por: Rui PassosEste valor foi pelo meu irmão refutado por achar que esta vale muito mais

    Ele oferece o valor que ele acha que a casa vale e fica ele com a casa.
    Se ele acha que ela vale isso é justo para ele. Se vc acha que a casa vale muito menos que isso é grande negócio para si.
    Ficam os dois a ganhar. :)
    Concordam com este comentário: Sr.io
  4.  # 6

    Sinceramente, se já há "zangas", vendam o imovel e dividam o valor da venda pelos dois. Se possível o seu irmão que o venda, pois assim ficará a saber o real valor da fração.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  5.  # 7

    Colocado por: RCFContactem uma imobiliária e solicitem uma avaliação formal. Ou mais do que uma...

    Cuidado que as Agências Imobiliárias não são quem está habilitado a fazer as avaliações, são os Peritos Avaliadores.

    Neste caso sugeria que contactassem alguma das associações nacionais de avaliadores imobiliários e pedissem a recomendação de um perito avaliador que conheça a zona.

    A ANAI faz este tipo de recomendações. Ficam os contactos:
    http://anavaliadores.pt/
    Rua Luciano Cordeiro, 16, 2ºEsq 1150-215 Lisboa
    Phone: 213156064
    Mobile: 926347865
    Email: [email protected]

    Pelos contactos que tenho tido com a ANAI, parece-me que são profissionais e competentes a recomendar peritos avaliadores.
  6.  # 8

    existem avaliadores que fazem isso, pagam o serviço de um e sigam para a frente.

    conheço um caso parecido, mas com mais irmãos. um dos irmãos quis comprar a casa dos pais aos restantes e apresentou uma proposta. Um dos irmãos achava que a casa valia mais. contrataram os serviços de um avaliador, que avaliou a casa em menos do que a proposta feita inicialmente (cerca de 1000€). acabou-se a birra e vendeu a casa.
    Concordam com este comentário: Sr.io
    • RCF
    • 7 janeiro 2019 editado

     # 9

    Colocado por: Sr.ioCuidado que as Agências Imobiliárias não são quem está habilitado a fazer as avaliações, são os Peritos Avaliadores.

    Certo.
    Quando sugeri o contacto com imobiliárias foi, precisamente, para que estas articulassem o trabalho com um perito avaliador.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  7.  # 10

    Colocado por: RCF
    Certo.
    Quando sugeri o contacto com imobiliárias foi, precisamente, para que estas articulassem o trabalho com um perito avaliador.


    Para quê meter agência imobiliária ao barulho?

    Eu quando mandei avaliar a minha casa, contactei diretamente a empresa de avaliação. Paguei, vieram, avaliaram. Não é preciso agência imobiliária para isso.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  8.  # 11

    Colocado por: RCF
    Certo.
    Quando sugeri o contacto com imobiliárias foi, precisamente, para que estas articulassem o trabalho com um perito avaliador.


    indo para uma imobiliárias elas vão logo querer a comissão da venda.

    procure aqui https://web3.cmvm.pt/sdi/peritos/peritos.cfm por um avaliador perto de si e entre em contacto com ele.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  9.  # 12

    Cada um sabe de si. Mas se infelizmente passasse por uma situação idêntica, nunca venderia uma casa pelo preço da avaliação caso tivesse a certeza que no momento a conseguiria vender por mais dinheiro.
    Por exemplo, atualmente tenho a certeza que conseguiria vender o meu apartamente a um preço superior ao da avalição.
    • RCF
    • 7 janeiro 2019

     # 13

    Colocado por: pedrosslp

    Para quê meter agência imobiliária ao barulho?

    Eu quando mandei avaliar a minha casa, contactei diretamente a empresa de avaliação. Paguei, vieram, avaliaram. Não é preciso agência imobiliária para isso.

    É verdade.
    Mas, por esse princípio, não se precisaria de agências imobiliárias para nada... em boa verdade, elas não fazem nada que qualquer pessoa não consiga fazer mas, a verdade é que elas existem...
    Referi a Agência imobiliária porque, para muitas pessoas, é o mais prático.
    Mas, sim, concordo que se possa ir diretamente à ANAI ou a um perito.
    Concordam com este comentário: Sr.io
  10.  # 14

    De qual avaliação?

    Colocado por: WardrunaCada um sabe de si. Mas se infelizmente passasse por uma situação idêntica, nunca venderia uma casa pelo preço da avaliação caso tivesse a certeza que no momento a conseguiria vender por mais dinheiro.
    Por exemplo, atualmente tenho a certeza que conseguiria vender o meu apartamente a um preço superior ao da avalição.
    Concordam com este comentário: Sr.io
 
0.0214 seg. NEW