Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Tenho um contrato de arrendamento de um ano, renovável mais duas vezes, iniciado a 01.06.2016 e que termina a 31.05.2019.
    A meio de Novembro de 2018, a senhoria contactou me informalmente dizendo que precisava de vender esta casa com urgência pois queria comprar outra e precisava de dinheiro para dar entrada. Disse também que no fim de semana seguinte vinha cá alguém da imobiliária fotografar. Disse lhe que ia procurar uma solução o mais rápido possível, mas que fotografias não, nem visitas de potenciais compradores, por uma questão de privacidade.
    Tive a sorte e encontrar outro bom apartamento com uma renda que pudesse pagar (somos 4, tinha de ser pelo menos um t2) mas que só estaria disponível no final de dezembro ou talvez meados de Janeiro. Falei com a senhoria e comuniquei lhe isto, sempre tudo informalmente.
    Acontece que os atuais inquilinos do apartamento a arrendar ainda não saíram devido a um imprevisto. Penso que não deve faltar muito.

    A minha senhoria começou a pressionar-me e a insistir para eu lhe dar uma data ou para começar a mostrar o apartamento a compradores, e estou a ficar um bocado aborrecida com a situação.

    1) pelo que pesquisei, ela não pode me obrigar a sair, certo? Pode não renovar o contrato e tem que me avisar até 31 de março, correto? No contrato de arrendamento diz que ela pode denunciar o contrato se avisar com 60 dias de antecedência, mas essa cláusula é inválida, não é?

    2) eu sou obrigada a permitir visitas de imobiliárias e potenciais compradores, ainda que sejam avisadas com antecedência?

    Eu quero sair daqui o quanto antes, mas não vou sair à pressa para um arrendamento caro ou desadequado se não tiver de ser.

    Obrigada a quem me puder ajudar.
  2.  # 2

    De um leigo...

    O seu contrato, refere possíveis visitas durante o decorrer do mesmo ?
    Ela previamente deveria ter as fotos do seu património. Aliás, como lhe recomendaria a si, quando entrou fotografar, como na saída, fotografar e na passagem/termino do contrato/entrega da chave, assinavam um documento em que entregou e nada deve :)

    A clausula que refere, não percebi se é a qualquer momento do contrato ? Isso não me parece nada normal. Mas se concordou...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macalila
  3.  # 3

    É obrigatório permitir visitas à casa. Está na lei e tem horário próprio em caso de desacordo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: macalila
  4.  # 4

    Colocado por: AssistentePTDe um leigo...

    O seu contrato, refere possíveis visitas durante o decorrer do mesmo ?
    Ela previamente deveria ter as fotos do seu património. Aliás, como lhe recomendaria a si, quando entrou fotografar, como na saída, fotografar e na passagem/termino do contrato/entrega da chave, assinavam um documento em que entregou e nada deve :)

    A clausula que refere, não percebi se é a qualquer momento do contrato ? Isso não me parece nada normal. Mas se concordou...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:macalila


    Prevê as visitas do senhorio de 4 em 4 meses com aviso prévio de dois dias. Não prevê visitas de imobiliárias e potenciais compradores.
    Eu tenho fotos de quando cá cheguei, ela não sei.
    A cláusula não refere nenhum momento, ou melhor, diz que pode denunciar antes do termo desde que avise com 60 dias de antecedência. Ainda estou à espera de confirmação do meu advogado, mas à partida ele diz-me que essa cláusula é inválida.
  5.  # 5

    Colocado por: Eng.RicardoÉ obrigatório permitir visitas à casa. Está na lei e tem horário próprio em caso de desacordo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:macalila


    Neste caso tenho dúvidas, pois o contrato só cessa a 31 de Maio, e a lei fala em três meses antes da cessação do contrato. Do meu ponto de vista, estou a tratar da minha saída agora por boa vontade apenas, mas lá está, falta me a confirmação do advogado.
  6.  # 6

    As leis e contratos devem ser utilizados para defender os nossos direitos em caso de estarem a ser postos em causa.
    Com direitos vem também deveres.
    A senhoria informou que pretendia vender a casa e pediu para poder mostrar a casa a potenciais interessados. Não vejo a razão para tanto alarido, confusão sobre algo tão normal, simples e básico.
 
0.0119 seg. NEW