Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: rui.f.ferreiraÉ obrigatório ter uma fonte de energia renovável que faça aqs e tenha desempenho pelo menos igual aos painéis. Basicamente é quase a mesma coisa que dizer que tem de ter os painéis.
    Pode ter uma BC, pode ter um recuperador de calor, etc...
    Concordam com este comentário: sousa tavares, jorgealves
  2.  # 22

    Boa tarde,

    Tenho uma moradia dos meus pais com sistema solar termofissao que funciona a cerca de 30 anos sem manutenção e sempre com água quente desde a primavera ao outono. Por vezes até demasiado quente. A água é calcária corroía os cilindros eléctricos a cada dois ou 3 anos.
    O termoacomulador e de 300 litros, em inox e continua operacional.
    No entanto o painel de tubos está a funcionar em apenas 1/4 da capacidade depois de ter sido atingido por um raio, o que já não tem o mesmo rendimento original para aquecer Durante os dias de inverno. O colector também apresenta sinais de corrosão e não deve demorar muitos mais anos.
    A empresa que instalou já não existe e desconheço a marca do fabricante. Os técnicos que visitaram o local recomendam não mexer no termoacomulador e substituir apenas o painel, no entanto advertem que actualmente já não se encontra produtos com está qualidade e que novos sistemas requerem manutenção e tem uma durabilidade de cerca de 7 anos (ex. Vulcano)

    Como procuro também fazer uma nova instalação numa outra casa, Alguem tem alguma recomendação de marcas de sistemas AQS por termofissao?

    Obrigado
    • eu
    • 12 janeiro 2019

     # 23

    Tendo gás natural na casa, o sistema solar só será amortizado após muitos anos em serviço... isto se não ocorrer nenhuma avaria grave entretanto.

    Mas por outro lado, está a contribuir para redução da emissão de CO2.
    Concordam com este comentário: DR1982
  3.  # 24

    Colocado por: blferreira1/4 da capacidade depois de ter sido atingido por um raio,


    Ah, isso é material á antiga, atingido por um raio, mas ainda consegue trabalhar.
    Também existe a possibilidade pela água ser calcária, de o painel ter incrustações de calcário, coisa que se resolve com uns tratamentos de ácido cítrico, o mesmo processo que se usa para tratar das máquinas "nespresso".
  4.  # 25

    Colocado por: rui.f.ferreiraBoa noite a todos,

    Estou a construir moradia e estou na fase da decisão sobre a fonte de energia renovável a colocar. A minha questão é, como é que se pode considerar um painel solar um bom investimento numa família de 3 pessoas, numa casa com acesso a Gás natural? O consumo de gás natural cá em casa nunca passa os 25€ mês. Um painel de circulação forçada ronda os 3500€e implica pelo menos uma revisão anual a rondar os 100 €. Assumindo na melhor das hipóteses que o painel dá 7 meses ano de água quente grátis, dá uma poupança anual em gás natural de 175€. São precisos mais de 20 anos para recuperar o investimento, assumindo que não há avarias pelo meio, e o painel não perde rendimento.

    Preciso que me convençam porque tudo isto me parece absurdo.
    Já agora, para quem partilha da minha ideia do absurdo, o que me sugerem para contornar a lei?

    Ninguém o vai convencer, você é que vai ter de analisar e ponderar. A casa é sua, o projecto é seu e tem de avaliar o modo como vai ter aqs.
    As suas contas não são as melhores, mas são os seus argumentos.
    Painéis solares em circulação forçada não fica assim tão caro, no entanto depende do número de painéis propostos.
    A manutenção anual não precisa de custar 100 euros, já arranja quem faça por quase metade.
    É então o gás? Acha que vai continuar barato o resto da vida?
    Quanto custa o projecto de gás? 450 euros é a certificação da instalação? 150?
    E uma boa caldeira a gás?
    E a manutenção da caldeira a gás?
  5.  # 26

    Colocado por: rui.f.ferreiratem de ter os painéis.


    Negativo. Não é obrigatório. Há alternativas.
  6.  # 27

    Colocado por: sousa tavares

    Negativo. Não é obrigatório. Há alternativas.
    alguma mais barata que os painéis em termos de investimento inicial?
  7.  # 28

    Colocado por: callinas
    Ninguém o vai convencer, você é que vai ter de analisar e ponderar. A casa é sua, o projecto é seu e tem de avaliar o modo como vai ter aqs.
    As suas contas não são as melhores, mas são os seus argumentos.
    Painéis solares em circulação forçada não fica assim tão caro, no entanto depende do número de painéis propostos.
    A manutenção anual não precisa de custar 100 euros, já arranja quem faça por quase metade.
    É então o gás? Acha que vai continuar barato o resto da vida?
    Quanto custa o projecto de gás? 450 euros é a certificação da instalação? 150?
    E uma boa caldeira a gás?
    E a manutenção da caldeira a gás?
    obrigado pelos esclarecimentos.
    • smart
    • 13 janeiro 2019 editado

     # 29

    Colocado por: ADROatelierOs coletores solares são obrigatórios. A emissão do CE também.
    Nenhum técnico se arrisca a emitir o CE sem os equipamentos instalados.
    O Director Técnico de Obra e o Director de Fiscalização também não passam o termo de responsabilidade sem o equipamento.
    Sem estas coisas não encerra a obra e não há Licença de Utilização...
    Com 2.500,00 euros consegue a instalação.

    Soluções:
    Equacionar um sistema que, para além de cumprir o minimo estipulado na lei, vai ao encontro do que pretende.

    Há coisas que não vale a pena tentar contornar.

    Não é verdade que os coletores solares sejam obrigatorios!
    Tive o mesmo dilema do post inicial e instalei uma bomba calor de 110 Ltd.
    Gera cerca 220 Lts de água quente, portanto estimadamente cerca de 22 mnts de chuveiro a correr.
    Cá em casa banhos para 2 adultos e 2 crianças e nunca faltou água quente ...
    Gasto em média 10 euros mês.....
    Ariston nuos já a vi a 900 euros sem campanhas...
    Concordam com este comentário: mtavares, jorgealves
  8.  # 30

    Colocado por: smart
    Não é verdade que os coletores solares sejam obrigatorios!
    Tive o mesmo dilema do post inicial e instalei uma bomba calor de 110 Ltd.
    Gera cerca 220 Lts de água quente, portanto estimadamente cerca de 22 mnts de chuveiro a correr.
    Cá em casa banhos para 2 adultos e 2 crianças e nunca faltou água quente ...
    Gasto em média 10 euros mês.....
    Ariston nuos já a vi a 900 euros sem campanhas...
    Concordam com este comentário:mtavares

    Era esse tipo de feedback que queria ouvir. Essa bomba de calor que refere serviu para cumprir os mínimos da certificação energética? Tem noção qual a característica mínima da bomba de calor para cumprir?
  9.  # 31

    http://pt.rehabilitaweb.com/tienda/fontaneria-1/calentadores-1/termos-y-acumuladores-electricos/termo-hibrido-ariston-lydos-hybrid-de-80-litros-1
    80 litros a 798,60 em promoção
    tem um video bonito a explicar a maquina
    mas no olx tb aparecem + em conta , sem promoção.
  10.  # 32

    Colocado por: rui.f.ferreiraTem noção qual a característica mínima da bomba de calor para cumprir?
    essa capacidade está relacionada com o seu imóvel,

    O que pode ser aplicado no seu vizinho pode não ser conforme para si.

    Como já lhe disseram tem que questionar o seu projectista da térmica,

    aqui não vai obter respostas vinculativas.
    Concordam com este comentário: Picareta, smart
  11.  # 33

    Depois venha contar como resolveu, por favor.
  12.  # 34

    Colocado por: jorgealvesessa capacidade está relacionada com o seu imóvel,

    O que pode ser aplicado no seu vizinho pode não ser conforme para si.

    Como já lhe disseram tem que questionar o seu projectista da térmica,

    aqui não vai obter respostas vinculativas.
    Concordam com este comentário:Picareta
    obrigado Jorge Alves, assim o farei.
  13.  # 35

    Colocado por: mtavareshttp://pt.rehabilitaweb.com/tienda/fontaneria-1/calentadores-1/termos-y-acumuladores-electricos/termo-hibrido-ariston-lydos-hybrid-de-80-litros-1
    80 litros a 798,60 em promoção
    tem um video bonito a explicar a maquina
    mas no olx tb aparecem + em conta , sem promoção.
    o link que colocou é para o modelo lidos de 100lt
  14.  # 36

    http://pt.rehabilitaweb.com/tienda/climatizacion/energias-renovables/renovables/bomba-de-calor-para-acs-ariston-nuos-evo-80

    Pelo que me tive a informar, a bomba de calor substitui os painéis solares desde que o cop seja superior a 3,5. Sabem identificar se este equipamento tem? O desconto não é tão grande como diz o site, mas está cerca de 300€ abaixo de outras lojas.
  15.  # 37

    Foi-me dito por um engenheiro que faz certificações energéticas que esta bomba de calor não substitui painéis solares, por um lado porque sendo uma moradia t3 terá de no mínimo ter 240lt, e porque o cop é inferior a 3,5. Não percebo como o outro user disse que foi por esta solução.
    • smart
    • 14 janeiro 2019 editado

     # 38

    No meu caso, a razão foi não ter uma exposição solar adequada.
    Nestes casos, em 2016, a lei nao obrigava a que fosse substituída por outra fonte de energia renovável e qual a capacidade de produção...
    Dou lhe uma sugestão...
    Em vez de tiros para o ar, pois a exigências de produção são diferentes de casa para casa,, pergunte ao projectista qual o decreto lei que estabelece os requisitos para a execução dos projetos energéticos para imóveis ..
    Se ele não o souber ou não se tiver actualizado a gente ajuda ..
    A seguir Leia com calma e faça o enquadramento...ora nas exclusões, ora nas alternativas possíveis ..e o que devem satisfazer..
    Esta lhe a pagar, por isso ele deve satisfazer as suas dúvidas ...
    Ou então pesquise no Google pelo dlei,ou ainda veja o contacto da ADENE e telefone para lá que esclarecem ..
    .são eles que aprovam o projecto energético...
    Se precisar de um excelente técnico o user riscos pode satisfazer o contacto
 
0.0230 seg. NEW