Iniciar sessão ou registar-se
    • gofer
    • 11 janeiro 2019 editado

     # 1

    Olá a todos.
    A minha esposa adquiriu um imóvel enquanto solteira contraindo um crédito à habitação.

    Neste momento somos casados com comunhão de bens adquiridos pelo que a única forma de passar a casa para o nome de ambos será através de doação, que pretendemos fazer.

    Acontece que pretendemos fazer a doação antes de transferir o crédito para outro banco(processo que já está a decorrer). Será que o banco onde está actualmente o crédito pode de alguma forma interferir por causa da doação ainda ser feita enquanto o crédito estava no banco?

    Obrigado.
  1.  # 2

    Colocado por: goferSerá que o banco onde está actualmente o crédito pode de alguma forma interferir por causa da doação ainda ser feita enquanto o crédito estava no banco?


    se existe um crédito certamente que existe uma hipoteca. Não estou a ver fazerem uma escritura de doação enquanto a hipoteca não for levantada.
  2.  # 3

    Colocado por: pauloagsantos
    se existe um crédito certamente que existe uma hipoteca. Não estou a ver fazerem uma escritura de doação enquanto a hipoteca não for levantada.


    Pelo que me foi dito, existe essa possibilidade sim, apesar de existir a hipoteca é possivel fazer a doação.
  3.  # 4

    Colocado por: goferPelo que me foi dito, existe essa possibilidade sim, apesar de existir a hipoteca é possivel fazer a doação.

    Sim, qualquer notário faz isso, a hipoteca não se extingue com a doação, depois pode é ter problemas com o banco.
  4.  # 5

    Colocado por: Picareta
    Sim, qualquer notário faz isso, a hipoteca não se extingue com a doação, depois pode é ter problemas com o banco.


    Obrigado pela resposta.
    É que tipo de problemas poderia o banco colocar?
    Obrigado.
  5.  # 6

    Colocado por: goferÉ que tipo de problemas poderia o banco colocar?

    Pode obrigar ao pagamento imediato do valor em dívida, aumentar o spread, .... depende do que estiver no contrato de financiamento.

    Os casos que conheço, não houve nenhum problema, porque a mensalidades continuaram a ser pagas, e os bancos acho que nem descobriram ainda que o imóvel mudou de proprietário.

    No seu caso o pior que poderá acontecer é o banco ter conhecimento da doação e exigir o pagamento imediato do valor em dívida, mas como vão solicitar financiamento a outro banco para pagar essa dívida, não há problema nenhum.
    • gofer
    • 12 janeiro 2019 editado

     # 7

    Colocado por: Picareta
    Pode obrigar ao pagamento imediato do valor em dívida, aumentar o spread, .... depende do que estiver no contrato de financiamento.

    Os casos que conheço, não houve nenhum problema, porque a mensalidades continuaram a ser pagas, e os bancos acho que nem descobriram ainda que o imóvel mudou de proprietário.

    No seu caso o pior que poderá acontecer é o banco ter conhecimento da doação e exigir o pagamento imediato do valor em dívida, mas como vão solicitar financiamento a outro banco para pagar essa dívida, não há problema nenhum.


    Obrigado pelo esclarecimento.

    Era essa a ideia que eu tinha, mas a nossa intenção é a doação seguida de transferência do crédito, tudo no mesmo momento, sendo que neste caso a probabilidade de o banco ter conhecimento da situação antes de o crédito ser transferido, ser baixa.
    Assim, para o novo banco já não existe a questão de alteração de proprietários.
  6.  # 8

    Depois conte por favor no fórum como correu a transacção.
  7.  # 9

    Colocado por: gofer

    Obrigado pelo esclarecimento.

    Era essa a ideia que eu tinha, mas a nossa intenção é a doação seguida de transferência do crédito, tudo no mesmo momento, sendo que neste caso a probabilidade de o banco ter conhecimento da situação antes de o crédito ser transferido, ser baixa.
    Assim, para o novo banco já não existe a questão de alteração de proprietários.


    Como é que ficou a situação?
  8.  # 10

    Colocado por: Picareta
    Pode obrigar ao pagamento imediato do valor em dívida, aumentar o spread, .... depende do que estiver no contrato de financiamento.

    Os casos que conheço, não houve nenhum problema, porque a mensalidades continuaram a ser pagas, e os bancos acho que nem descobriram ainda que o imóvel mudou de proprietário.

    No seu caso o pior que poderá acontecer é o banco ter conhecimento da doação e exigir o pagamento imediato do valor em dívida, mas como vão solicitar financiamento a outro banco para pagar essa dívida, não há problema nenhum.


    Penso que com as novas leis ja nao podem aumentar o spread nessa situacao
 
0.0132 seg. NEW